O Inbound Marketing e o Outbound Marketing são estratégias muito utilizadas no Marketing Digital. Enquanto uma é mais focada no longo prazo e baixos custos, a outra traz resultados mais rápidos, mas demanda um investimento maior.
Veja, neste post, tudo o que você precisa saber sobre essas estratégias.
Acompanhe!
O que é Outbound Marketing?
O Outbound Marketing é uma estratégia que não leva em consideração a “permissão” do usuário para expor o conteúdo publicitário.
Esse é o tipo de recurso que foca na prospecção ativa e na abordagem e dos clientes. Assim, por meio do Outbound Marketing, você chega até o cliente sem esperar que ele venha à sua empresa organicamente.
O valor empregado no Outbound é mais elevado do que o aplicado no Inbound, por exemplo. Isso acontece devido à maior visibilidade que a primeira estratégia possui.
Porém, há um viés negativo nisso: caso o orçamento do Outbound seja reduzido por algum motivo, a empresa não aparece mais nos canais publicitários, o que pode ser um problema quando o foco das vendas é a utilização dessa estratégia.
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é uma das principais estratégias de Marketing Digital. Diferentemente do Outbound, o Inbound pede a “permissão” do usuário para divulgar o conteúdo.
Uma opção de Inbound Marketing, por exemplo, são os e-mails marketing. Normalmente, eles demandam uma inscrição no site da empresa ou informação do e-mail do usuário para o recebimento de um e-book.
Por meio dele, é despertado o interesse do usuário pelo produto ou serviço de uma empresa. Para isso, é essencial oferecer materiais ricos e conteúdos de qualidade.
Para fazer uma boa estratégia de Inbound, é essencial saber a linguagem adequada para falar com o público, além de escolher as plataformas certas de atração, como site, e-mail e redes sociais.
Quais são as vantagens do Inbound Marketing?
Uma das principais vantagens do Inbound Marketing é a facilidade de mensurar resultados que essa estratégia proporciona. Utilizando ferramentas adequadas, você pode metrificar as conversões, os cliques, visitantes da sua página, entre outros.
Outra vantagem são os baixos custos. Diferentemente do Outbound, não é preciso fazer grandes investimentos para sempre. Com o Inbound, você pode apostar na criação de um e-book, por exemplo, e aproveitá-lo por bastante tempo na sua estratégia de e-mail marketing.
Por fim, o Inbound Marketing te ajuda a informar o cliente. O conteúdo não precisa ser tão publicitário nas primeiras etapas, o que faz com que o usuário goste da sua marca e veja que ela tem autoridade no mercado.
Inbound vs. Outbound
As estratégias de Inbound marketing e Outbound marketing possuem diferenças bem expressivas. Para te ajudar a entender melhor cada uma delas, veja o comparativo que fizemos, considerando comunicação, investimento, retorno, conteúdo e interesse.
Comunicação
- Inbound: indireta, focada em conteúdo informativo, menos intrusiva.
- Outbound: direta, focada em vendas, mais intrusiva.
Investimento
- Inbound: é mais barato e pode utilizar estratégias de SEO e ações pagas.
- Outbound: é mais elevado e pode precisar do complemento de mídia paga.
Retorno
- Inbound: de médio a longo prazo, variando de acordo com a abordagem utilizada.
- Outbound: ele é proporcional ao esforço e à qualidade da estratégia.
Conteúdo
- Inbound: precisa ser rico e trazer valor para os usuários.
- Outbound: o conteúdo é totalmente publicitário.
Interesse
- Inbound: o interesse é do próprio usuário que “permitiu” o contato.
- Outbound: não depende de grande interesse do usuário, pois a empresa é que vai até ele.
Como escolher a melhor metodologia?
Para escolher a melhor metodologia, é interessante saber, antes de tudo, que essa escolha não necessariamente precisa ser feita.
Explicando melhor: as duas estratégias são complementares e podem trazer resultados interessantes para o seu negócio, caso sejam bem-aplicadas.
Agora, se você realmente precisa escolher entre Inbound e Outbound, pode começar definindo o objetivo da sua estratégia.
Caso a ideia seja fazer um investimento um pouco mais elevado e obter resultados mais rápidos, mas sem muita expectativa de longo prazo, a opção ideal é o Outbound.
Porém, caso você queira gastar pouco e não se importe em esperar mais tempo, escolha o Inbound e tenha resultados gradativos e sólidos a longo prazo.
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Como organizar as ações de Inbound Marketing?
Existe uma forma muito prática de organizar as ações de Inbound Marketing. Você deve dividir a sua organização nas seguintes etapas: planejamento da atração, conversão, execução do planejamento, nutrição, venda e mensuração.
No planejamento da atração, você deve organizar a definição de perfil ideal de cliente (ICP), objetivos e KPIs (indicadores-chave de desempenho, definição das etapas da estratégia, do cronograma e das pessoas envolvidas).
É preciso pensar na pauta, conteúdo, diagramação e revisão do material rico. O planejamento da atração é muito importante, pois faz com que você ganhe tempo no momento de colocar as ações em prática.
Depois disso, vem a etapa de conversão, na qual se deve fazer a copy da página de captura, a própria página de captura, a página de obrigado, o pop-up, o formulário e a segmentação.
Partindo para a terceira etapa, você deve colocar em prática o seu planejamento de atração e incluir a divulgação paga por meio de campanhas. Aqui, é preciso publicar o material rico, avaliar o orçamento para as campanhas e fazer sua ativação no Facebook, Instagram, Google Ads e LinkedIn.
Na fase de nutrição, é importante fazer um e-mail de agradecimento e, para o fluxo de nutrição, realizar a revisão desses e-mails e fazer testes com eles. Ainda nessa fase, é necessário verificar o fluxo de automação e o lead scoring.
A maioria das campanhas de Inbound Marketing tem como objetivo realizar a venda de um produto ou serviço. Por isso, na etapa de vendas, precisa-se planejar quais serão os e-mails que vão conduzir as pessoas até o momento da venda.
Por fim, na etapa de mensuração, é preciso metrificar tudo o que foi feito. Aqui, é essencial gerar relatórios de desempenho periodicamente. Essa etapa é muito importante, pois possibilita avaliar os resultados e fazer as melhorias na estratégia, caso necessário.
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