O Title Tag Update é uma atualização recente do Google que visa a otimizar o título de um conteúdo textual na página de resultados de uma pesquisa.
A nova atualização utiliza elementos presentes ao longo do próprio conteúdo e leva em consideração mudanças que devem ser feitas em prol da experiência do usuário. Confira!
O que é Title Tag Update?
O Google, maior buscador do mundo, vem substituindo alguns elementos textuais nos títulos desde 2012, após muito observar casos em que os títulos definidos no HTML de diversas páginas não eram bons para a experiência do usuário.
Na época, o algoritmo do Google já buscava formas de escolher um título mais adequado e usava informações dentro do próprio HTML, tendo como referência as buscas dos usuários e de que forma o título poderia ser melhorado para se ajustar à intenção de pesquisa.
De lá para cá, esse sistema passou por diversas modificações até chegar ao Title Tag Update. Agora, ele pode se basear em todo o conteúdo da página (não apenas na pesquisa feita pelo usuário) para chegar a um novo título.
Como os títulos são gerados com o Title Tag Update?
Com o surgimento do Title Tag Update, o Google passou a modificar títulos de acordo com informações consideradas mais relevantes – mas como eles são gerados na prática?
A partir do Title Tag Update, o Google pode selecionar o título da página e alterar o que for preciso, levando em consideração os elementos textuais que forem mais interessantes para o usuário e podendo utilizar uma chamada que não esteja na Title Tag ou na H1.
Ou seja, graças ao novo sistema, o Google passou a ter a possibilidade de selecionar quaisquer informações, contanto que sejam consideradas pertinentes e relevantes para quem estiver pesquisando sobre o tema.
Quais são as principais mudanças com o Title Tag Update?
Se o Google passou quase uma década modificando os títulos de páginas, que tipo de mudança o Title Tag Update representa?
Confira de perto tudo o que mudou com o Title Tag Update no vídeo gravado pelo CEO da Consultoria Digital, Daniel Imamura:
É importante lembrar que, antes do Title Tag Update ser oficialmente implementado, o Google já realizava pequenas modificações nos títulos de páginas.
Em contrapartida, visando à otimização de sites, o principal objetivo (e mudança) da atualização é utilizar o máximo de informações possível para chegar a um título que seja o mais próximo de um ideal.
Essas informações estão visíveis na própria página, ou seja, o Google não usa elementos de outros locais da internet. Assim, elas são utilizadas no espaço de títulos de páginas, levando em consideração algumas condições.
Importante: o Title Tag Update surgiu de uma demanda por títulos melhores, uma vez que as tags de títulos HTML nem sempre falam claramente com o consumidor. Os principais problemas identificados atualmente envolvem:
- Excesso de palavras-chave, erro cometido propositalmente (muitas vezes) na tentativa de aumentar as chances de a página ranquear melhor. Infelizmente, é um tiro que sai pela culatra;
- Títulos muito longos;
- Linguagem clichê, quando as páginas principais são chamadas de início, por exemplo;
- Linguagem repetitiva, quando todas as páginas de um site têm o nome do site ou são chamadas de “sem título”, por exemplo.
Tendo em vista tais problemas, o Title Tag Update implementa as seguintes mudanças:
- Produzir títulos mais legíveis para as páginas;
- Adicionar nomes de sites, se for conveniente;
- Reduzir o tamanho de títulos considerados extremamente longos, selecionando o trecho que for mais relevante.
Vale a pena investir em boas tags de título HTML?
Claro! A premissa continua a mesma: é de extrema importância criar boas tags de título HTML.
Os proprietários de sites, ou responsáveis por cuidar das páginas, devem ter em mente que o conteúdo das tags de título HTML ainda é priorizado pelo Google, sendo usado em mais de 80% das vezes na elaboração de novos títulos.
O Title Tag Update está em processo de refinar seu novo sistema de acordo com feedbacks observados nos próprios usuários e, certamente, o sistema ficará ainda melhor com o passar do tempo.
Em comparação com o antigo sistema, os testes realizados já mostram que a atualização produz títulos mais agradáveis, legíveis e preferidos pelos usuários.
Quer saber mais sobre Title Tag Update? Acompanhe nossos conteúdos sobre Marketing Digital!
Gostou de saber como o Title Tag Update funciona? Se você se interessa por esse tipo de conteúdo, vai aproveitar bastante todos os que postamos frequentemente aqui no blog, no YouTube e nas redes sociais.
Somos uma agência de Marketing Digital que tem como um de seus serviços a otimização de sites (SEO) e contamos com uma equipe que realmente entende do assunto. Por isso, veiculamos conteúdos relevantes para você aprender cada vez mais.