Uma pesquisa feita pelo IBM Institute for Business Value apontou que 99% das empresas entrevistadas registraram um aumento na satisfação dos clientes como resultado da implantação da tecnologia de agentes virtuais com Inteligência Artificial (IA).
O estudo chamado O valor da tecnologia de agente virtual ouviu mais de mil empresas, 12 setores e 33 países que usam agentes virtuais no período de 6 a 4 meses, apontando que, para 46% das empresas entrevistadas, a experiência e satisfação do cliente é o fator mais importante a ser considerado.
De acordo com o estudo, a tecnologia de agentes virtuais com IA contribuiu para o aumento do lucro dessas empresas. Outro dado importante divulgado pelo IBM mostra que 94% dos “líderes” que integraram agentes virtuais com IA já atingiram ou excederam o retorno estimado sobre o investimento feito na tecnologia.
Assim, o IBM mostra que estamos vivendo a era digital, e as organizações que apostam na IA para otimizar o atendimento ao cliente colhem resultados mais satisfatórios.
O que é a tecnologia de agentes virtuais?
O agente virtual é uma solução tecnológica eficiente para atender empresas que desejam modernizar e atualizar seu modelo de atendimento, automatizando-o.
A tecnologia dos agentes virtuais é capaz de entender a maioria das necessidades dos clientes e, por meio disso, apresenta a solução mais adequada para cada situação, tudo feito sem nenhuma intervenção humana. O mercado global de assistentes de voz pode chegar a US$ 77 bilhões em 2025 – ou seja, a tecnologia é promissora!
O atendimento feito por agentes virtuais está cada vez mais próximo do feito por humanos. Assim, vê-se que a tecnologia é capaz de oferecê-lo de uma forma ainda mais direta e assertiva. Para garantir isso, a empresa deve investir em agentes virtuais de qualidade e sempre manter sua programação atualizada.
O avanço acelerado da tecnologia faz com que os agentes virtuais sejam cada vez mais eficientes, aumentando sua área de atuação. Além disso, eles ficam mais inteligentes a cada atendimento realizado, aprimorando sua base de informações e aperfeiçoando a interação com o público.
Com esses agentes, o cliente gasta menos tempo nos contatos feitos com a empresa. Além disso, a tecnologia entrega uma experiência de atendimento mais agradável, simplificada e personalizada, aumentando a produtividade. A interação é mais objetiva e as situações são resolvidas mais facilmente, evitando situações estressantes.
Pandemia impulsiona a adoção de tecnologia para operações
A pandemia da Covid-19 fez com que as empresas buscassem alternativas para sobreviver e enfrentar esse cenário complicado. A maioria das organizações adotou soluções tecnológicas, como os agentes virtuais, para dar continuidade às suas atividades e operações. Confira a situação da tecnologia pré e pós-pandemia.