Os usuários do Facebook notaram, recentemente, que um novo painel de informações está sendo exibido nos resultados de pesquisa do site. O novo recurso lembra a integração do Google com a Wikipédia. Ou seja, por mais que esse recurso seja novidade no Facebook, o Google já faz isso há anos.
Semelhante aos resultados do Google, o novo painel do Facebook mostra as principais informações sobre a personalidade, local ou tema pesquisado. A grande diferença é que esse novo painel exibe um único link do Instagram, enquanto, no Google, são exibidos diversos links relacionados ao perfil ou tema pesquisado e suas informações espalhadas pela internet.
O que está sendo comentado sobre essa estratégia do Facebook é que a plataforma quer manter os usuários dentro dela o máximo possível. Ou seja, o painel de informações não leva os usuários para outros sites ou plataformas de mídias sociais. Contudo, o Facebook informou que esse recurso está em estágio de testes, podendo passar por alterações.
O programa piloto está sendo executado em inglês no iOS, na área de trabalho e na web para dispositivos móveis. Todas as informações sobre lugares, figuras públicas e interesses gerais são coletadas a partir de dados publicamente disponíveis, o que inclui a Wikipédia.
Por mais que seja uma alteração recente e em estágio piloto, os críticos dizem que o Facebook deveria ter mais cautela para não inserir informações erradas em sua plataforma, pois essa ação pode disseminar informações falsas e prejudicar os usuários. Em contrapartida, Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, afirma que sua empresa não tem intenção nenhuma de ser o “árbitro da verdade.”
Segundo o Facebook, a nova ferramenta serve para fornecer mais um recurso aos usuários. Além disso, não existe nenhum tipo de alteração na plataforma ou em suas políticas. A rede social de Zuckerberg está se esforçando para entregar uma boa experiência aos usuários com o novo painel de informações.
Devemos lembrar que as informações da Wikipédia são questionáveis, pois ela é uma plataforma na qual qualquer pessoa pode editar os dados, ou seja, as informações encontradas na Wikipédia não são totalmente confiáveis, além disso, existem muitas ocorrências erradas e falsas no site.
Mediante a isso, o Facebook inseriu, em seu novo painel de informações, a seguinte mensagem: “Essas informações são precisas?”, com a opção de clicar em “sim” ou “não”. Mesmo que isso não seja garantia de ter uma informação totalmente correta, é um sinal de que o Facebook está atento às críticas e em busca de aprimorar seu novo painel.
Apesar das críticas, o novo recurso pode ser considerado interessante e útil para manter as pessoas informadas sobre as questões mais importantes e impactantes que acontecem e são levantadas ao redor do mundo, como sobre o novo coronavírus, por exemplo, ou sobre os protestos contra o racismo e a violência policial.