Muitas empresas estão boicotando o Facebook por conta de sua postura fraca contra a desinformação e discursos de ódio. De acordo com o The Wall Street Journal, a Walt Disney é mais uma companhia que decidiu cortar suas publicidades na plataforma.
A empresa não anunciou publicamente que está dentro do movimento de boicote, apenas mudou sua estratégia de publicidade de forma silenciosa, retirando seus investimentos no Facebook. Mesmo sendo procurada pelo jornal The Wall Street, os representantes da Disney não comentaram sobre o caso.
Outras empresas grandes também aderiram ao movimento, entre elas estão a Ford, Starbucks, Unilever, Adidas, Coca-Cola, Verizon. Além delas, mais 500 empresas cancelaram os contratos de publicidade com o Facebook e até com outras redes sociais do grupo.
Campanha “Parem o Lucro pelo Ódio” (#StopHateForProfit)
Esse movimento foi criado para pressionar o Facebook a cortar o avanço dos discursos de ódio e desinformação da rede social. O propósito é fazer com que a plataforma crie medidas eficientes para banir essas questões. Devido ao boicote, suas ações caíram quase 10%, mas, desde 1 de julho, elas voltaram a subir cerca de 4%.
Mesmo sendo a gigante das mídias sociais, o Facebook está passando por tal situação por não lidar de forma correta com assuntos polêmicos; desde então, Zuckerberg passou a ser alvo de críticas. Os líderes do movimento acreditam que a campanha possa ganhar força global.
O lado do Facebook
Como resposta, o Facebook fez um anúncio dizendo que iria começar a sinalizar publicações que violassem os termos de uso e regras da plataforma. Outra promessa feita foi a de inserir links informativos em postagens de campanhas eleitorais nos Estados Unidos, uma vez que os usuários seriam direcionados para sites oficiais com informações confiáveis.
Além disso, Mark Zuckerberg diz que vai aumentar a luta contra o racismo e discursos de ódio em anúncios de publicidade de sua plataforma. Segundo ele, mensagens afirmando que “pessoas de determinada raça, etnia, nacionalidade, religião, orientação sexual, gênero ou status de imigração são uma ameaça à segurança física, à saúde ou à sobrevivência de outras pessoas” serão proibidas.
A empresa afirma que seu sistema de inteligência artificial é eficiente e localiza cerca de 90% das postagens de racismo e discursos de ódio, mesmo antes de serem denunciadas. O Facebook investe bilhões de dólares para manter a segurança de seu site e já baniu 250 organizações de supremacia branca de suas redes sociais.
A receita anual de publicidade gerada pelo site é de US$ 70 bilhões por meio de 8 milhões de anunciantes. Zuckerberg se diz confiante e acredita que pode resolver as questões que levaram ao boicote.
A importância dos links patrocinados
O Facebook lucra muito com links patrocinados e agora está enfrentando um desafio. Os anúncios pagos ou links patrocinados são algumas das estratégias de marketing mais eficientes da atualidade; com elas, é possível garantir um aumento nas conversões de cliques e vendas. O link patrocinado é um método poderoso para atrair potenciais clientes e aumentar a visibilidade na internet.