Para você ter uma taxa de conversão maior, é preciso ir além das estratégias de atração de visitantes ao site.
É muito comum encontrar marcas que conseguem gerar muitos cliques e até mesmo pedidos de orçamento, mas a taxa de conversão de lead para cliente é relativamente baixa.
Se esse é o seu caso, confira as nossas dicas que vão fazer total diferença e vão te ajudar a aumentar a taxa de conversão.
Taxa de conversão: saiba como aumentá-la
Supondo que você conseguiu gerar um lead dentro do site, ou seja, um visitante topou deixar um e-mail ou telefone de contato por ter interesse em fazer um orçamento, veja o que é preciso para convertê-lo em cliente.
Entre em contato com a pessoa
Assim que o lead for gerado, o seu setor comercial (de vendas) deve entrar em contato o mais rápido possível.
Há estudos mostrando que quanto antes seu time de vendas entrar em contato com um usuário que se tornou lead dentro do site, maiores são as chances de fechar um negócio com essa pessoa.
Afinal, existe uma grande possibilidade de esse usuário estar pedindo orçamentos em diferentes sites, não apenas no seu, e aquele que entrar em contato com mais agilidade já demonstra um diferencial de atendimento.
Orçamento
Na hora de passar o orçamento para esse lead, além de ser ágil e entrar em contato o quanto antes, a equipe comercial precisa entregar todas as informações necessárias.
Afinal, ao unir a rapidez do atendimento com informações claras e concisas, a chance de o lead te priorizar e te usar de norteador (comparando todos os outros atendimentos e orçamentos com os seus) é muito maior.
Importante: tenha um site organizado, assim como um time de vendas eficiente, e você terá boas chances de aumentar a sua taxa de conversão.
Site conectado com CRM do comercial
Para integrar o marketing digital do seu site com as ações do time comercial, é altamente recomendável investir em um sistema CRM.
Ao utilizar um CRM na sua empresa, toda e qualquer informação que entrar pelo formulário do site vai chegar diretamente nesse CRM – e por que isso é tão importante?
O CRM conta com ferramentas que vão te ajudar com a rastreabilidade do lead e com o armazenamento de outras informações que você possa ter, fornecendo à equipe comercial tudo o que é preciso para que a abordagem seja o mais eficiente possível.
Momento do contato: dicas importantes
É muito importante que o setor comercial, no momento de fazer o primeiro contato com o lead, tenha um discurso muito bem-alinhado com o que foi proposto pelo site.
Afinal, qualquer divergência entre o conteúdo do site e a fala do time comercial vai gerar desconfiança e perda de credibilidade.
Se o lead chegou até você é porque está minimamente convencido de que a sua empresa pode fornecer uma solução para o problema dele, então o discurso deve ser compatível com o que já foi prometido no site.
Importante: o setor de marketing (responsável pelo conteúdo do site) e o setor de vendas precisam conversar para que o site converse com o discurso comercial, de modo integrado entre os departamentos, garantindo que tudo flua da melhor forma possível.
Momento da proposta final
Após o primeiro contato feito com agilidade e eficiência, é chegado o momento de fazer a proposta comercial. É muito importante que ela também siga a mesma identidade do que já foi apresentado no site.
Esse detalhe da identidade é importante para gerar reconhecimento na mente do cliente e mostrar que todos os setores da empresa estão integrados e alinhados.
Afinal, de nada adianta caprichar muito na criação de site e não corresponder a isso na proposta comercial. A proposta deve andar de mãos dadas com o design do site. Isso deixa claro que sua marca se importa até mesmo com os detalhes.
Confira mais dicas sobre a formulação da proposta final visando aumentar a taxa de conversão no vídeo abaixo, em que Daniel Imamura, CEO da Consultoria Digital, fala sobre o assunto:
Por que o follow-up é importante?
A sua equipe deve, sim, fazer o follow-up, ou seja, o acompanhamento do cliente nos dias seguintes para que o processo comercial não pereça.
As pessoas têm muitas coisas para fazer ao longo do dia e pode ser que, em um primeiro momento, o orçamento entregue seja deixado de lado.
Esse hábito de postergar a decisão pelo orçamento coloca tudo o que falamos até agora a perder. De nada adianta ter agilidade no atendimento se o lead acabar negligenciando a decisão.
Ao fazer o follow-up e entrar em contato com o cliente de tempos em tempos, é possível oferecer ajuda, dar ainda mais informações sobre o produto ou serviço e perguntar como está o andamento das análises de orçamento. Isso pode ser um diferencial para a sua marca.
Importante: é recomendável cadastrar todas as atividades no CRM para que o follow-up seja feito de forma adequada e eficiente. Assim, nenhum lead passa esquecido.
Aumente a taxa de conversão integrando Marketing e Vendas
Sempre coloque o seu time comercial em contato direto com a equipe da Consultoria Digital, que é uma agência de Marketing Digital. Como dissemos, isso é crucial para aumentar a taxa de conversão por promover uma jornada de compra otimizada ao lead.
Essas conversas entre equipes ajudam muito a tornar as ações mais eficientes, pois, por meio de processos mais concisos e alinhados, a marca pode melhorar e aumentar a taxa de conversão.
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