De acordo com o site Internet Live Stats, são feitas aproximadamente 3,5 bilhões de pesquisas no Google todos os dias. Certamente, entre essa multidão realizando buscas, encontra-se parte significativa do seu público-alvo, de modo que, para atraí-lo, basta criar um site, correto? Negativo.
Mais do que possuir um domínio, é preciso saber se o seu site está indexado no Google, pois, caso contrário, ele não será encontrado por ninguém. Quer saber como aparecer no Google e atrair mais clientes para o seu negócio? Acompanhe o vídeo que Daniel Imamura, nosso especialista em SEO, fala sobre o assunto:
Como aparecer no Google?
Para que um site apareça nos resultados de pesquisa do Google, é preciso que ele esteja indexado no mecanismo de busca, ou seja, que as informações da página estejam armazenadas no banco de dados do Google.
Há diversas formas de indexar um site, sendo as mais comuns por meio de links na internet e do Google Search Console. No primeiro caso, é necessário que a sua página esteja linkada em um site já indexado, já que, como o Googlebot (robô indexador do Google) efetua varreduras periodicamente em todas as páginas publicadas na web, ele poderá encontrar o link do site, ler o conteúdo e registrá-lo no índice de pesquisa do Google.
Essa opção dificilmente poderá ser executada por empresas recém-abertas e que ainda não são amplamente reconhecidas pelo mercado, porque é justamente isso que um negócio precisa ter para ser mencionado por outro site.
Por conta disso, foi lançado o Google Search Console, uma ferramenta feita especialmente para indexar páginas. Para subir o endereço do seu site no Google, basta cadastrá-lo e validar que você é o real proprietário daquele domínio.
Vale destacar que o Google Search Console não serve apenas para indexar páginas, mas também é capaz de auxiliar na identificação de falhas e na emissão de relatórios de desempenho do site, além de disponibilizar tutoriais em vídeo sobre como usar cada uma das funcionalidades.
Indexada a página, a missão ainda não está completa, uma vez que não basta estar no Google para atingir seu público-alvo; é preciso que o seu site esteja bem-ranqueado – isto é, entre os primeiros resultados de pesquisa do Google. Para isso, é preciso investir em anúncios e/ou resultados orgânicos. Você sabe qual é a diferença entre eles? Confira o próximo tópico!
Leia também: Como aparecer no Google sem anúncios
Qual é a diferença entre anúncios e resultados orgânicos?
Ao realizar uma consulta no Google, você já deve ter reparado que aparecem dois tipos de resultado. Um deles são os links antecedidos pela palavra “anúncio”, os quais são provenientes de estratégias de tráfego pago e sempre aparecem no topo da página. Para que isso ocorra, a empresa precisa pagar ao Google por cada usuário que visita seu site e, em contrapartida, a página da empresa é exibida entre os primeiros resultados das pesquisas.
Já os resultados orgânicos são aqueles que ficam logo abaixo dos resultados pagos e não possuem a palavra “anúncio” na frente do endereço de acesso ao site. Nesse caso, esse tipo de resultado é derivado de estratégias de tráfego orgânico, não sendo necessário pagar por cada clique recebido, já que a página aparece entre os primeiros resultados por conta das qualidades técnicas que possui, como estar dentro das boas práticas de SEO e de outras ações de marketing digital.
Cabe mencionar que tanto o tráfego pago quanto o orgânico apresentam uma excelente performance (desde que as ações sejam bem-planejadas e executadas), servem para finalidades diferentes e podem ser utilizados em conjunto.
Alguns empresários, gestores e empreendedores temem investir em anúncios, pois não sabem prever o custo por clique (CPC), métrica fundamental para indicar quanto deve ser aplicado para colocar a estratégia em prática. Mas fique sabendo que há uma maneira bem fácil de presumir o CPC.
Para isso, basta acessar a página do Ubersuggest – ferramenta parcialmente gratuita de SEO – e digitar a palavra-chave selecionada para compor a campanha. Dessa forma, serão exibidos o volume de buscas mensais pela palavra-chave e o CPC médio. Então, para aprimorar mais a análise, deve ser levado em consideração que o valor do CPC muda conforme a posição do site nos resultados de pesquisa do Google.
Mas como saber o valor do CPC de cada uma das posições do Google? Simples! Basta você acessar a ferramenta on-line Advanced Web Ranking, que fornece gratuitamente a taxa de cliques (CTR) atualizada de cada uma das posições no Google.
Assim, você poderá fazer uma projeção do custo total por cliques, considerando a posição que o seu site se encontra, a CTR média e o custo por cada clique. Para identificar quanto equivale a CTR (que é informada em porcentagem) em relação ao número total de cliques, basta efetuar uma regra de três, isto é, multiplicar o total de visitas pela CTR e dividir o resultado por 100%.
Por exemplo: se o número total de visitas informado pelo Ubersuggest for de 20 mil, a CTR de 30% e o CPC R$ 1,00, logo:
Cabe lembrar que você pode automatizar o cálculo de cada uma das posições do Google com o auxílio de uma planilha no Excel. Se restou alguma dúvida quanto ao uso do Advanced Web Ranking, confira este outro vídeo em que o Daniel Imamura fala sobre a ferramenta:
Como saber se o meu site já está no Google?
É bem fácil verificar se o seu site já está indexado. Você apenas precisa digitar na barra de busca do Google a palavra “site”, seguida por dois pontos (site:) e o domínio da sua página, sem espaço entre os dois pontos e a URL.
Por exemplo: se fôssemos consultar se o site da CD está registrado no Google, digitaríamos: site:consultoriadigital.com.br.
Se, após clicar em “pesquisar”, aparecerem páginas do seu site, significa que ele está indexado no Google. Caso não seja exibido nenhum resultado, isso indica que o domínio ainda não foi registrado.
Conte com a Consultoria Digital para seu site aparecer no Google
A Consultoria Digital é uma agência especializada em soluções de Marketing Digital, como SEO e Google Search Console. Então, se você ainda tem alguma dúvida sobre como aparecer no Google, conte com a nossa consultoria de SEO e faça o seu negócio crescer cada vez mais na internet!