O posicionamento de sites depende intrinsecamente do valor que os algoritmos do Google dão às páginas e conteúdos presentes na internet.
O algoritmo do Google leva em consideração diversos fatores que influenciam o posicionamento de sites em páginas de busca quando o usuário faz uma pesquisa usando uma determinada palavra-chave.
Veja quais são os fatores que influenciam positivamente e negativamente o posicionamento de sites:
Fatores que influenciam o posicionamento de sites
São diversos os fatores de interferem no posicionamento de sites. Veja os benéficos e os prejudiciais:
Fatores benéficos para posicionamento de sites
Utilizar palavras-chave corretamente
A palavra-chave é o norteador que mostra ao Google sobre o que o seu site e os seus conteúdos falam.
É por meio das palavras-chave que um usuário faz pesquisas no Google e encontra seu site entre os primeiros resultados. Mas, para isso, é preciso saber como utilizá-las da forma correta.
Veja como escolher as palavras-chave ideais de acordo com os especialistas da Consultoria Digital.
Criar conteúdo de qualidade
A criação de conteúdo, quando realizada com qualidade, aumenta as suas chances de ser encontrado em uma página de pesquisa.
Ao criar conteúdos bons, relevantes e informativos, o Google entenderá que sua marca é uma autoridade no assunto e vai sugerir sua produção para os usuários que estão pesquisando palavras-chave relacionadas.
Gerar links internos
Outra forma de melhorar o posicionamento de sites e se mostrar como relevante para o buscador é criando links internos, ou seja, um link que leve de um conteúdo para outro dentro do mesmo site.
Isso mostra ao Google que você vem fazendo um trabalho coerente, que correlaciona informações, e que se preocupa em fornecer as melhores informações aos seus leitores.
Investir nas redes sociais
A interação com o público via redes sociais é outro fator que o Google leva em conta na hora de conceder relevância ao seu site.
Quando um usuário segue seu perfil, compartilha posts com outras pessoas ou deixa um comentário, o Google entende que seu conteúdo tem relevância e passa a mostrá-lo a um maior número de internautas.
Pensar sempre na experiência do usuário
Tudo o que o Google considera na hora de dar relevância para um site em detrimento de outros diz respeito a elementos que podem potencializar a experiência do usuário.
Ou seja, na hora de traçar estratégias e otimizar o posicionamento de sites, é fundamental que você se coloque no lugar do seu visitante e faça uma análise honesta de como se sentiria entrando no seu site pela primeira vez.
Fatores prejudiciais para posicionamento de sites
Os fatores prejudiciais para o posicionamento de sites seriam, basicamente, o contrário dos fatores benéficos que citamos até agora.
Ou seja, aplicar palavras-chave inadequadamente, não investir na criação de conteúdo ou produzir materiais de baixa qualidade, com plágio e sem links internos, por exemplo.
Saiba mais sobre o serviço de Otimização de Sites da Consultoria Digital
O posicionamento de sites em uma página de busca depende dos investimentos em otimização de sites (SEO), ações de melhorias nas suas páginas e criação de conteúdo a partir das estratégias adotadas.
Por isso mesmo, é altamente recomendável contar com o apoio especializado de quem realmente entende do assunto.
Aproveite para conferir nosso Guia Prático de SEO.
A Consultoria Digital é uma empresa especializada em otimização de sites e aplica todas as práticas mais recentes do mercado de SEO visando posicionar melhor o seu site em relação aos seus concorrentes.
Conheça o trabalho da CD aqui pelo site e confira os outros blog posts sobre posicionamento e otimização de sites.