Cada vez mais, as empresas percebem a importância de estar presente no meio digital – e a pandemia reforçou ainda mais essa necessidade! Muitas delas tiveram que entrar no ambiente online, criando sites, lojas virtuais e perfis nas redes sociais, além de buscar estratégias de marketing para ajudar a construir uma comunicação digital eficiente e capaz de trazer um retorno positivo.
O Digital First veio para otimizar as estratégias e experiências digitais, preparando aqueles que desejam começar pelo virtual e priorizando tal ambiente. O universo online é cheio de possibilidades e oportunidades e, por meio da tecnologia, vários recursos podem e devem ser usados para ajudar as empresas a entenderem como entregar exatamente aquilo de que os consumidores precisam.
O conceito que o Digital First traz é o de desenvolver uma empresa no ambiente digital antes mesmo do ambiente físico. Começando pelo virtual e usando as milhares de estratégias de marketing existentes, elas vão mais longe, alcançando mais pessoas e oportunidades, destacando-se entre a concorrência e se tornando competitivas o bastante para o mercado atual.
Nova forma de trabalhar os canais de comunicação com os clientes
A tecnologia e o mundo digital fazem parte da sociedade; inclusive, as novas gerações já nascem conectadas ao mundo online. Dessa maneira, o Digital First coloca o digital como o primeiro passo na comunicação das empresas com seus clientes.
A Internet permite que vários canais de interação com os consumidores sejam criados de forma virtual, seja por meio de sites, aplicativos, redes sociais ou mensagens, por exemplo. Investir na comunicação com o cliente também é uma estratégia de retenção!
Termos de busca mais pesquisados no Google nos últimos meses
Os termos tecnológicos mais buscados foram:
- Inteligência Artificial;
- Internet das Coisas;
- Busca por voz.
O ambiente preferido dos consumidores vem sendo o online, já que pode ser acessado de maneira rápida e conveniente. Assim, a interação do cliente com o virtual está avançando. A busca por voz e o uso da Inteligência Artificial, por exemplo, são tecnologias usadas com frequência na relação entre empresas e clientes.
Como as empresas podem começar a trabalhar esse conceito de transformação digital?
A transformação digital impactou as empresas e a maneira como elas precisam atender às necessidades de seus clientes. No Digital First, é essencial estudar, analisar e saber quais são os hábitos dos consumidores e, a partir daí, reinventar ou inovar a forma de divulgar serviços e produtos.
Atualmente, aplicando o conceito do Digital First, muitos negócios nascem no mundo digital. Já empresas mais antigas – ou que não estavam presentes no meio virtual – precisam se adaptar a esse conceito para entender como lidar com os desafios que virão.
Estamos em um momento em que o real e o digital estão muito próximos e, em breve, será difícil saber quando um começa e o outro termina – e isso mostra a importância de se preparar de forma competitiva para o mundo digital! Veja quais são as outras tendências de Marketing Digital para os próximos anos e busque se adaptar o quanto antes ao ambiente online.