Há poucos dias, a mídia divulgou que o Facebook está sendo processado pela compra do Instagram e do WhatsApp. A grande empresa de Mark Zuckerberg recebeu uma acusação por práticas anticompetitivas nos Estados Unidos. O processo está sendo movido pela Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, em inglês) e por 48 procuradores-gerais de variados estados do país na Corte de Washington.
A compra do Instagram foi feita em 2012 por US$ 1 bilhão e dois anos depois, em 2014, o Facebook também comprou o WhatsApp por US$ 19 bilhões. Os responsáveis pelo processo afirmam que as ações de compra foram planejadas de “maneira predatória”, ou seja, com o objetivo de construir um monopólio, retirando os concorrentes do cenário.
Uma procuradora-geral de Nova York, que está entre os responsáveis pelo processo, diz que o Facebook fez uma apropriação de usuários das redes sociais em geral, promovendo o seu monopólio para acabar com a concorrência.
No processo de acusação, também existe a informação que as compras, do Instagram e do WhatsApp, foram feitas dentro de regras injustas para os desenvolvedores dos softwares desses apps, proibindo-os de criar algo parecido para outras organizações.
As consequências dessa ação para o Facebook
O Facebook pode ser obrigado a vender o Instagram e o WhatsApp, para quebrar seu monopólio definitivamente, se o resultado do processo for favorável para a parte acusadora.
O mandado da Comissão Federal de Comércio dos EUA pede para a justiça federal dos Estados Unidos a proibição de regras limitadoras para os desenvolvedores de softwares/aplicativos, além de exigir que órgão regulamentador dos Estados Unidos faça análises antes de aprovar, ou reprovar, qualquer aquisição ou fusão do Facebook. Recentemente, o Facebook comprou a Kustomer – startup de atendimento ao cliente.
Como o processo antitruste atinge a publicidade dos anunciantes
O caso antitruste do Facebook é sobre a maneira que a empresa quis excluir a concorrência. Atualmente, o Facebook possui mais de 10 milhões de anunciantes contabilizando todas as suas plataformas, apesar de ser um fato positivo, isso também está impulsionando as acusações antitruste. Entenda quais são os benefícios do Facebook para empresas.
Em condição anônima, um executivo de publicidade que diz trabalhar com o Facebook afirmou que os anunciantes estão migrando cada vez mais para o Instagram. Segundo ele, os gastos com anúncios no Instagram foram bem maiores em comparação com o Facebook, pois os próprios clientes optaram por focar no Instagram.
Alguns anunciantes afirmaram que o Facebook se tornou cada vez mais dependente do Instagram nos últimos anos. Isso aconteceu devido aos problemas que o Facebook enfrentou em sua principal plataforma, ou seja, perder o Instagram seria um grande prejuízo para o Facebook, bem como para os anunciantes.
Facebook se pronuncia sobre as acusações
Em retórica, a companhia disse que o processo faz parte de uma “história revisionista” que pune empresas de sucesso, visto que a Comissão Federal de Comércio dos EUA esteve ciente das negociações de compra do Instagram e WhatsApp e, na época, sustentou a iniciativa.
O Facebook afirmou que os clientes são livres para escolher qual rede social usar e que não são obrigados a usar apenas as plataformas que pertencem ao grupo Facebook.