Será que você está sabendo escolher as melhores palavras-chave para a estratégia de marketing do seu negócio? Há quem pense que basta selecionar o termo com maior volume de buscas, mas isso não é verdade. Uma estratégia de impacto requer muito mais, e é sobre isso que falamos no artigo de hoje. Vamos lá?
5 dicas de como selecionar a palavra-chave ideal para sua estratégia
A seguir, descubra os principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher a palavra-chave ideal.
1. Defina o objetivo da estratégia
A palavra-chave ideal é aquela que melhor atende ao objetivo da sua estratégia. Portanto, o primeiro passo é defini-lo. Isso parece óbvio, mas nem sempre é. Por exemplo: há quem utilize as palavras-chave com maior volume de buscas quando, na verdade, pretende gerar mais vendas.
Se você ainda não tem muita experiência no assunto, pode parecer contraintuitivo, mas veja só: ao procurar a palavra “marketing” numa ferramenta de SEO, como o Semrush, você verá que ela possui um alto volume de buscas, mas uma baixa taxa de conversão. Isso porque se trata de uma head tail, que nada mais é do que uma palavra-chave composta por um ou dois termos, o que a torna muito genérica e, consequentemente, altamente concorrida e difícil de ranquear.
Para tornar a palavra-chave “marketing” capaz de gerar vendas, é preciso especificá-la, ou seja, transformá-la em uma long tail, como, por exemplo: Marketing Digital: como funciona?, Marketing Digital para iniciantes, Marketing de Afiliados, etc. Esses exemplos costumam possuir um baixo volume de buscas, mas, em contrapartida, são capazes de trazer leads qualificados e, consequentemente, mais suscetíveis a gerarem vendas.
Quer saber como escolher palavras-chave com base no objetivo da sua estratégia? Daniel Imamura, um dos maiores especialistas em SEO do Brasil, deu dicas valiosas sobre o assunto no vídeo abaixo. Confira!
2. Conheça a persona e o público-alvo
A persona é um personagem fictício que representa o perfil do seu cliente ideal, e o público-alvo corresponde a um grupo de pessoas que compartilha de um mesmo perfil e tem potencial para se tornar seus clientes.
Assim, conhecer a persona e o público-alvo do seu negócio é importante para construir uma estratégia de marketing digital, porque, ao conhecê-los, você passa a compreender com maior propriedade as dificuldades que o potencial cliente apresenta, que é justamente o que o leva a realizar uma busca no Google.
3. Mapeie a jornada do cliente
A jornada do cliente se refere a todo trajeto percorrido pelo consumidor, desde seu primeiro contato com a empresa até o pós-venda. Ao mapear essa jornada, é possível identificar quais são as dúvidas e as necessidades que o cliente tem em cada um dos estágios do funil de vendas, sendo eles:
- Topo de funil: aprendizado e descoberta do problema;
- Meio de funil: reconhecimento do problema e consideração da solução;
- Fundo de funil: decisão de compra.
Para ficar mais compreensível como a jornada do cliente contribui com a escolha da palavra-chave, vamos a mais um exemplo. Imagine que uma pessoa, que vamos chamar de Carla, faz home office e tem passado algumas dificuldades para trabalhar em casa, pois convive com a família e há pouco espaço na residência.
Passado algum tempo, um colega de trabalho, Roberto, relata para Carla que passou pela mesma situação, mas que agora está alugando um espaço de coworking. Carla não faz a menor ideia do que se trata coworking e, ao chegar em casa, faz uma pesquisa no Google com a palavra-chave “o que é coworking”.
Agora, vamos supor que Roberto, que sabe o que é coworking e até mesmo já fechou um contrato de locação, não está mais satisfeito com a empresa que aluga o espaço. Então, ele vai buscar no Google “coworking São Paulo”, pois quer encontrar outras empresas do ramo na cidade onde mora.
Se você aluga um espaço de coworking, seu site já possui muitos acessos por dia e você quer partir para uma estratégia de geração de vendas, qual das duas palavras-chave vai usar: “o que é coworking” ou “coworking São Paulo”? A última, não é mesmo?
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4. Analise as palavras-chave dos concorrentes
Ao selecionar uma palavra-chave para compor sua estratégia, é preciso levar em consideração que, ao utilizá-la, você estará entrando em uma disputa com centenas de outras empresas que desejam aparecer no Google. Portanto, para escolher a palavra-chave ideal, é interessante analisar os termos utilizados pelos seus principais concorrentes e o volume de buscas deles.
Assim, você poderá definir se seu site tem potencial para entrar numa disputa com uma palavra altamente concorrida ou se é melhor selecionar estrategicamente outra palavra e trilhar um caminho diferente.
5. Monitore constantemente a estratégia
Por fim, é importante acompanhar o desempenho de suas páginas em relação às palavras-chave selecionadas, pois elas podem cair em desuso com o passar do tempo ou o algoritmo do Google pode ser atualizado, impactando a performance do seu site.
Faça dar certo
Aqui, na Consultoria Digital, já recebemos vários clientes afirmando que o trabalho de SEO não dá certo e, ao questionarmos o porquê, escutávamos que o cliente já havia aplicado as estratégias em seu site e não viu resultado algum.
Vale destacar que as estratégias de SEO, como o uso de palavras-chave, devem ser aplicadas por profissionais que possuam conhecimento técnico e experiência na área.
Só aqui na CD, contamos com mais de 30 profissionais (dentre eles desenvolvedores de sites, analistas de SEO e redatores de conteúdo) para planejar, executar e monitorar toda a estratégia. Portanto, se você já fez de tudo e não obteve os resultados esperados, entre em contato com a gente para conhecer nosso serviço de consultoria SEO. Esperamos por você!