Durante a pandemia, com medidas de prevenção que defendem o fim da aglomeração em locais públicos, muitas empresas B2B têm apostado no Marketing Digital como alternativa para manter sua receita positiva. Desse modo, diversos eventos foram adiados ou cancelados, além do setor obter uma redução em suas vendas, levando à constante utilização do meio digital para a geração de novas oportunidades.
Nesse sentido, os orçamentos para eventos presenciais, que ocorreriam no primeiro semestre de 2020, estão sendo reavaliados para um próximo momento, além de contarem com uma reestruturação de suas estratégias, a fim de manter parte da receita prevista para este ano.
Reestruturação de ações devido à pandemia
Segundo levantamentos da pesquisa “O Marketing B2B e o impacto do coronavírus” realizada pela Intelligenzia, com 353 líderes de Marketing e Vendas de empresas B2B brasileiras, 77% dos participantes afirmaram que houve impacto sobre as vendas e decorrente aplicação de novas estratégias para estimular a criação de novas oportunidades de negócio.
A pandemia fez com que 86,8% das companhias realizassem a reformulação de suas estratégias. Sendo assim, grande parte das empresas, hoje em dia, está investindo em Marketing Digital e na geração de negócios em canais digitais, a fim de atrair consumidores em potencial.
Objetivo principal: alcance de leads
Ainda de acordo com a pesquisa apresentada acima, evidenciou-se que 25% das organizações pausaram os anúncios de Facebook Ads, enquanto 21% interromperam suas estratégias de marketing no Instagram e em outras mídias sociais, que geralmente não estabelecem um retorno em vendas para o setor.
Em contrapartida, 87,5% das empresas seguiram com suas campanhas no LinkedIn Ads, e outras 83,3% não pausaram suas ações em Google Ads, que geram um retorno mais efetivo para o público segmentado. Portanto, as companhias que, no momento, optam por estratégias de Marketing Digital estão mais suscetíveis a realizar webinars (44%), bem como aumentar a produção de conteúdo para mídias sociais (36%), intensificar ações de e-mail marketing (36%) e realizar anúncios no LinkedIn (16%).
Além dessas, há outras ferramentas que podem ajudar sua empresa a sobressair no meio digital, como o WhatsApp Business, que tem sido o recurso mais utilizado, com adesão de 71% dos participantes da pesquisa.
A pesquisa, além disso, comparou a adoção de estratégias digitais por empresas B2B em relação ao ano de 2019 (anterior à pandemia da Covid-19), no qual 60% dos entrevistados não possuíam o costume de enviar e-mails marketing, tendo como foco principal a realização de eventos presenciais, que obtiveram crescimento de 120% entre os anos de 2018 e 2019.