Dispositivos Android que rodam a versão do sistema 7.1.1 Nougat não poderão acessar vários sites a partir de 11 de janeiro de 2021. Esse sistema do celular Android não vai conseguir checar os certificados de segurança de sites da Let’s Encrypt. Com isso, aplicativos e sites serão bloqueados devido ao risco de baixa segurança e fraude.
A Let’s Encrypt é uma das principais instituições certificadoras de segurança para sites. No mínimo 30% de todos os endereços na rede usam o serviço da empresa. Os certificados são como uma assinatura digital que atesta a legitimidade de uma página na Internet. Nos casos em que o certificado for inexistente ou inválido, a página é bloqueada e o usuário não consegue acessá-la.
De todos os dispositivos Android em funcionamento, no mínimo 33,8% usam o sistema 7.1.1 Nougat ou outra versão inferior. Com a mudança de suporte da Let’s Encrypt, esses aparelhos não vão mais acessar sites certificados pela organização – e, pelo visto, muitos usuários serão impactados.
A mudança também vai afetar aplicativos, pois o funcionamento deles depende da Internet, e também precisam de endereços certificados com Let’s Encrypt. Ou seja, alguns apps também vão parar de funcionar em sistemas Android 7.1.1 Nougat e anteriores.
Muitos usuários de dispositivos Android usam a versão 7.1.1 Nougat e, até mesmo, versões mais antigas. A tendência é que a maioria dos fornecedores de hardware cortem o suporte para esses modelos, como a própria Let’s Encrypt está fazendo. Um problema parecido aconteceu com o Internet Explorer, uma vez que os usuários do antigo navegador da Microsoft não poderão acessar mais de mil sites a partir de novembro deste ano.
Qual é a solução ou alternativa para os usuários dos dispositivos Android 7.1.1 Nougat?
O problema só seria definitivamente solucionado com uma atualização do sistema, porém os aparelhos Android mais antigos não suportam as novas atualizações, o que, muitas vezes, leva os usuários a comprar dispositivos Android mais modernos.
Uma alternativa proposta pela Let’s Encrypt como solução temporária é o uso do Firefox versão mobile, que possui os certificados de segurança necessários instalados. Entretanto, essa opção não resolve o problema da funcionalidade dos aplicativos afetados, apenas o das páginas da web.
O Firefox é o navegador da Mozilla, parceira da Let’s Encrypt. Com base própria de certificados, ele roda em qualquer versão Android superior a 5.0. Essa alternativa pode ajudar a contornar o problema.
Para reduzir o transtorno dos usuários, a Samsung e outros fabricantes de dispositivos Android passaram a se comprometer com três anos de atualizações de sistemas operacionais para não deixar seus clientes na mão. Porém, para os usuários de aparelhos mais antigos que não atualizam, isso não muda nada, uma vez que o dispositivo ficará com poucos recursos e a única opção será usar o Firefox.
Outros sites continuarão funcionando no sistema 7.1.1 Nougat. No entanto, ainda existe o risco de perder o suporte para essa versão e para as mais antigas a qualquer momento. Essa inconsistência pode incomodar muitos usuários e é um obstáculo para quem não pode trocar de aparelho – a única ação que resolveria o problema de forma definitiva.