Os usuários do Instagram começam o ano de 2021 com algumas mudanças que podem mudar suas experiências durante o uso do aplicativo. Após o lançamento do TikTok, e sua fama entre os internautas, o Instagram vem pensando em diversas mudanças em suas funcionalidades tanto para tornar o seu uso ainda mais atrativo como para estar no mesmo pé de competição com o chamado “aplicativo vizinho”: o TikTok. Uma dessas soluções foi, por exemplo, o advento do Reels.
Nesse sentido, a plataforma inaugura novas mudanças que prometem se igualar ainda mais na disputa pela atenção dos usuários. Adam Mosseri, chefe do Instagram, diz que não está satisfeito com algumas ferramentas da plataforma, como o próprio Reels, admitindo uma vantagem do TikTok em relação à rede. Além disso, ele ainda suspeita que muitos usuários não compreendem a diferença entre o recurso do IGTV e os vídeos publicados no feed.
Pensando nisso, elencamos duas mudanças que estão sendo aplicadas aos instagrammers e que vão afetar diretamente a experiência do usuário. Acompanhe a seguir!
Stories verticais
Atualmente, os usuários do Instagram assistem aos stories deslizando a tela horizontalmente ou dando cliques. Porém, a partir da adesão à nova funcionalidade, que está em análise, a navegação dos stories ocorrerá na vertical.
Tal decisão se baseia em uma experiência mais compatível com dispositivos móveis, já que a navegação de forma vertical já acontece de forma natural em outras áreas do aplicativo (como no próprio feed) e, até mesmo, em outras redes sociais, como é o caso do Facebook e Twitter.
Além disso, tal funcionalidade também é inspirada no concorrente TikTok. A implementação dos stories na vertical pode ser que permita, por exemplo, uma combinação entre os vídeos do IGTV e do feed. Outro ponto é que, a partir da mudança, o Instagram pode passar a privilegiar vídeos a imagens estáticas. A descoberta em relação à verticalidade da ferramenta foi feita pelo desenvolvedor Alex Paluzzi.
A chegada do TikTok trouxe, de fato, grandes influências à rede. Os stories, por exemplo, quando lançados em 2016, baseavam-se no Snapchat, mas agora parecem se render ao modelo do “aplicativo vizinho”.
Restaurar posts apagados
Outra novidade apresentada pela rede foi divulgada na última terça-feira (2): a adesão ao recurso “recently deleted”, que, traduzindo para o português, significa “recentemente apagado”. A nova ferramenta permite que o usuário possa recuperar conteúdos apagados há, no máximo, 30 dias, ficando guardados nesse local. Caso queira, o usuário pode reciclar a pasta antes.
Os conteúdos incluem fotos postadas no feed, IGTV, Reels e stories. Os stories, especificamente, continuam permanecendo por apenas 24 horas na pasta, já que é o intuito da ferramenta ser temporária.
A função traz como motivos dois pontos principais: se o usuário, por exemplo, apagou algum post sem querer, ou por qualquer outro motivo, mas se arrependeu; ou se foi vítima de algum hacker que apagou algum conteúdo importante. A atualização está sendo disponibilizada de forma gradual.
Não deixe de ler: Snapchat lança o Spotlight para concorrer com o TikTik e Instagram Reels