Aprovada em agosto de 2018, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderá entrar em atividade até agosto deste ano. Com isso, algumas estratégias de marketing digital e técnicas de vendas podem ser afetadas por conta de sua regulamentação.
A lei tem como finalidade conter o uso de dados pessoais dos consumidores em divulgações ou até mesmo no compartilhamento de informações entre empresas. Dessa forma, todas as empresas que possuem a prática de armazenar ou coletar informações pessoais de seus clientes devem se adaptar à nova norma.
Impactos da nova legislação nas estratégias de marketing
Todas as empresas que realizam o tratamento e o processamento de dados pessoais devem estar cientes da nova regulamentação, pois seu descumprimento pode acarretar a vulnerabilidade a processos e multas de até R$ 50 milhões ou 2% de seu faturamento anual.
Entretanto, muitas agências de Marketing Digital têm utilizado desse artifício para segmentar e aumentar a relevância de suas estratégias online. Nesse sentido, os usuários devem autorizar e identificar o destino do compartilhamento de suas informações, como nome, endereço, e-mail, telefone, número de IP, instalação de cookies e dados comerciais.
Como aplicar a LGPD nas estratégias de marketing
A LGPD permite que as informações pessoais sejam coletadas e compartilhadas, desde que sejam permitidas pelo próprio usuário. Portanto, existem formas de utilizá-las dentro da nova regulamentação: a partir do consentimento, em que o usuário concederá a autorização do uso de suas informações; e da transparência sobre a utilização, na qual o usuário permite o uso de seus dados, desde que saiba quais informações foram coletadas, seja atualizado constantemente e possa negar sua autorização a qualquer momento. De todo o modo, o usuário também poderá recorrer e exigir a remoção de todas as informações armazenadas no banco de dados da empresa.
Ações de Marketing Digital que precisam ser corrigidas
Com a implementação da LGPD, todo cuidado é pouco, portanto, as agências devem verificar todas as suas estratégias a fim de corrigi-las para uma relação de maior transparência entre empresa e usuário.
Inbound Marketing
Visto que, em sua maioria, utiliza dados pessoais dos usuários para traçar sua estratégia a fim de ampliar sua relevância, o Inbound Marketing precisa ser reavaliado. Neste caso, a ação deve ser realizada somente com dados que sejam permitidos pelo usuário, com consentimento formalizado.
Marketing de conteúdo
Mesmo com o objetivo de criar conteúdos mais segmentados e interessantes para determinados consumidores, o marketing de conteúdo pouco utiliza a coleta de dados pessoais de alguns usuários. Sendo assim, é preciso continuar realizando seu procedimento de forma transparente e atingindo o público-alvo de forma natural e eficiente por meio de pesquisas básicas.
Mídias pagas
A principal estratégia que utiliza dados pessoais como forma mais eficiente de segmentação é a de mídias pagas. Isso significa que, por utilizar informações de cookies em anúncios do Google ou Facebook/Instagram, deve-se realizar uma correção mais rigorosa a partir da regulamentação da nova LGPD.
Sendo assim, a empresa deverá informar os usuários sobre a instalação de cookies com a finalidade de coletar informações pessoais para a utilização em campanhas de mídias sociais ou do Google.
Sua empresa está preparada para as atualizações? É fundamental se manter informado sobre o cenário do Marketing Digital a cada dia. Não se esqueça de realizar as revisões necessárias para manter um bom desempenho em suas estratégias.