Boa parte dos usuários da internet, hoje, utiliza algum serviço da empresa do grupo Facebook. Entre o Messenger, o Instagram e o próprio Facebook, existem milhões de usuários dispostos a serem expostos a anúncios em troca de utilizar alguma dessas plataformas gratuitamente.
Por esse motivo, as redes tornaram-se ferramentas essenciais para a elaboração da estratégia de comunicação de qualquer empresa. Profissionais de marketing já estavam familiarizados com algumas das restrições que o Facebook impunha sobre os anúncios a serem veiculados, dentre elas, a limitação de que textos poderiam ocupar apenas 20% das imagens.
Essa restrição, recentemente, foi abolida. No entanto, o que essa novidade significa para o mercado? Acompanhe este artigo para saber mais.
Imagens com texto não serão penalizadas
Em setembro de 2020, o Facebook se pronunciou oficialmente sobre um acontecimento que já havia sido notado por profissionais da área: a flexibilização da regra dos 20%.
Ainda que a plataforma encoraje parcimônia no uso de textos em imagens de anúncios, uma vez que estes costumam performar melhor, o Facebook não aplicará penalidades sobre anunciantes que tiverem imagens repletas de texto.
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Como funcionava a regra de texto para anúncios do Facebook?
A regra diz respeito à quantidade de texto nas imagens veiculadas como anúncios, que deveriam sempre estar abaixo de 20% da área da imagem. Nos casos em que essa proporção fosse ignorada, o anúncio poderia sofrer penalidades, como a redução de alcance ou até mesmo a reprovação completa, evitando a sua veiculação.
Essa regra foi passando por flexibilizações desde a sua aplicação, permitindo que anunciantes escolhessem veicular o anúncio mesmo quando a quantidade de texto na imagem superava os 20% limitados.
Essa era uma estratégia utilizada pelo Facebook a fim de tornar os anúncios de imagem mais atrativos, mesclando-os à timeline junto a fotos de familiares e amigos de forma que conteúdos patrocinados não chamassem a atenção negativamente.
Como era feita a análise dessas imagens?
Todas as imagens propagadas em forma de anúncio eram segmentadas em quatro grandes grupos conforme sua quantidade de texto: “ok”, “baixa”, “média” e “alta”. O “ok” designava imagens que seriam publicadas sem restrições, alcançando o máximo de pessoas de acordo com o orçamento.
O próprio anunciante poderia verificar o nível de texto em suas imagens de forma imediata no gerenciador de anúncios do Facebook por meio da ferramenta Text Overlay.
O Facebook é uma plataforma dinâmica e seus anúncios também devem ser
A plataforma de anúncios do Facebook, que engloba também redes como o Instagram, o Messenger e diversos outros sites parceiros, é uma ferramenta de vital importância para o plano de comunicação de qualquer empresa.
Suas funcionalidades passam por constante atualização a fim de que a usabilidade do anunciante seja cada vez mais intuitiva e lucrativa. No entanto, a experiência ainda é a maior aliada daqueles que querem alcançar bons resultados em anúncios no Facebook.
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