O subdomínio é geralmente usado em larga escala por quem quer alavancar um negócio online, mas é preciso saber como usar da forma correta.
Você sabe o que é domínio e subdomínio? E como usar o subdomínio de maneira correta no SEO, investindo em algo que dê retorno? Veja essa e outras respostas aqui!
O que é domínio e subdomínio
O domínio nada mais é que seu site principal, enquanto que subdomínio é um endereço que faz parte do domínio, ou seja, é uma ramificação do domínio. Geralmente é possível criar quantos subdomínios quiser a partir de um domínio.
SEO e Subdomínio: Mas afinal, como usar corretamente?
Há cerca de alguns anos, as pessoas costumavam criar subdomínios com os termos exatamente iguais às palavras chave, por exemplo: no caso de um e-commerce que vende geladeiras, costumava-se criar o subdomínio “geladeiras.meuecommerce.com.br” porque esse tipo de estratégia, de certa forma, acabava influenciando positivamente para que o site tivesse um melhor posicionamento.
Com o avançar de novas tecnologias, essa técnica acabou caindo em desuso e não funciona mais, já que o Google cresceu e possui profissionais encarregados justamente de não dar tanta ajuda para o posicionamento só porque a pessoa criou um subdomínio.
Mesmo que hoje ainda haja quem insista nesse tipo de jogada, é importante alertar que fazer isso acaba gerando várias implicações:
Você pode não saber, mas quando cria um subdomínio, é como se estivesse criando um site “apartado” daquele que é o seu domínio principal, ou seja, está basicamente fazendo um novo site.
Prova disso é que para conseguir administrar essa área você precisa criar uma nova conta no Search Console e poder acompanhar todas as informações pertinentes desse subdomínio.
Ao criar um subdomínio você pode visar um outro servidor, ou um outro local, totalmente diferente, seja um diretório dentro do seu servidor ou até mesmo uma outra máquina, e isso pode ser um recurso muito importante para a sua equipe de TI (Tecnologia da Informação) criar um blog ou área separada do seu site principal.
Se a sua plataforma não permite que tenha uma área de blog, de notícias, entre outros, criar o subdomínio para otimizar seu site pode ser a solução, mas não gaste todos os seus esforços gerando vários subdomínios com as exatas palavras-chave do seu empreendimento, pois isso não fará diferença na prática.
Utilize o Subdomínio quando realmente for necessário.
Como potencializar a otimização de sites?
Todos os dias, milhões de usuários utilizam mecanismos de buscas para encontrar algum tipo de serviço, produto ou conteúdo.
Para que o seu negócio possa atender essa demanda, a otimização do domínio, ou então estratégias de links patrocinados, são necessários para tal.
Otimização com Serviços de SEO
Todo conjunto de estratégias pensadas para fazer com que seu site fique melhor posicionado, e que não envolva pagar para os mecanismos de buscas, são chamadas de buscas orgânicas, e são elas que recebem a maior parte dos cliques nas pesquisas feitas por usuários, por isso é muito importante o investimento.
A Consultoria Digital é uma empresa que oferece consultoria de SEO para você que sabe o quão lucrativo pode ser um empreendimento online. Navegue pelo site para conferir mais!