O Google Shopping é um serviço do Google lançado em 12 de dezembro de 2002 por Craig Nevill-Manning.
Originalmente, o serviço era chamado de Google Product Search, que virou Google Products e, depois, Froogle.
Por 10 anos, eram feitas listas de produtos com os preços colocados pelos comerciantes. Isso era monetizado pelo antigo Google AdWords.
No ano de 2012, o serviço foi reformulado e passou a ser chamado de Google Shopping.
Nesse novo modelo, que perdura até hoje, os comerciantes pagam ao Google para listar seus produtos e serviços.
Dessa forma, o Google disponibiliza uma vitrine para as empresas.
Se um usuário fizer uma pesquisa, como “tênis em promoção”, por exemplo, o Google mostrará alguns modelos de tênis com seus respectivos preços.
Essa listagem de produtos aparece antes mesmo dos anúncios escritos e dos resultados orgânicos da pesquisa.
Se o usuário clicar na aba “shopping” no próprio buscador, será levado a uma página com diversos produtos que se assemelham ao que ele procura.
No exemplo que demos com a palavra-chave “tênis em promoção”, a página mostra variados modelos de tênis de lojas que pagam ao Google para anunciar no Google Shopping.
Sendo um produto tão tradicional, como o tênis, a página “shopping” ainda apresenta alguns filtros, como preço, cor, estilo, tipo, marca, material, tamanho e vendedor.
Tudo isso facilita muito a vida do consumidor que busca por agilidade e facilidade de compra quando está buscando por produtos on-line.
Caso ele clique em um dos modelos, será direcionado para a loja virtual da empresa e poderá fazer a compra com apenas alguns cliques.
Para que serve o Google Shopping?
O Google Shopping é um market place robusto e cheio de opções para as empresas.
Os anúncios aparecem tanto na rede de pesquisas quanto na aba “shopping”, e a otimização das campanhas é feita pela própria empresa.
O mais interessante nesse serviço é que ele já mostra as fotos dos produtos sem que o usuário precise clicar no link.
No caso do “tênis em promoção”, por exemplo, é muito mais fácil gostar de um modelo ao ver sua aparência do que ao ler uma descrição.
Assim, o Google Shopping serve para que os anunciantes possam apresentar seus produtos visualmente e atrair clientes para o respectivo e-commerce.
Uma vez dentro do site, o usuário pode verificar outras opções de modelos, formas de pagamento, entre outras informações.
Além disso, a geração de leads também é possível, já que os visitantes podem assinar a newsletter do site, por exemplo, cadastrar-se para receber novas promoções e ser avisado quando o produto estiver em estoque ou com um valor menor, por exemplo.
Esse serviço também ajuda a otimizar outras campanhas, já que o remarketing é muito mais facilitado quando o cliente gosta de um produto e clica nele por meio do Google Shopping.
Certamente você já clicou em um anúncio, como o de uma televisão, e depois viu diversos anúncios semelhantes nas próximas páginas que visitou.
Esse remarketing é muito útil para as empresas, pois fomenta a intenção inicial do usuário de fazer a compra ou saber mais sobre o produto ou serviço.
Como o Google Shopping funciona?
Você já sabe como o Google Shopping funciona para o usuário, certo? Agora, veja como ele opera para as empresas:
Para criar uma campanha no Google Shopping, é preciso fazer uma conta no Google Merchant Center. É por meio dele que você poderá informar as características da sua empresa e dos produtos e serviços oferecidos.
Depois disso, basta conectar a conta do Google Merchant Center à do Google Ads. Com essas duas contas criadas e conectadas, as primeiras campanhas já podem ser feitas.
Quando uma campanha é criada, é possível que o anunciante indique uma série de atributos relacionados aos produtos oferecidos.
Esse aspecto ajuda o buscador a indicar o produto para as pessoas certas, além de poder colocá-los dentro dos filtros corretos na aba “shopping”.
O mais interessante é pôr o máximo de atributos possíveis em um produto, como nome, preço, descrição, estoque, tamanhos, marca, categoria, tipo e formas de pagamento.
Quais são os benefícios do Google Shopping para sua empresa?
Existem diversos benefícios em utilizar o Google Shopping. Entre eles, os principais são:
- Facilidade de conversão;
- Maior presença digital;
- Geração de leads qualificados;
- Aumento do tráfego no e-commerce;
- Geração de relatórios de desempenho.
Vale lembrar que, para que esses benefícios sejam alcançados, as campanhas e o seu site precisam ser otimizados de forma correta.
Como otimizar o seu site para o Google Shopping?
Para fazer uma boa otimização para o Google Shopping, é essencial utilizar estratégias de SEO – Search Engine Optimization.
Quando você for preencher os atributos do produto oferecido, faça isso com boas técnicas de SEO para que os clientes consigam encontrar o seu produto com facilidade.
Apenas 70 caracteres são exibidos nos títulos do serviço; nos dispositivos móveis, como os smartphones, esse número cai para 55 caracteres.
Além disso, faça benchmarking, ou seja, veja o que a concorrência está fazendo e tente aplicar o que dá certo na sua estratégia de vendas!
Por fim, outra otimização interessante tem relação com as imagens dos produtos. Elas devem ter uma boa resolução e realmente chamar a atenção dos potenciais clientes.
A Consultoria Digital é especializada em Performance por meio de mídias pagas e otimização de sites em SEO. A junção dessas duas estratégias pode fazer com que a sua empresa tenha resultados expressivos.
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