No funil de vendas, há duas etapas de suma importância: a atração e o relacionamento – mas qual delas pode te ajudar a trazer o cliente de volta ao site para fechar uma nova compra?
Veja o que cada uma dessas etapas tem a oferecer quando o assunto é conquistar o usuário que já comprou de você e representa uma oportunidade de retorno.
Atração no funil de vendas
O que é?
Quando o assunto é funil de vendas, a primeira etapa é a de atração. Trata-se do momento no qual é preciso fornecer conteúdo atrativo para criar um vínculo entre o usuário e a sua marca.
Como recompensa, o usuário passa a conhecer sua marca e pode fechar uma compra logo de cara ou deixar um contato.
Qual é o objetivo?
O objetivo é justamente atrair as pessoas até o site, loja virtual, redes sociais, canal no YouTube ou blog.
Ao atrair esses visitantes, o principal intuito é transformá-los em clientes (no melhor cenário, o usuário entra e já fecha uma compra) ou em contatos, para depois dar início a um relacionamento.
Saiba também: Inbound Marketing: aprenda a atrair o público certo para a sua estratégia
Relacionamento no funil de vendas
Como iniciar um processo de relacionamento?
Após atrair um usuário e convertê-lo em lead (contato) ou cliente, é fundamental ter uma boa estratégia para nutrir o relacionamento com essa pessoa e promover ainda mais conteúdos interessantes – dessa vez, focados no perfil e nas necessidades de cada um desses contatos.
É claro que você pode fazer isso de forma automatizada, utilizando disparo de e-mails e ferramentas específicas, como é o caso da RD Station, por exemplo.
Cliente
Essa pessoa já comprou de você, então a primeira coisa que nossa equipe recomenda é fazer com que o cliente que acabou de comprar da sua loja saia dessa primeira experiência com a melhor impressão possível.
Pessoas que têm uma boa experiência de compra na internet tendem a indicar a loja para amigos e familiares. Por isso, um cliente satisfeito pode gerar mais clientes.
Além disso, a experiência de compra influencia diretamente as avaliações do seu site no Google Meu Negócio, as quais podem ser muito positivas (ou muito negativas) e incentivar outros usuários.
Como promover uma boa experiência de compra?
Mande e-mails para os clientes dando dicas valiosas de como eles podem aproveitar ao máximo o produto ou serviço que acabaram de adquirir.
Os e-mails também podem ser utilizados como forma de convencer uma pessoa a voltar. Nesse caso, é preciso utilizar conteúdos que conversem com o perfil de compra desse cliente, além de fornecer condições especiais, como ofertas e cupons de desconto.
Importante: é muito mais fácil alguém comprar de você novamente do que você conquistar um novo cliente na internet. Os esforços (e custos) para trazer um cliente satisfeito de volta são muito mais vantajosos do que o necessário para converter um usuário que ainda é novo na casa.
Contato (leads)
No caso dos contatos, o usuário já conhece sua marca e chegou a ver alguns conteúdos, mas ainda não fechou uma compra.
Felizmente, ele deixou um contato (e-mail) ao se cadastrar em uma newsletter ou em um formulário para receber/baixar um material rico.
Nesse caso, também é preciso iniciar um processo de relacionamento via e-mail, porém visando entender em qual etapa do funil de vendas esse usuário se encontra – ou seja, o quão perto (ou longe) ele está de ser considerado uma verdadeira oportunidade de negócio.
Tendo essa informação em mãos, você pode trabalhar conteúdos personalizados de acordo com o nível de convencimento de cada um.
Como utilizar o disparo de e-mails de forma adequada?
Ao realizar o disparo de e-mails para usuários com diferentes perfis e em etapas distintas do funil de vendas, veja como ele se comporta, se abre o e-mail, se interage de alguma forma com o conteúdo (clicando em links) ou se nem chega a abrir o material.
Importante: aproveite para mostrar os benefícios dos seus produtos, opiniões de clientes, depoimentos ou cases de sucesso.
Crie uma estratégia que leve em consideração o que for preciso para trabalhar o relacionamento com esse contato à medida que ele avança na jornada de compra.
Quer saber ainda mais sobre atração e relacionamento? Confira nosso vídeo também:
Qual etapa do funil de vendas é mais importante?
Ao final de toda essa explicação, fica muito evidente o quanto as duas etapas são muito importantes para trazer de volta um cliente ou um contato e convencer esse usuário a fechar uma compra.
Por que investir nas duas?
Sem atrair as pessoas, a sua marca rapidamente vai começar a ficar sem novas oportunidades de negócio (nem de contatos e muito menos de clientes).
Ainda que todo o relacionamento esteja minuciosamente planejado, de nada adianta se não houver a atração de novas pessoas.
Por outro lado, não adianta atrair um monte de gente e não ter a etapa de relacionamento devidamente planejada. Além de atrair pessoas, é preciso prepará-las para seguir pela jornada até o momento da compra.
As duas etapas são superimportantes, e você precisa estar sempre atraindo novas pessoas e se relacionando com a sua base de clientes e contatos.
Invista adequadamente nas etapas do funil de vendas com a Consultoria Digital
Foque nessas duas etapas do funil de vendas (atração e relacionamento) para vender mais, tanto para pessoas que já te conhecem quanto para novos clientes.
E lembre-se sempre de que a Consultoria Digital pode te ajudar em todas as etapas, pois nossa equipe não apenas executa, mas se estabelece como uma verdadeira parceira que tem o objetivo de fazer você vender mais e obter resultados cada vez maiores.
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