De acordo com a ClearSale, empresa especializada em serviços de segurança cibernética, as tentativas de fraudes no e-commerce aumentaram 26,2% no período entre a Black Friday e o Natal em 2020. A mesma empresa já havia comparado o número de fraudes antes e após a pandemia, apontando um aumento de 18% apenas no primeiro mês de isolamento.
Segundo pesquisa realizada pela Mastercard e American Market Intelligence (AMI), a pandemia do novo coronavírus impulsionou o e-commerce, pois 46% dos brasileiros aumentaram o volume de compras e 7% realizaram compras pela primeira vez em lojas virtuais.
Sendo assim, o mercado de e-commerces tem auxiliado muito a população durante esse momento, contudo, muitas pessoas ainda não sabem sobre os cuidados que devem ter ao compartilhar os seus dados na internet e muitas empresas não estão cientes sobre todas as providências que podem tomar para evitar golpes no sistema, tendo em vista que esse é um tema recente.
Desse modo, ao mesmo tempo que se aumenta o número de compras via e-commerce, também cresce o número de fraudes, visto que indivíduos mal intencionados podem aproveitar-se da inocência e da falta de conhecimento que algumas pessoas têm.
Nesse sentido, veja a seguir cinco dicas de como proteger a sua loja online contra golpes. Boa leitura!
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5 dicas sobre como proteger a sua loja online contra golpes
Assim como é necessário proteger uma loja em espaço físico contra golpes e fraudes por meio de técnicas e serviços de segurança, também é preciso resguardar as lojas virtuais. Sendo assim, acompanhe cinco dicas sobre como evitar fraudes financeiras e golpes em seu e-commerce.
1. Criptografia e certificados de segurança
A criptografia e os certificados de segurança são os mecanismos que garantem que os dados pessoais dos clientes, tais como login, senha, CPF, e-mail, dados bancários, dentre outros, permaneçam sob sigilo.
Para isso, tanto a criptografia quanto os certificados de segurança convertem os dados pessoais em cifras ou códigos, de modo que terceiros não consigam decifrar ou modificar as informações pessoais do cliente.
2. Recursos de blindagem
Outra forma de manter a segurança de seu e-commerce é investir em recursos de blindagem, os quais consistem em um conjunto de ações que visam identificar vulnerabilidades no site para protegê-lo.
Exemplos dessas ações são o escaneamento automatizado e a simulação de ataques para averiguar se há falhas no sistema de segurança.
3. Sistema antifraude
Mais um recurso de proteção é o sistema antifraude, o qual analisa todas as transações realizadas no e-commerce com o objetivo de averiguar se não há alguma compra que possua determinadas características que apontam fraude, tais como pedidos muito altos, vários pedidos para endereços diferentes ou outros comportamentos que fogem à normalidade.
4. Limitar as transações negadas
Por vezes, as fraudes são realizadas por softwares maliciosos que testam diversos cartões de crédito de maneira sucessiva até conseguir fechar uma compra. Sendo assim, uma boa estratégia para evitar fraudes no e-commerce é restringir o número de tentativas que o usuário erra os dados bancários.
5. Conte com um especialista
Por fim, uma interessante maneira de evitar fraudes no e-commerce é contar com auxílio profissional especializado, tendo em vista que muitas pessoas que cometem fraudes possuem grande conhecimento a respeito do funcionamento dos sistemas de segurança.
É exatamente por conta desse know-how que é necessário realizar atualizações constantes nos sistemas, pois os hackers estão sempre tentando encontrar vulnerabilidades e estudando novas maneiras de conseguir realizar fraudes no e-commerce.
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