Atrair e converter clientes tem sido uma tarefa cada vez mais difícil para empresas de todos os segmentos de mercado. O público, afinal, está cada vez mais exigente e nem sempre as formas de atração tradicionais funcionam como deveriam na hora de atrair mais visitantes e fazê-los comprar. O Inbound Marketing é um conceito que começou a se popularizar em 2009, com o lançamento do livro Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs, lançado nos Estados Unidos por Brian Halligan e Dharmesh Shah. Desde então, a metodologia se fortaleceu e ganhou ainda mais adeptos, sendo, hoje, umas das principais – e mais eficientes – formas de atrair mais visitantes para um site e convertê-los em clientes. Se você quer entender quais são as principais etapas do Inbound Marketing, acompanhe os próximos tópicos. |
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, é um conjunto de metodologias que tem o intuito de atrair visitantes para um site e movê-los pelo funil de vendas, deixando-os cada vez mais próximos da compra. Esse processo é feito por meio do conteúdo.
Ao contrário do Outbound Marketing, em que empresas buscam ativamente pela atenção de clientes por meio de anúncios e outras formas de comunicação mais tradicionais, no Inbound, as companhias fazem com que seus clientes procurem pelo serviço ativamente.
Esse objetivo é alcançado por meio da criação de uma trilha de conteúdos relevantes e autorais que, além de tirar as dúvidas dos clientes, também os aproxima da empresa, aumentando a sua confiança no serviço prestado ou no produto vendido.
Conheça as etapas do Inbound Marketing
Agora que você já sabe o que é Inbound Marketing, precisa entender que as etapas do Inbound Marketing são bastante intuitivas, já que buscam guiar o lead até a decisão de compra. Elas podem ser divididas em cinco principais categorias: atrair, converter, relacionar, vender e analisar.
Entenda cada uma delas agora:
Atrair
Durante a etapa de atração, é importante utilizar todos os canais disponíveis para a empresa, alcançando o máximo possível de pessoas qualificadas como público-alvo do seu negócio.
Dentre as principais estratégias da fase de atração, podemos destacar o Marketing de Conteúdo – utilizando plataformas como o blog e as redes sociais –, o SEO e as campanhas pagas.
O principal objetivo dessa fase é fazer com que seu site ou perfil tenha mais visitantes, tornando o seu produto, ou serviço, mais conhecido entre o seu público-alvo.
Converter
Quando falamos em conversão no Inbound, ainda não estamos nos referindo à venda, mas à troca que seus visitantes fazem de dados de contato (como e-mail e telefone, por exemplo) por um material rico (como e-book, pesquisa de mercado e mais).
Nessa fase, podem ser usadas as landing pages, páginas com uma oferta de valor e um formulário para captação dessas informações de contato, ou banners, pop-ups e outros tipos de formato.
Uma vez que o seu cliente deixa sua informação de contato, ele se torna um lead. Falamos mais sobre isso nos próximos tópicos.
Relacionar
O relacionamento é uma das mais importantes etapas do Inbound Marketing. É durante essa fase que a sua empresa busca se aproximar de seus clientes e aumentar o interesse deles por sua solução.
E uma das melhores maneiras de trabalhar esse relacionamento é por meio do e-mail marketing. De acordo com o Email Marketing Trends 2018, uma pesquisa realizada pela Rock Content, a grande maioria das empresas (96,1%) acreditam na eficácia dessa abordagem para aumentar vendas.
O e-mail também pode ser usado em fluxos de nutrição e podem até mesmo ser automatizados.
Vender
Essa é a etapa mais importante do Inbound, sendo o objetivo principal de muitas estratégias. Nesse momento, podem ser usadas uma série de ferramentas para ajudar a entender em que momento do funil de vendas se encontra o seu cliente e qual é a sua propensão para fazer uma compra.
O lead scoring, por exemplo, é uma delas. Essa ferramenta pontua cada ação de seu lead e, quando determinada meta é alcançada, ele pode ser encaminhado para que o time de vendas realize seu trabalho de prospecção.
Analisar
Engana-se quem pensa que o processo de Inbound acaba junto com a venda. Todo esse processo que descrevemos nos tópicos anteriores gera uma grande quantidade de dados, que precisam ser analisados e mensurados para que seja entendido quais pontos da estratégia podem ser aperfeiçoados.
Algumas das métricas mais importantes nesse período são as seguintes:
- Retorno sobre o investimento (ROI);
- Custo por visitante;
- Custo de aquisição por cliente (CAC);
- Taxa de conversão;
- Custo por lead (CPL);
- Lifetime value (LTV);
- Taxa de abertura de e-mail;
- Taxa de cliques em e-mail.
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