Tarefas atrasadas? Setor comercial reclamando que os leads não estão chegando? Engajamento e número de acessos despencando no site? Diretoria da empresa reclamando que investe no setor de marketing, mas não vê resultado?
Se você está passando por alguma dessas situações, ou por tudo isso junto e misturado, saiba que é possível reverter esse cenário, e a gente te mostra como neste artigo. Então, respire fundo e vamos juntos nessa jornada para salvar a equipe de marketing!
Primeiros sintomas de uma equipe de marketing sobrecarregada
Sabe aquele ditado “nem sempre é o que parece”? Pois é, quando se trata de uma equipe de marketing sobrecarregada, essa máxima se aplica. Muitas vezes, a carga excessiva de trabalho não é por conta da demanda alta, mas sim pela falta de planejamento e organização.
Se você quer conferir um exemplo de como a ausência de planejamento e processos bem-estruturados de trabalho podem sobrecarregar seu time, dê uma olhadinha no vídeo abaixo, onde o Daniel Imamura, fundador da Consultoria Digital, fala sobre o assunto:
A falta de planejamento pode resultar em retrabalho, desorganização e baixa produtividade. Para descobrir se o time está sobrecarregado por falta de pessoal ou por falta de planejamento, é preciso conversar com os colaboradores, verificar quanto tempo cada um leva para executar cada tipo de tarefa, fazer uma média desse período de tempo e verificar se a quantidade de atividades programadas por dia corresponde à produtividade da equipe.
Além disso, é fundamental conversar com os funcionários para compreender o que está causando o atraso nas entregas. Assim, você saberá se de fato há uma sobrecarga de trabalho ou se será necessário rever a organização dos processos do setor para otimizar a conclusão das atividades.
Formas de recuperar sua equipe de marketing digital
Se for constatado que seu time de marketing está sobrecarregado devido à alta demanda de trabalho, a solução é simples: contratar mais pessoas ou terceirizar as atividades.
Se a sua empresa tem dinheiro suficiente para contratar novos funcionários e prevê uma alta demanda de trabalho a longo prazo, essa é a melhor opção. Mas se o dinheiro está curto ou a demanda é temporária, é possível terceirizar as atividades de marketing.
Nesse caso, você pode contratar freelancers ou uma agência especializada em marketing digital. Mas olha só, a melhor opção é a agência de marketing digital, porque a prestação do serviço é firmada por meio de um contrato que conta com cláusulas que garantem os direitos do cliente e os deveres da prestadora de serviços.
E se algum profissional ficar doente ou tiver um imprevisto, não tem problema! A agência tem outros profissionais para substituí-lo. Já o freelancer, infelizmente, não conta com essa mesma estrutura, o que pode resultar em mais atrasos e problemas. Então, se você quer garantia de um trabalho concluído, a agência é a escolha certa.