De acordo com edição recente do estudo Consumer Insights, realizado pela Kantar, os serviços de e-commerce e de delivery cresceram no último trimestre de 2020. Esse crescimento já vinha sendo observado desde o início da pandemia de Covid-19. O fenômeno é um sinal positivo para esses dois setores, o que mostra que os consumidores brasileiros começaram a apostar com mais intensidade nesses serviços.
A análise mostra que um dos principais setores mais procurados pelos consumidores foi o de fast food, apresentando alta de 62% se comparado a 2019. Nessa categoria, os alimentos mais buscados foram doces (50%) e pizzas (34%). Os consumidores, na sua grande maioria, foram crianças de até 12 anos e adultos entre 25 e 34 anos. O prazer foi um dos principais motivos do aumento dessa procura.
Além disso, ainda de acordo com a Kantar, o delivery de refeições abarca 80% dos consumidores brasileiros das zonas urbanas de até 50 anos de idade. O serviço mostra prospecções de crescimento.
A Kantar ainda apresenta que, no segundo semestre do último ano, o serviço de delivery realizado durante a semana apresentou alta de 27%. No terceiro semestre, por sua vez, o aumento foi de mais de 15% em relação a 2019.
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O comércio eletrônico, por sua vez, teve um crescimento de 18,1 milhões de vendas, sendo que 2,3 milhões delas foram apresentadas só no segundo semestre do ano. No balanço final, essa categoria esteve presente na vida de 12,9% dos consumidores.
O WhatsApp teve um grande número de downloads, sendo, na realidade, o mais procurado. Dos 9,4% dos produtos procurados, 5% era apenas pelo aplicativo de mensagens, influenciando diretamente na utilização do serviços de e-commerce e delivery. Além disso, o WhatsApp é o aplicativo que os brasileiros mais utilizam diariamente.
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E-commerce mais abrangente
Tradicionalmente, as classes mais altas e os consumidores com uma idade mais avançada são os mais procurados para o e-commerce. Porém, com a pandemia de Covid-19, o consumidor ideal desse serviço ganhou novos rostos, de diversas origens, fazendo com que o serviço se tornasse mais abrangente e abrindo seu leque de objetivos para outros consumidores, como, por exemplo, pessoas mais jovens e de classes mais baixas.
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Farmácias ganham destaque
Os serviços de e-commerce e delivery tiveram lugares cativos no setor farmacêutico. Em 2020, 81% dos pedidos foram através desses meios. Esse dado foi coletado do estudo feito pelo Farmácia App. Esse tipo de serviço se tornou muito importante para os brasileiros, uma vez que produtos farmacêuticos são considerados serviços essenciais e que conseguiram chegar às mãos dos consumidores sem ter que expô-los ao risco de contágio pelo novo coronavírus.
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