A pandemia decorrente do novo coronavírus estabeleceu grandes limitações aos eventos presenciais durante o ano de 2020, e a situação promete permanecer a mesma até meados de 2021. Tal realidade impulsionou o interesse pelas transmissões online de forma generalizada, fazendo com que empresas de todos os segmentos passassem a enxergar um grande potencial no digital.
Pensando nisso, o Facebook anunciou, na segunda sexta feira de 2020, o lançamento de sua mais nova funcionalidade, os eventos online pagos. Esse recurso permite a cobrança de taxas por transmissões ao vivo, dando a artistas, empresários e criadores de conteúdo no geral uma alternativa e um incentivo para a monetização de eventos online de forma completamente gratuita. A exceção diz respeito a usuários que fazem transmissões de aparelhos iOS, uma vez que receberão apenas 70% do valor total devido às taxas impostas pela Apple.
Quem poderá usar os eventos online pagos?
As mesmas regras de monetização das páginas valem também para esse novo recurso, que está disponível em 20 países, sendo eles: Estados Unidos; Reino Unido; Itália; Alemanha; Canadá; França; Polônia; Austrália; México; Índia; Suécia; Países Baixos; Noruega; República Tcheca; Hungria; Ucrânia; Bélgica; Singapura; Espanha e, claro, o Brasil.
Páginas que nunca utilizaram nenhum dos serviços de monetização do Facebook passarão por um processo de análise em que será verificado se as políticas de monetização para parceiros são atendidas. Para que o recebimento dos valores seja concluído, usuários precisarão conectar uma conta ao Facebook Pay.
De acordo com a regras divulgadas, o valor mínimo para que a transferência seja efetuada é de $100 dólares. Eventos que cobrem tópicos sensíveis, como violência, nudez, discurso de ódio ou propaganda enganosa, não poderão ser monetizados.
Quais as vantagens de realizar um evento online pago no Facebook?
Essa novidade é parte de um conjunto de esforços da plataforma de fomentar a produção de conteúdo em vídeo. Essa é uma possibilidade que páginas com públicos amplos têm para monetizar sua base de fãs enquanto os engaja com conteúdo de qualidade.
Além disso, também existe a possibilidade de fazer anúncios para o evento online utilizando os direcionamentos de interesse detalhados da plataforma.
O que achou dessa nova funcionalidade?
Ainda há muito a aprender sobre os eventos online pagos e como funcionarão na prática, mas essa pode ser uma grande oportunidade para pequenas e médias empresas que precisam engajar seu público e se manter relevantes, mesmo à distância.
É possível que, no início da implementação desse novo recurso, o algoritmo do Facebook dê uma ajudinha e aumente o alcance dos eventos, portanto, não há tempo a perder. Estude como os eventos online pagos poderão ajudar a sua empresa e aplique novas estratégias o quanto antes.21