O LCP, ou Largest Contentful Paint, é um dos Core Web Vitals que o Google prioriza na hora de ranquear os sites que aparecem na página de busca de um usuário.
Considerado um indicador de desempenho (KPI), o Largest Contentful Paint é capaz de mensurar a velocidade que o elemento mais importante da tela leva para carregar por completo.
Isso porque tal elemento é o responsável pela percepção que o usuário tem da velocidade de carregamento da página.
Entenda o LCP, como ele influencia no seu SEO e de que forma melhorar esse indicador.
O que é Largest Contentful Paint (LCP)?
De acordo com o próprio Google, o Largest Contentful Paint pode ser entendido como “tempo de renderização do maior elemento de conteúdo visível na janela de exibição”.
Tal conteúdo costuma estar no topo da página, sendo o primeiro elemento que as pessoas notarão ao entrar, uma vez que fica posicionado na parte superior da dobra. A otimização do tempo de carregamento desse conteúdo é fundamental para um bom LCP.
Por que o LCP é importante?
O Largest Contentful Paint é importante por fazer diferença real na experiência do internauta. Se o usuário achar que os elementos principais da página demoram muito para carregar, pode procurar outro site.
Ou seja, o nível de LCP pode ser inversamente proporcional à rejeição, de forma que um LCP ruim tende a aumentar a evasão do seu site e afetar o posicionamento entre os resultados de busca.
Como o Largest Contentful Paint (LCP) afeta o SEO?
Hoje, graças à atualização que ocorreu no Core Web Vitals, o Google passou a considerar o LCP um fator decisivo para o posicionamento de sites e páginas entre os resultados de uma busca.
Assim, para manter um bom posicionamento de forma orgânica, com SEO, você deve ter o melhor LCP possível, atestando que a experiência do usuário quanto ao carregamento dos principais elementos do site está satisfatória.
Importante: O LCP diz respeito apenas ao principal elemento da página, geralmente localizado na parte superior. Além de imagens, pode corresponder a vídeos ou blocos de texto antes da dobra.
Como melhorar o Largest Contentful Paint (LCP)?
O Largest Contentful Paint pode ser afetado por diversos fatores. Entre eles, é possível citar:
- JavaScript e CSS de bloqueio de renderização;
- Renderização do lado do cliente;
- Tempo de carregamento de recursos;
- Tempo de resposta lento do servidor.
Algumas técnicas que te ajudam a otimizar o LCP incluem:
Ajuste do pré-carregamento de recursos (Javascript, CSS, entre outros)
Ao fazer o ajuste de pré-carregamento, você garante que o navegador solicite alguns recursos de forma simultânea.
Isso significa que o navegador processará o recurso junto de outros elementos que são essenciais para o carregamento da página.
Otimize suas imagens
É de extrema importância que as imagens estejam otimizadas, levando em consideração o tamanho mais adequado (em relação ao espaço da página), a qualidade e o título.
Cuide muito bem do tratamento das imagens para que elas sejam exibidas de forma adequada na web.
Carregamento de imagens usando Lazy Load
Basicamente, Lazy Load é uma possibilidade de carregamento que adia recursos não tão críticos para otimizar o tempo de carregamento da página. Esses recursos são carregados apenas quando o restante da página já estiver disponível para o usuário.
WebP
WebP é um formato de imagem considerado superior em comparação ao PNG e ao JPEG.
Ao codificar as imagens em WebP, você garante que elas sejam carregadas mais rapidamente em dispositivos móveis e precisem de menos dados de celular para isso.
Quer saber mais sobre Largest Contentful Paint e otimização de sites? Confira nossos conteúdos
Aqui pelo site da Consultoria Digital, agência especializada em otimização de sites, você encontra conteúdos didáticos sobre SEO e indicadores, como o Largest Contentful Paint, que influenciam no posicionamento das suas páginas.