O Google é a principal ferramenta de pesquisas do mundo. Mas isso não é novidade para ninguém! O que algumas pessoas não sabem, ou não se dão conta, é que o Google é muito mais que um buscador reativo, que apenas entrega resultados com base no que perguntamos a ele.
Ele nos conhece e sabe os nossos interesses. Mas calma, a empresa não invade a nossa intimidade ou sabe todos os nossos segredos. O Google apenas coleta informações baseadas em nossas pesquisas e atividades na internet e em apps. Depois disso, ele analisa e reproduz essas informações através do Google Discovery.
Quer saber mais sobre o Google Discovery? Então continue a leitura e saiba tudo sobre esse recurso!
Google Discover: o que é?
Google Discover é um feed inteligente personalizado que oferece conteúdos aos usuários com base nos seus interesses, ou seja, baseado nas informações acessadas anteriormente.
O mais interessante do Google Discovery é que ele nos mostra, especialmente, o que pode ser relevante para o usuário. Para pessoas que gostam de esportes e fazem interações online com esse tipo de conteúdo, o recurso mostra placares esportivos, por exemplo. Para quem gosta de filmes e séries, o recurso mostra os próximos lançamentos do mundo do entretenimento visual, e assim por diante.
Como funciona o Google Discover?
Depois de coletar as informações das nossas pesquisas, interações com apps do Google e sites diversos, o recurso forma alguns cartões. Neles estão os conteúdos que podem interessar o usuário.
Os cartões são compostos por uma imagem, título, opções de compartilhamento, fonte do conteúdo, entre outras informações. Quando o usuário clica em algum dos cartões, ele é direcionado para a página de origem do conteúdo para que possa conferi-lo na íntegra.
Em um dos botões presentes no Google Discovery, o usuário pode indicar se tem ou não interesse no cartão indicado. Algumas opções são:
- Não tenho interesse nessa história;
- Não mostrar matérias de “nome da fonte”;
- Denunciar conteúdo;
- Enviar feedback.
Além do feed padrão do Google Discovery, o recurso conta com a opção de “stories”, que conta com alguns conteúdos divididos em stories, semelhante ao que acontece no Instagram e Facebook.
Alguns cartões trazem mais informações, como um resumo do post ou da notícia. Outros tipos de cartões trazem apenas o título e a imagem do conteúdo.
Quais as vantagens de otimizar conteúdos para o Google Discover?
Existem algumas vantagens muito interessantes quando otimizamos o conteúdo do nosso site/blog para o Google Discovery. Uma delas é a visibilidade que os seus conteúdos ganham ao serem divulgados pelo recurso.
Você não precisa investir em links patrocinados para aparecer no Google Discovery, o que faz com que as pessoas encontrem os seus posts de forma orgânica.
Isso tudo pode ser feito sem que você tenha que utilizar o seu orçamento voltado para os anúncios do Google. Dessa forma, a estratégia de otimização para o Google Discovery conta com duas vantagens principais: o aumento da visibilidade e a gratuidade da estratégia.
Como otimizar para o Google Discover?
Para otimizar os seus conteúdos para o Google Discovery é necessário criar conteúdos relevantes para os usuários. Idealmente, o mais indicado é utilizar dados, tendências, estatísticas, entre outras informações que mostrem ao algoritmo que o seu conteúdo tem um bom embasamento teórico.
Outra estratégia de otimização é o uso de palavras-chave mais longas e descritivas. Esse tipo de palavra-chave é conhecido como “cauda longa” e se destaca por ter informações mais específicas.
Também é interessante utilizar imagens com boa resolução nos seus posts. Assim, o Google identifica que a imagem tem a tendência a ficar legível e nítida nos mais diversos dispositivos.
Por fim, vale a pena ler as políticas de conteúdo do Google Notícias, as quais tratam de restrições quanto a conteúdos enganosos, depreciativos, spam, direitos autorais, originalidade do conteúdo, entre outros.
Como mensurar os resultados do Google Discover?
Para mensurar os resultados você pode contar com a ferramenta do Google Search Console. Através dela você pode verificar os relatórios de algumas informações importantes, como:
- Total de cliques;
- Total de impressões;
- CTR média (média de cliques em relação às impressões realizadas).
A abrangência do Google Search Console em relação ao recurso do Google Discovery se baseia nos últimos 16 meses. Dessa forma, você consegue analisar as métricas mencionadas por todo esse tempo, podendo assim, acompanhar a evolução da otimização dos seus conteúdos.
Conte com a Consultoria Digital para aparecer no Google Discovery
A Consultoria Digital é especializada em Consultoria de SEO e Otimização de Sites. A partir deste serviço, são criadas estratégias personalizadas para que a presença digital da sua empresa seja expandida, inclusive para o Google Discovery.Ficou interessado? Entre em contato com a gente para saber mais sobre os nossos serviços!