No vídeo de hoje, vou falar um pouco sobre uma ferramenta que nos ajuda muito no trabalho de SEO, que é o Ubersuggest.
Utilizamos essa ferramenta para fazer pesquisa de palavras-chave, ou seja, saber quantas buscas têm por mês para determinada palavra-chave.
Vou ajudar vocês para que também possam utilizar quando forem fazer uma pesquisa sobre alguma palavra-chave.
O primeiro passo é colocar a palavra-chave sobre a qual se deseja ver o volume.
O segundo passo é colocar seu idioma, pois queremos saber qual é o volume para nosso idioma.
Já o terceiro passo é clicar para a ferramenta analisar a palavra escolhida.
Após feito isso, a ferramenta irá buscar quantas pessoas pesquisam, por mês, essa palavra.
Assim, aparecerá seu volume, o valor do CPC e do competidor.
- Volume: pesquisas por mês;
- CPC: custo por clique;
- Competidor: quantas pessoas estão concorrendo por essa palavra na parte de anúncios.
Mas não é apenas isso que essa ferramenta oferece para nós. Se descermos um pouco a página, ele nos mostrará ideias de palavras-chave relacionadas a sua busca. Isso nos ajuda a abrir um leque de palavras-chave.
Outra coisa boa dessa ferramenta é que não é preciso fazer cadastro nem login, basta entrar e começar a usá-la.
Conceitos importantes para utilizar a ferramenta Ubersuggest (ubersuggest como usar) para pesquisa de palavras-chave:
- Volume de pesquisa
- CPC (Custo por Clique)
- Competição / Concorrência
- Ideias de palavras-chave
Volume de Pesquisa
Através do volume de pesquisa é possível identificar se determinada palavra-chave tem grande volume de pesquisas no Google. Este é um dos fatores que direciona o trabalho de SEO, pois quanto maior o volume de pesquisas maior será a quantidade de visitantes que você conseguirá trazer para o seu site ao conquistar bom posicionamento.
Vale lembrar que além do volume é importante ter a certeza que a palavra-chave é utilizada pelo público-alvo desejado.
CPC
Sabendo o Custo Por Clique médio que a palavra-chave possui no leilão do Google Adwords você consegue ter uma noção se é um termo que gera conversões. Termos com o CPC maior tendem a indicar que geram conversões.
Competição / Concorrência
Este dado auxilia a identificar se muitos anunciantes estão trabalhando este termo. Novamente, termos muito concorridos normalmente indicam que a palavra-chave gera conversões.
Ideias de palavras-chave
Além das informações acima o Ubersuggest traz mais uma lista de palavras-chave relacionadas ao termo pesquisado. Estes termos podem auxiliar no seu trabalho de pesquisa de palavras-chave gerando novas ideias que inicialmente você ainda não tinha imaginado.
Esta ferramenta é muito útil para SEO e é totalmente gratuita. Para acessar a ferramenta Ubersuggest basta clicar neste link: https://neilpatel.com/br/ubersuggest/