A otimização da taxa de conversão é um dos principais meios pelos quais pode-se gerar mais leads e vendas, por isso merece destaque em um planejamento estratégico de Marketing Digital.
É de extrema importância criar estratégias focadas em otimizar as conversões do seu site e aumentar as oportunidades de vendas.
Afinal, de que adianta fazer grandes esforços para atrair leads qualificados até seu site se a conversão não for amigável?
O que é a otimização da taxa de conversão?
No ambiente digital, a otimização da taxa de conversão também é chamada de CRO.
Basicamente, trata-se de um sistema que visa otimizar a experiência dos visitantes no site e, por consequência, aumentar o número de pessoas que se convertem em leads e clientes.
Leads são pessoas que cedem algum dado de contato e passam a fazer parte da sua base de clientes em potencial. O CRO tem como objetivo, justamente, expandir essa base.
Qual é a importância da estratégia de CRO?
Ao levarmos em consideração que um dos principais objetivos das empresas é vender mais do que a concorrência, as estratégias de CRO são de extrema importância justamente para alcançar esse objetivo.
Hoje, otimizar a taxa de conversão de um site é o diferencial que uma marca precisa para criar vantagem em relação a outras.
Por meio das estratégias de CRO, pode-se aproveitar o tráfego de usuários no site e aumentar a conversão sem que isso gere, necessariamente, um custo maior.
Importante: o CRO pode te ajudar a melhorar os resultados ao mostrar a melhor forma de aproveitar os acessos ao site.
Como aumentar sua taxa de conversão?
Trabalhe com leads qualificados
É preciso segmentar os contatos entre aqueles que estão mais próximos de fechar uma compra e os que ainda precisam ser nutridos.
Com isso, você pode estabelecer estratégias distintas de acordo com as demandas de cada potencial cliente.
Utilize chatbots para atendimento
Os chatbots são robozinhos responsáveis por fazer o atendimento de lojas on-line dos mais diversos segmentos.
Eles são importantes porque podem automatizar o atendimento ao cliente e otimizar o processo ao fornecer respostas rápidas a qualquer momento do dia.
Baixe o e-book e saiba mais: Chatbots, IA e Marketing: Tecnologias para suas estratégias
Invista em automatização de fluxos
Utilizar ferramentas de automação de Marketing Digital é uma forma bastante eficiente de fazer a otimização da taxa de conversão.
Por meio desse tipo de tecnologia, é possível automatizar fluxos e ações para aumentar a eficiência do trabalho e diminuir o gasto de tempo e energia com trabalhos manuais.
Saiba mais: Como usar a Leadster?
Trabalhe o que tem trazido mais tráfego
Se já houver algum material no site que esteja rendendo um bom tráfego, não deixe de trabalhar esse ponto como uma ferramenta para otimizar a taxa de conversão.
Você pode aproveitar um conteúdo que já se mostra bom para atrair ainda mais acessos e fazer uma oferta.
Invista em remarketing
Por meio do remarketing, você pode incentivar a volta de um usuário que já visitou a loja on-line, mas não fechou uma compra.
O remarketing nada mais é que uma estratégia para atrair alguém que já está muito próximo de se tornar cliente.
Ao utilizar uma boa estratégia de remarketing, você pode aumentar o vínculo entre marca e consumidor, oferecendo algum desconto ou condição especial e criando a oportunidade perfeita de venda.
Melhore a usabilidade do site
A usabilidade do site interfere diretamente na experiência do usuário, por isso, é preciso ficar de olho nesse ponto e garantir que tudo esteja harmônico e funcional.
O tempo de carregamento do site está curto? A navegação acontece de forma intuitiva? O site pode ser considerado de boa acessibilidade? As informações são claras e coerentes? O design é funcional e atraente? Se a sua taxa de conversão deixa a desejar, faça essas perguntas.
Mas como mensurar a usabilidade? Uma das formas é por meio de ferramentas como o Hotjar, que é uma solução bastante simples, porém eficiente. Para que você veja como a ferramenta funciona, pode conferir um vídeo tutorial que gravamos em nosso canal no YouTube.
Como utilizar CRO em seu site?
É preciso ter atenção total ao site visando à otimização da taxa de conversão. Hoje em dia, o perfil e o comportamento do consumidor mudam constantemente e, da mesma forma, as páginas de sites e e-commerces devem atender a todas as demandas.
Comece oferecendo sites responsivos para quem os acessa via dispositivos móveis. Essas páginas garantem a boa navegabilidade e visualização das informações.
Além disso, é preciso mensurar como está sendo a experiência dos usuários no seu site. Para isso, você pode observar o comportamento e o nível de cliques de cada um.
Quer investir na otimização da taxa de conversão? Tenha um bom planejamento de Marketing Digital
Para que a otimização da taxa de conversão, ou CRO, aconteça de forma eficiente, é preciso estar em conformidade com um bom planejamento estratégico, elaborado por uma agência de Marketing Digital que tenha expertise no assunto.
Esse é o caso da Consultoria Digital, que está há mais de 7 anos no mercado atuando no segmento de Marketing Digital por meio de estratégias de CRO, Inbound Marketing, SEO, Marketing de Conteúdo, Performance e muito mais.
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