O setor de e-commerce brasileiro foi impulsionado pela pandemia da Covid-19 em 2020; as taxas de crescimento estão subindo e o setor vem ganhando muitos consumidores. Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), junto com o Movimento Compre & Confie, mostra que o faturamento do e-commerce brasileiro atingiu a marca de R$ 41,92 bilhões no mês de agosto (somando o faturamento de janeiro até agosto).
O estudo da Socialbakers apontou que, nos meses de abril, maio e junho, a liderança geral de engajamento nas redes sociais foi do e-commerce, ressaltando o destaque e crescimento do setor no segundo trimestre de 2020. Foram registrados 24,54% do total de engajamento no Instagram e 17,7% no Facebook.
Anteriormente, o setor de moda era o líder no ranking das redes sociais, mas, com o crescimento do mercado virtual, a moda caiu para o segundo e quinto lugar no Facebook. Com isso, surgiu espaço para novos segmentos se destacarem, como, por exemplo, os serviços alimentícios, que foram impulsionados pelo delivery – muito útil em tempos de isolamento – e lojas físicas fechadas. Foi registrado um aumento de 3,6% no engajamento de serviços alimentícios no Facebook, setor que subiu duas posições no ranking.
Pandemia provocou mudanças no comportamento de empresas e consumidores
O isolamento disparou o mercado digital! Os consumidores tinham como única opção (na maioria das vezes) a compra on-line e, simultaneamente, as empresas notaram que era necessário estar presente no meio digital para continuar vendendo.
O Marketing Digital é a melhor ferramenta para impulsionar empresas que querem ter sucesso no e-commerce, afinal, vender pela Internet parece fácil, mas a concorrência é enorme e existem milhões de opções de serviços e produtos disponíveis. Sendo assim, é imprescindível ter um diferencial e investir em soluções tecnológicas, como o SEO para e-commerce e uma consultoria para redes sociais.
O crescimento do e-commerce brasileiro
Os dados da pesquisa do Movimento Compre & Confie mostram que o e-commerce brasileiro cresceu 56,8% em 2020 em comparação com os primeiros oito meses de 2019.
Os maiores registros de crescimento destacaram três categorias:
- Beleza e Perfumaria, que atingiu a marca de 107,4% e faturamento de R$ 2,11 bilhões;
- Móveis, registrando 94,4% de crescimento e faturamento de R$ 2,51 bilhões;
- Eletroportáteis, com crescimento de 85,7% e faturamento de R$ 1,02 bilhão.
A importância do Marketing Digital para o sucesso do e-commerce
Para atrair mais pessoas e ter um resultado positivo nas vendas on-line, é necessário investir em técnicas de otimização para sites. O SEO para e-commerce é uma solução tecnológica que une um conjunto de estratégias poderosas para melhorar qualquer página on-line!
Aplicar o SEO faz com que a loja virtual se destaque nos sites de mecanismos de busca e, com uma boa posição no ranking, a empresa ganha visibilidade e maior tráfego orgânico.
Como a tendência do mercado virtual também chegou nas redes, vale ressaltar que a consultoria para redes sociais pode ser fundamental para a empresa entender como apresentar seu produto ou serviço da forma correta, atingindo e atraindo consumidores – e vendendo cada vez mais!
O Marketing Digital e suas estratégias são a chave de ouro para o sucesso das lojas virtuais, já que melhora o funil de vendas e ajuda a construir a intenção de compra e retenção de clientes.