O Online Reputation Management (ORM) atua com o objetivo de melhorar a imagem de uma marca na internet.
A reputação da marca depende de diversos fatores que se constroem a partir de ações bastante específicas. Manter um bom status é de extrema importância para se destacar da concorrência e atingir em cheio o público-alvo.
Nesse sentido, o ORM faz toda a diferença – e vamos te mostrar aqui o porquê.
O que é ORM?
ORM, que em português pode ser entendido como Gerenciamento (ou Administração) da Reputação Online, é uma estratégia que tem como objetivo aumentar a autoridade da sua marca e, consequentemente, melhorar sua imagem na internet.
Fazer com que a percepção que os consumidores têm da sua marca melhore consideravelmente é um dos papéis do ORM. Para isso, ele se propõe a compreender o que há de positivo e o que pode ser melhorado ou corrigido.
Qual é a importância do ORM para a sua empresa?
Falhas podem acontecer em todos os sites, mas é preciso saber identificá-las e, principalmente, resolvê-las.
Sua marca pode estar suscetível a problemas envolvendo desde erros internos até campanhas de flaming (ações mal-intencionadas que visam distorcer a boa percepção que o consumidor tem de uma marca).
O ORM trabalha justamente com um conjunto de táticas diferenciadas que objetivam solucionar os dois tipos de problemas e, por isso, pode ser muito importante para a sua empresa.
SEO x ORM
Há algumas diferenças entre ORM e SEO que precisam ser consideradas na hora de elaborar uma estratégia de otimização de sites, sendo que ambos os conceitos têm seu devido valor. Confira:
ORM
- Leva em consideração muitos sites;
- Debruça-se principalmente na criação de conteúdos;
- Concentra-se em pesquisas de marcas;
- Utiliza bastante SEO.
SEO
- Costuma considerar apenas um site;
- Também utiliza conteúdos, mas foca em estratégias de otimização de sites em geral;
- Concentra-se em buscas de produtos e serviços;
- Nem sempre utiliza o ORM.
Como o ORM pode atuar junto com o SEO?
É importante falarmos sobre a atuação em conjunto do ORM com o SEO. O ORM utiliza o SEO, assim como redes sociais, blogs e outros canais de conteúdo, com o intuito de aprimorar resultados de pesquisa, as avaliações dos usuários e remover conteúdos que possam ser negativos.
Como consequência, o ORM, em conjunto com o SEO, pode ajudar a melhorar as classificações de estrelas dadas pelos próprios consumidores durante as avaliações de um site.
O processo de ORM com o SEO envolve três etapas:
- Análise: identifica as páginas que aparecem quando é feita uma busca pela sua marca;
- Monitoramento: cria alertas no Google para que seja enviado no seu e-mail tudo o que foi mencionado na internet com o nome da sua marca;
- Influência: ajuda a melhorar a percepção que o usuário tem da sua marca, orientando a responder comentários com agilidade, por exemplo, ou solucionar problemas com precisão.
Importante: o ORM se especializa em identificar páginas que falem da sua marca e avalia se os impactos são positivos ou negativos. No caso de uma menção negativa, é preciso criar um alerta.
Em seguida, é necessário traçar uma abordagem que pode envolver falar com a pessoa que fez a avaliação negativa e procurar reverter ou, ainda, trabalhar um conteúdo para se posicionar diante dessa avaliação negativa.
Por exemplo: no site Reclame Aqui, algumas empresas apelam para se posicionar à frente dele para o termo “Reclame Aqui Nome da Empresa“, com conteúdos falando, por exemplo, “Por que a marca está no Reclame Aqui?”, ou até mesmo com conteúdos falando “Vale a pena comprar na marca?”. Dessa forma, trabalha-se com argumentos de venda que quebram as objeções.
Outro exemplo:
Aqui na CD, tivemos um cliente no qual, por um problema no passado, seu nome aparecia em muitas notícias negativas.
Essas notícias eram apresentadas na primeira página quando buscávamos o nome dessa empresa. Nossa missão foi a de melhorar os resultados da primeira página do Google, exibindo resultados positivos ou neutros.
No caso, tivemos que otimizar outras páginas dos sites do cliente para as buscas relacionadas ao nome da empresa e trabalhar o SEO, a fim de que esses sites pudessem ranquear nas 10 primeiras posições dos resultados de busca, e as notícias negativas passassem a ficar na segunda página.
Saiba mais sobre ORM e estratégias de otimização de sites
Trabalhar o ORM e o SEO do seu site é fundamental para que os usuários só encontrem conteúdos realmente bons e informativos, principalmente na primeira página dos resultados de busca.
Para tirar melhor proveito do ORM em conjunto com SEO, você pode contar com o trabalho da Consultoria Digital, agência de Marketing Digital, que possui uma equipe de especialistas em otimização de sites e criação de conteúdo para blogs, redes sociais e muito mais.
Conheça os serviços da CD aqui pelo site. Aproveite para marcar uma conversa com um de nossos especialistas e tirar suas dúvidas sobre ORM e SEO.