Em 2019, o fundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, mostrou sua intenção de integrar as mensagens de suas principais redes sociais: Facebook, Instagram e WhatsApp. Recentemente, Mark deu o primeiro passo e conectou as mensagens recebidas nos chats do Facebook e do Instagram.
Essa novidade permite que os usuários das duas redes sociais conversem um com o outro, mesmo que um deles não tenha conta em uma dessas plataformas. Ou seja, as caixas de entrada permaneceram individuais, porém, com a atualização, é possível iniciar uma comunicação entre os dois aplicativos. Zuckerberg planeja tornar possível o envio de mensagens aos seus contatos por qualquer uma de suas redes sociais, incluindo o WhatsApp.
Como será a integração do Facebook Messenger com o Instagram?
O Direct do Instagram ganhará recursos do Facebook Messenger. Diversas funcionalidades do Facebook serão adicionadas, assim como novos recursos, como, por exemplo, a função “assistir juntos” para ver vídeos em chamadas de vídeo, incluindo os do IGTV. Outras mudanças no Instagram serão:
- Possibilidade de responder mensagens específicas;
- Encaminhamento de conteúdos;
- Reação com emojis personalizados;
- Personalização das cores;
- Modo de apagar mensagens após o envio ou quando a conversa é fechada.
Alguns usuários já se depararam com a mensagem que pergunta se desejam integrar os chats. O comunicado emitido pelo Facebook diz que a mudança está sendo feita para melhorar a experiência dos seus usuários por meio de novos e melhores recursos, independentemente do aplicativo que preferem usar.
O que mais terá de novo com essa integração?
Para deixar tal atualização mais atrativa, o Instagram resolveu divulgar alguns novos recursos que serão liberados, como:
Controles de mensagens: essa ferramenta permite a definição e personalização de quais pessoas poderão enviar mensagens diretas ou não.
Atualizações de bloqueio e relatórios aprimorados: com esse recurso, o usuário recebe sugestões proativas de bloqueio no Instagram e no Messenger, além de relatórios de conversas.
Comunicação entre aplicativos: como já dito, ela permite enviar mensagens para diferentes contas por qualquer uma das plataformas e chamadas de vídeo com até 50 pessoas.
Adesivos de selfie: permite criar adesivos divertidos com selfies.
Efeitos de mensagem animados: novos efeitos com envio em animação.
Apesar de tudo, os usuários terão a opção de permitir ou não a integração entre o Instagram e o Facebook Messenger; tudo será configurado por meio dos ajustes de privacidade dos aplicativos.
Além dessa novidade entre as plataformas, o Facebook lançou uma ferramenta gratuita para eventos online pagos. Apesar de todas essas atualizações, o Instagram supera o Facebook messenger em número de usuários no Brasil, destacando-se como favorito.
As redes sociais estão se movimentando em busca de atualizações que vão conectar cada vez mais os usuários e as milhares de informações e possibilidades existentes no universo digital.
Sendo assim, é importante saber trabalhar com as redes sociais e os recursos disponibilizados por elas, visto que, por meio dessas plataformas, pode-se criar anúncios, realizar vendas, alcançar clientes, potencializar divulgações e conquistar tráfego, o que é muito vantajoso para marcas e empresas.