Já que a legibilidade é um dos elementos importantes para o bom desempenho de um conteúdo, é possível que você tenha ouvido falar ou tenha curiosidade de entender melhor o recurso de legibilidade do plugin Yoast SEO no WordPress, certo?
Os usuários, principalmente, e também os algoritmos de mecanismos de busca, como o Google, precisam ler e entender o seu texto de forma fácil e eficiente. Isso proporcionará uma boa experiência ao usuário, fará com que os leitores passem mais tempo em seu site e possibilitará um melhor posicionamento do conteúdo nos buscadores.
Falando assim, pode parecer simples, mas há vários requisitos que influenciam a legibilidade – e é por isso que elaboramos este artigo com dicas para você poder utilizar o Yoast no WordPress de forma mais adequada. Confira!
O que é legibilidade?
A legibilidade nada mais é do que uma qualidade presente em um texto, como um post de blog, e é ela que determina o quão fácil é a leitura desse conteúdo.
Ou seja, a legibilidade é o que dita se um texto é ou não de fácil leitura e compreensão. Isso é importante, inclusive, para quem quer posicionar bem um site ou página entre os resultados de pesquisa do Google.
A boa notícia é que há formas de deixar conteúdos escritos mais legíveis. E uma delas vamos apresentar agora: por meio do plugin do WordPress, o Yoast SEO, é possível trazer mais legibilidade para um texto a partir de orientações indicadas pela ferramenta.
Veja também: Quais são os melhores plugins de SEO para WordPress?
Melhorando a legibilidade no Yoast SEO
Durante a criação de conteúdos, você deve pensar em formas de como melhorar a legibilidade dos seus textos.
Pensando nisso, nosso especialista em SEO, Daniel Imamura, gravou um vídeo comentando sobre algumas boas práticas de legibilidade sugeridas pelo Yoast SEO. Confira no vídeo a seguir!
Subtítulos
A distribuição de subtítulos diz respeito a divisões feitas ao longo do conteúdo, utilizando títulos para deixar o texto menos corrido e, consequentemente, menos cansativo para o leitor. Se você não realizar uma distribuição adequada de subtítulos, o plugin provavelmente indicará essa falha.
Para solucionar essa questão, basta criar subtítulos lógicos (também conhecidos como intertítulos ou heading tags H2 e H3) de acordo com a temática tratada nos parágrafos para que o conteúdo tenha um bom desenvolvimento.
Sessões
Sessões muito longas, com mais de 300 palavras e sem separação de subtítulos, costumam ser consideradas uma falha para o Yoast, já que tornam a leitura menos legível.
Para otimizar a experiência do usuário, a ideia é criar sessões curtas, preferencialmente divididas por subtítulos e que orientem o leitor de forma objetiva e didática.
Parágrafos
A quantidade máxima recomendada por parágrafo é de 150 caracteres, mas isso não deve ser considerado uma regra, é apenas uma sugestão do plugin. Esse número de caracteres corresponde, aproximadamente, a duas ou três linhas escritas.
A dica aqui é observar quais parágrafos estão muito grandes e “diluí-los” em parágrafos menores.
É claro que, para isso, é preciso realizar ajustes e adequações no conteúdo, mas é fundamental que o texto não tenha parágrafos muito longos, uma vez que isso tende a entediar a maioria dos leitores na internet.
Dica de uso: no Yoast, na aba “ver”, clique em “mostrar blocos”. Com essa ferramenta, você consegue visualizar quais parágrafos estão muito grandes e precisam de uma quebra.
Comprimento das frases
O comprimento da frase, ou tamanho da sentença, é um ponto de atenção para o Yoast. O plugin recomenda que apenas 25% de um texto (isto é, 1/4 dele) tenha frases com mais de 20 palavras.
Isso significa que a maioria das frases deve ter 20 palavras ou menos para que o texto seja considerado de alta legibilidade.
Então, procure encurtar as suas frases, mas atenção: esse ajuste é importante, porém o que realmente importa é a experiência do usuário – ou seja, é preferível uma frase longa coerente a uma frase curta sem sentido.
Palavras de transição
É preciso que uma grande porcentagem de sentenças seja composta por palavras de transição, já que elas fazem uma ponte entre uma frase e outra, ou um parágrafo e outro, e estabelecem coesão para o texto.
Bons exemplos de palavras de transição são: “por fim”, “além disso”, “por isso”, “dessa forma”, “então”, “portanto”, etc.
De acordo com o Yoast, a utilização dessas palavras, consideradas elementos coesivos, é muito importante para trazer mais sentido e conexão entre as ideias.
É claro que esses ajustes precisam ser coerentes e fazer sentido no texto. A dica é que você se atente às frases que podem ser complementadas – de modo natural – com palavras de transição, sem haver prejuízo de sentido.
Começo de frases
O começo das frases é um detalhe que, às vezes, nem chega a aparecer no Yoast SEO, mas nós recomendamos que você fique atento a ele.
Evite ao máximo começar frases consecutivas com uma mesma palavra. Por exemplo: se uma frase começa com “dessa forma”, evite utilizar esse mesmo termo ao dar início à próxima frase ou ao parágrafo seguinte.
A repetição de palavras, principalmente no começo das sentenças, pode tornar o texto confuso, cansativo e passar a impressão ao usuário de que o conteúdo foi escrito de maneira descuidada.
Voz passiva
A utilização de voz passiva em excesso pode ser considerada um problema pelo Yoast – mas o que seria a voz passiva? De modo simplificado, é a colocação do objeto da frase como aquilo que sofre uma ação.
Por exemplo: “o vídeo foi gravado pelo Daniel” é um caso de voz passiva. Gramaticalmente falando, não há nada de errado com a sentença, porém o Yoast interpreta esse tipo de formação de frase como sendo de difícil compreensão para o usuário.
Para o plugin, o mais adequado seria optar pela voz ativa, isto é, “o Daniel gravou o vídeo”. Nesse formato, a legibilidade do conteúdo se torna mais fácil.
Importante: ao modificar um conteúdo de acordo com as orientações sugeridas pelo Yoast, tenha sempre o senso crítico de pensar como um usuário que está lendo o texto pela primeira vez.
O conteúdo está compreensível? Legível? Ele entrega as informações de forma coesa e coerente?
Lembre-se: de nada adianta o seu Yoast ficar todo “verdinho” se a experiência do usuário não for satisfatória. Sempre priorize a visão “humana” do todo.
Saiba como aproveitar ao máximo o poder do SEO no WordPress
Legibilidade Yoast SEO: otimize conteúdos com uma equipe de especialistas
Como vimos, a legibilidade é um fator muito importante para os leitores do seu conteúdo. Ainda que seja um trabalho que exija bastante análise crítica e técnica, felizmente você pode contar com a Consultoria Digital, que tem uma equipe de especialistas em conteúdo que domina totalmente as especificidades do plugin Yoast SEO.
Nossa equipe é composta por profissionais formados em Letras, Marketing, Jornalismo, Publicidade (e muitas outras graduações!) e nós frequentemente realizamos treinamentos internos para aprimorar nossos conhecimentos e proporcionar aos nossos clientes conteúdos de qualidade e que cumpram seus objetivos, sendo eficientes, estratégicos e otimizados para os mecanismos de busca.
Conheça a consultoria de SEO da nossa agência e veja como obter todos os benefícios do nosso trabalho! Se desejar, entre em contato com um de nossos especialistas para tirar todas as suas dúvidas.