O conceito de maturidade do marketing digital diz respeito ao ponto em que uma empresa se encontra no caminho para alcançar o mais alto nível de resultados em uma estratégia digital.
Além de explicar o que é a maturidade no marketing digital, vamos falar sobre os quatro níveis de maturidade para te ajudar a identificar em qual deles o seu negócio se encontra. Confira!
O que é a maturidade do marketing digital?
A maturidade no marketing digital, de forma simples, aponta para o quanto o seu negócio já prosperou no mundo digital e quanta experiência ele adquiriu.
Para fazer esse diagnóstico e descobrir em qual nível uma empresa está, é preciso levar em consideração diversos fatores, como:
- Há quanto tempo a empresa investe em marketing digital;
- Quanto foi investido em marketing até o presente momento;
- Qual é o nível de autoridade da marca na internet;
- Perfil e experiência da equipe, entre outros.
Nessa jornada em busca de mais maturidade, há vários desafios que precisam ser superados. Fatores internos organizacionais, pessoais e orçamentários, assim como fatores externos envolvendo o mercado, a concorrência e o surgimento de tecnologias também influenciam diretamente o processo.
A depender da forma como a equipe se porta, a maturidade do marketing digital passa por modificações, as prioridades mudam, e é muito importante que os gestores saibam como orientar os esforços para acelerar os resultados e alcançar as metas.
Conheça agora os níveis da maturidade do marketing digital:
Níveis de maturidade do marketing digital
A maturidade do marketing digital não depende do tempo, mas, sim, do que você gera de resultados com a sua equipe.
Você precisa de estratégias diferentes para lidar com cada estágio de maturidade do marketing digital e avançar para o próximo.
Sobre essas estratégias, temos um Guia Completo de Marketing Digital para Empresas que preparamos justamente para te ajudar nessa empreitada.
Se quiser conferir todos os detalhes sobre o assunto, assista ao vídeo abaixo em que o Daniel Imamura, especialista em Marketing Digital e CEO da Consultoria Digital, fala sobre cada um dos estágios:
Nível zero
O nível zero é aquele em que a empresa ainda não possui site, loja virtual ou perfil nas redes sociais em que o público-alvo se encontra. Ou seja, é difícil para o potencial cliente encontrar dados e referências sobre a marca na internet.
Essa empresa também provavelmente não está cadastrada no Google Meu Negócio e nem possui uma base de dados dos clientes e consumidores que se interessaram.
Resultado
Se for o seu caso, você certamente não tem resultado algum uma vez que não houve investimento em marketing digital. Isso faz do seu negócio algo não encontrável na internet.
Solução
No nível zero, a solução é começar pelo básico: entender quais redes o seu público-alvo utiliza e criar perfis nessas redes, desenvolver um site ou um e-commerce – por mais simples que seja, e manter um banco de dados com informações de leads e clientes.
Nível iniciante
O nível iniciante, como o próprio nome sugere, diz respeito àquela empresa que está iniciando os investimentos em marketing digital. Ela já possui perfis nas redes, site e possivelmente um e-commerce.
Por outro lado, há alguns pontos que impedem o negócio de obter mais resultados. São eles:
- Não ter uma estratégia traçada e não atualizar frequentemente as redes sociais;
- Não ter um site otimizado para ser facilmente encontrado no Google;
- Não fazer nutrição de leads e de clientes que estão na base de contatos.
Resultado
Você sabe que está na fase iniciante se vê que não consegue vender pela internet, ainda que já tenha site e redes sociais. Ou seja, está praticamente engatinhando na maturidade do marketing digital.
Solução
É preciso, em primeiro lugar, montar um plano de marketing digital básico que contemple:
- Os objetivos do seu negócio na internet (acesso, seguidores, vendas, entre outros);
- O passo a passo para alcançar esses objetivos (planejamento de posts, investimento em SEO, links pagos, nutrir os leads que estão na base, etc.).
Nível intermediário
Uma empresa que se encontra no nível intermediário já tem seu plano de marketing digital estruturado, está conseguindo executá-lo conforme o planejado e provavelmente está alcançando algumas vendas.
Em contrapartida, essa empresa ainda não conseguiu alcançar suas metas de oportunidades e vendas.
Resultado
Se você se encontra nesse nível, provavelmente sente que poderia fechar mais vendas, porém ainda não sabe como, e também gostaria de ser mais competitivo no mercado frente à concorrência.
Solução
A solução para os entraves está em procurar ajuda especializada de quem realmente sabe te orientar a evoluir as suas estratégias de marketing digital para finalmente alcançar os resultados. Isso é muito importante para chegar ao próximo nível.
Nível avançado
Uma empresa de nível avançado provavelmente já tem todas as suas estratégias de marketing digital avançadas rodando, tudo conforme o planejamento.
Resultado
Como consequência, você já alcançou resultados e uma boa competitividade no mercado, mas é preciso ficar atento à sobrecarga de tarefas quando a empresa se encontra nesse nível.
Muitas vezes, fica difícil executar tudo sozinho e sabemos o quão complicado e caro é montar uma equipe interna de marketing digital, com todos os especialistas necessários para dar conta.
Solução
Nesse caso, uma solução bastante comum é a contratação de uma agência de marketing digital para executar todas as atividades, ajudar com o planejamento e te deixar com mais tempo para focar em outras questões envolvendo o seu negócio.
Além disso, uma agência de marketing digital representa um custo mais baixo do que uma equipe contratada internamente.
Dica: se você é gestor, tenha um colaborador que possa ser o gerente de marketing digital e tocar esse projeto em conjunto com a agência. Dessa forma, você terá a certeza de que há uma pessoa capacitada responsável por cuidar do marketing do seu negócio enquanto você foca em outros setores.
Procurando uma agência de marketing digital? Conheça os serviços da CD
Saber em que nível sua empresa está na maturidade do marketing digital é muito importante para que você saiba como proceder e consiga avançar para os próximos níveis.
Se identificou que é a hora de contratar uma agência de marketing digital para se tornar mais competitivo, superar a concorrência e ter apoio para alcançar metas e resultados, conte com a Consultoria Digital.
A CD é uma agência especializada em Marketing Digital e possui metodologias próprias e bem-sucedidas, como o SEO Centric, e muitas outras que você pode conferir na aba Serviços aqui no site.
Aproveite também para entrar em contato conosco e tirar suas dúvidas em relação ao nível de maturidade no marketing digital em que você se encontra e o que pode ser feito para otimizar seus resultados.
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