Quer você use o Instagram, o Facebook, o LinkedIn ou qualquer outra plataforma de mídia social, expandir a presença de sua empresa nesses espaços deve ser um objetivo de Marketing importante para sua companhia.
Para atingir essa meta, você já deve ter percebido que um conteúdo de qualidade pode ser a melhor das suas ferramentas. No entanto, nem sempre fazer publicações originais e relevantes é uma tarefa fácil.
Problemas como a falta de tempo e de criatividade podem comprometer a qualidade de suas postagens, impactando também a velocidade de crescimento do perfil de sua empresa nessas redes.
Felizmente, existem alguns tipos de conteúdos testados e aprovados que podem ajudar a alavancar o crescimento de seus perfis, proporcionando publicações com mais qualidade e engajamento em redes sociais.
Quer saber quais são esses tipos de conteúdo? Assista a este vídeo em nosso canal do YouTube. Nele, Daniel Imamura fala sobre alguns dos mais poderosos formatos de conteúdos para redes sociais e te ajuda a pensar em estratégias para colocá-los em prática.
Por que criar conteúdos para redes sociais?
Aplicativos de redes sociais já são parte da rotina da maioria dos brasileiros. De acordo com dados da Statista, o Brasil conta com uma média de 3h de utilização diária, um número que coloca o país entre as nações que mais utilizam as redes sociais em todo o mundo.
O Facebook parece ser a plataforma preferida, com mais da metade dos participantes da pesquisa (51%) afirmando ter um perfil nessa rede social. Logo em seguida, podemos observar o Instagram (14%), o Twitter (13%) e o Pinterest (12%).
Além disso, dados de 2020 apontam, ainda, que cerca de 80 milhões de brasileiros utilizam o Instagram e 63% deles fazem o login na plataforma ao menos uma vez por dia, de acordo com informações da Pew Research Center.
Por isso, hoje, estar presente nas redes sociais não é mais apenas uma opção para empresas. É uma movimentação estratégica, que pode decidir o futuro dos negócios.
Os tipos de conteúdos que alavancam o crescimento de um perfil
É importante lembrarmos que, quando o assunto é crescimento nas redes sociais, não existe uma fórmula universal que garanta bons resultados, independentemente de sua aplicação.
Para conseguir uma boa taxa de engajamento em redes sociais, é importante investir no conhecimento de seu público-alvo, seja por meio de pesquisas qualitativas ou quantitativas.
Apesar disso, podemos dizer que existem algumas tendências de conteúdo que podem ajudar a sua empresa a melhorar a qualidade de suas publicações. Se você procura por ideias para inspirar a criação de conteúdo para redes sociais de sua companhia, os próximos tópicos são para você. Confira!
Conteúdo educativo
A sua empresa tem uma área de expertise e, por isso, pode ser difícil determinar que tipos de conteúdo podem ser relevantes. Afinal, o que é óbvio para profissionais do seu segmento pode ser uma novidade para seus clientes.
Sendo assim, investir em conteúdos educativos é uma ótima maneira de oferecer mais valor para seus leitores, enquanto ainda se estabelece como uma referência dentro de seu campo de atuação.
Quando falamos em conteúdos educativos, não queremos dizer, necessariamente, que você precise publicar aulas em seus perfis. Veja alguns exemplos de conteúdos educativos interessantes:
- Dicas sobre como realizar algum processo;
- Checklist para não errar na hora de executar um procedimento;
- Tutorial de uso do produto.
Infoentretenimento
O infoentretenimento tem a mesma proposta de educar e gerar valor para o cliente, mas por meio de conteúdos mais bem-humorados, que tenham relação com o seu nicho de atuação.
É importante manter o foco em seu público-alvo. Caso contrário, sua empresa pode atrair espectadores desalinhados com seu produto ou serviço, o que pode comprometer as oportunidades de conversão.
Assuntos em alta
Os assuntos em alta também são verdadeiras minas de ouro quando o seu objetivo é fazer o perfil crescer nas redes sociais. Esteja sempre atualizado sobre as novidades de seu mercado, a fim de identificar tendências e adaptá-las à comunicação de sua empresa.
Para entender essas tendências, atente-se às referências de sua área e analise como os assuntos em alta foram trabalhados. Temos certeza de que, com as inspirações certas, sua empresa também poderá colher bons frutos de postagens como essas.
Também é importante lembrarmos que gerar publicações com alto engajamento em redes sociais é um processo de tentativa e erro. Não fique com medo de experimentar novos temas e formatos sempre que possível, mensurando os resultados para determinar quais estratégias foram bem-sucedidas e quais podem ser aperfeiçoadas.
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