O SEO envolve um conjunto de ações visando o posicionamento orgânico de um site nas páginas de busca do Google e de outros buscadores disponíveis na internet.
É bem possível que a sua empresa tenha algum conhecimento sobre a otimização para mecanismos de busca e já deva ter ouvido falar sobre a importância da criação de conteúdo com o objetivo de posicionar páginas.
De fato, existe uma relação intrínseca entre o SEO e o Marketing de Conteúdo, mas nem sempre fica claro como um influencia o outro.
Confira nosso artigo sobre o assunto e veja como nós, da Consultoria Digital, podemos te ajudar a produzir conteúdos otimizados de acordo com as boas práticas de SEO.
Conteúdo e sua importância
O processo de otimização de um site passa por várias etapas, sendo uma delas a criação de conteúdo.
Na prática, o trabalho de SEO funciona como uma rede de ações que se entrelaçam para resultar em um bom posicionamento orgânico nas páginas de pesquisa.
Com relação ao conteúdo, cabe ao analista de SEO identificar o que pode ser trabalhado visando o posicionamento de um site, e então outros profissionais, como redatores e revisores, são acionados para a produção.
Confira nosso material sobre os mitos do Marketing de Conteúdo!
O conteúdo é muito importante para trabalhar palavras-chave específicas, assim como as boas práticas de SEO, que fazem toda a diferença no posicionamento orgânico.
É sobre isso que nosso especialista de SEO, Daniel Imamura, fala no vídeo abaixo. Acompanhe:
SEO e o conteúdo
Sobre a criação de conteúdo visando a otimização para mecanismos de busca, é preciso destacar:
A construção do conteúdo
Se um dos seus objetivos é trabalhar com SEO, você precisa entender como produzir um bom conteúdo e, de preferência, contar com o trabalho de profissionais do assunto (analistas de SEO, redatores e revisores).
No mais, a construção de conteúdo envolve atender às demandas e expectativas do usuário, assim como às exigências dos algoritmos. Para alcançar esses objetivos, atente-se a três etapas fundamentais:
Identificar seu público
É crucial saber com quem se está falando. Ao identificar seu público, é possível saber as suas principais dores e selecionar a melhor abordagem para iniciar uma conversa.
Responder a perguntas como “Quem compra de você?”, “Quais são as principais dores dessas pessoas?”, “Por que elas compram seu produto/serviço?” “Onde moram?” e “Quanto ganham?” é determinante para saber como estruturar o conteúdo.
Saber qual é a intenção de busca do seu público
Além de elaborar uma proposta de valor, é preciso que ela se case perfeitamente com o seu público, sanando as possíveis dúvidas que levam os usuários a fazerem uma pesquisa no Google.
As principais perguntas que você deve responder são:
- Em qual contexto o seu público realiza pesquisas no Google?
- Quais palavras ele digita?
- Qual resposta ele espera encontrar?
Inferir o comportamento do usuário enquanto ele utiliza os mecanismos de buscas é uma etapa muito importante para criar conteúdos direcionados.
No mais, faça uma lista com as perguntas que o seu público mais faz no Google e se certifique de produzir conteúdos que forneçam todas as respostas.
Realizar pesquisas entre os concorrentes
Após selecionar as principais perguntas feitas pelo seu público, realize as pesquisas no Google e veja quais respostas aparecem entre as primeiras colocações.
Observe questões como:
- Quais são as respostas?
- Elas estão em formato de vídeo, texto ou imagem?
- Sua empresa consegue criar respostas mais bem-estruturadas?
Importante: se você quer saber mais dicas de SEO e de como criar conteúdos voltados à otimização de sites, conheça a Comunidade Imamura de SEO.
Técnicas de SEO para conteúdo
Há várias técnicas de SEO para conteúdo. Algumas das principais são:
- Realizar a listagem dos principais conteúdos que a sua empresa sabe que são importantes e visados pelo público;
- Identificar as principais palavras-chave, isto é, termos que as pessoas mais jogam no Google para encontrar as respostas para suas perguntas;
- Utilizar alguma ferramenta de palavras-chave específica para ajudar a selecionar as mais favoráveis, como o Semrush e o Ubersuggest;
- Produzir os conteúdos de acordo com as palavras-chave identificadas como as mais interessantes para o seu caso;
- Meta tags;
- Heading tags;
- Links internos;
- Imagens.
SEO e conteúdo: foco em resultado!
Quando o assunto é SEO e criação de conteúdo, é claro que o seu foco será em resultado, não é mesmo? Nesse sentido, alguns pontos para ficar atento são:
- Focar na experiência do usuário: responda às perguntas do seu público de forma objetiva, por meio de conteúdos relevantes e bem-produzidos.
- Ter paciência: SEO é uma metodologia de médio e longo prazo. É preciso esperar um pouco, mas os resultados são incomparáveis em termos de visitas orgânicas e custo por aquisição de cliente.
- Otimizar sem parar: o trabalho de SEO é perene, ou seja, não tem fim. É preciso investir em produção de conteúdo constantemente, assim como em melhorias para o site e links externos.
- Fazer a mensuração de dados: acompanhar de perto os números de visitas e leads orgânicos é muito importante para estipular novas metas e parâmetros.
Quer produzir conteúdo para SEO? Conheça a Consultoria Digital! Nossos profissionais dominam as técnicas de SEO e aplicam todas as boas práticas ao Marketing de Conteúdo.
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