O Facebook está lançando algumas atualizações em sua plataforma, e a novidade da vez é um novo conjunto de ferramentas para envio de e-mails marketing. As páginas comerciais do Facebook, de pequeno e médio porte, poderão acompanhar o desempenho e os resultados do recurso.
O conjunto de ferramentas está em fase de testes. O comerciante de mídia social, Meg Coffey, teve uma experiência com o novo recurso e informou que as páginas que terão acesso à ferramenta serão notificadas através de um aviso na barra lateral esquerda. Além disso, ele diz que a interface é amigável.
Como funciona a nova ferramenta?
Meg Coffey também compartilhou capturas de tela da nova ferramenta, explicando melhor como funciona a nova estratégia de marketing do Facebook. Quando o usuário acessa a guia de “E-mails de Marketing”, uma tela é exibida com a solicitação para confirmação de e-mail do administrador da página. Assim que a confirmação é feita, é possível adicionar contatos de e-mail à sua lista, ação que pode ser feita de forma individual ou por meio de planilhas.
O Facebook pede para que o administrador da página confirme que recebeu permissão para enviar as mensagens promocionais para os contatos adicionados. O próximo passo é começar a criar mensagens para envio do e-mail marketing. Baseando-se nas capturas de tela, é possível observar que a ferramenta dá a opção de segmentar as listas, um recurso bastante interessante para organizar e alcançar pessoas de nichos específicos.
Facebook confirma teste de e-mails marketing
O Facebook veio a público para confirmar os testes do novo recurso. O comunicado foi feito à Adweek por um porta-voz da plataforma. A declaração informa que o teste está limitado para um número reduzido de empresas pequenas e médias, com a intenção de ajudar a notificar seus clientes com mais eficiência.
Outro ponto em avaliação é o quão eficaz a nova ferramenta será para as pessoas e às empresas, antes de decidir expandir ou não o recurso. A ferramenta de e-mail marketing é gratuita e envia mensagens promocionais em escala. Além disso, é possível acompanhar os resultados. Caso seja bem aceita, a ferramenta pode ser implementada de maneira mais ampla.
Quais são as intenções do Facebook?
Não é possível afirmar quais são as intenções do Facebook obviamente, mas algumas especulações acabam surgindo pela internet. Uma delas é que o recurso foi projetado para beneficiar empresas que não possuem uma solução própria de marketing por e-mail, ou seja, uma desvantagem, mas que, agora, terá a possibilidade de ser solucionada com essa nova ferramenta da plataforma.
O Facebook conta com, aproximadamente, três bilhões de usuários ativos diariamente e, além disso, a plataforma tem um público grande e engajado com o qual as marcas podem alcançar e se conectar por intermédio da nova ferramenta. O Facebook, e todo o seu conjunto de redes sociais, parece querer fazer com que o usuário se mantenha na plataforma, por isso, está empenhado em trazer soluções capazes de suprir a maioria das necessidades de seus usuários.
Por enquanto, o feedback dos poucos usuários contemplados com o teste da nova ferramenta é positivo, o que pode motivar o Facebook a aprimorar o recurso e a trazer novas funcionalidades para a plataforma.
Conheça o serviço de Email Marketing para Agências da Consultoria Digital