Muitos setores de vendas estão sofrendo com a diminuição da receita durante a pandemia, devido às medidas preventivas de isolamento social pela Covid-19. Isso quer dizer que, com os estabelecimentos temporariamente fechados, é preciso criar novas estratégias de venda e oferecer diferenciais aos consumidores, a fim de driblar a crise econômica no País.
Uma das formas mais práticas de reinventar o seu negócio, atualmente, é apostando em ações de Marketing Digital. De acordo com a FX Retail Analytics, os dados do Índice de Performance do Varejo (IPV) apontam que o movimento das lojas físicas da região Sudeste diminuiu 45,71% em relação ao ano anterior, o que reforça a necessidade de se investir em vendas por meio do comércio virtual ou pela prestação de serviços digital.
Oportunidades que o Marketing Digital oferece
Respeitando as medidas de isolamento social, muitas lojas físicas estão fechadas ou operando apenas com o estoque para entregas durante a quarentena. Com o auxílio do Marketing Digital, esses estabelecimentos têm a oportunidade de divulgar seus produtos e serviços pela internet, oferecendo entregas para todo o Brasil, com o objetivo de aumentar seu faturamento pelo comércio eletrônico.
Segundo levantamentos da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), as vendas por comércio virtual vêm crescendo exponencialmente, gerando um aumento no faturamento de R$ 75,1 bilhões, somente em 2019. Com isso, os novos modelos de negócio têm apostado cada vez mais em estratégias digitais como forma de driblar a crise.
Como oferecer diferenciais durante a crise
Além de estar disponível no meio digital, sua empresa deve se sobressair no mercado, afinal, entre tantas opções em um mesmo segmento, por que um consumidor deve escolher a sua marca? É aqui que entra o seu diferencial, seja pela otimização no processo de entregas, oferecendo serviços rápidos ou gratuitos, seja pela central de atendimento, que deve garantir um excelente suporte ao cliente, principalmente neste momento no qual estamos vivendo.
Sendo assim, especialistas defendem que o Marketing não pode ser colocado em quarentena, pois sua influência é fundamental para que os processos de venda ocorram normalmente, mesmo de forma remota. Por isso, é muito importante que empreendedores estudem as melhores estratégias, para oferecer as melhores condições de compra ao seu público e continuar de portas abertas após a pandemia.
Além de disponibilizar o melhor atendimento possível, é válido que sua empresa esteja presente nas redes sociais e possua um site constantemente atualizado, visto que o número de pessoas conectadas à internet aumentou durante a quarentena. Afinal, disponibilizar conteúdos semanais tornou-se uma forma de captar novos clientes, sem precisar sair de casa.