Se você não está familiarizado com a linguagem utilizada nos serviços de SEO, os backlinks podem ser um pouco confusos na sua cabeça. Por esse motivo, nada mais justo que começar esse post explicando o significado desse termo.
Confira: perfil de backlinks
De maneira simples, backlinks são os links que o seu site recebe de terceiros. Em outras palavras, significa que toda vez que algum blog ou portal cita o seu – incluindo um link direto para ele – um backlink está sendo realizado.
Nesse contexto, quanto mais backlinks você recebe, melhor para o seu site. Podemos afirmar isso porque esse é um indicativo de que lá são postados conteúdos e/ou produtos de qualidade.
Contudo, vale ressaltar que não são todos os tipos de backlinks que de fato ajudam o seu portal a decolar. A equipe de serviços de SEO da Consultoria Digital preparou algumas dicas para te ajudar a compreender melhor o assunto. Vamos lá?
Você tem uma boa diversidade de domínios?
Acredite: com isso, será possível ter um perfil de backlinks melhor. Afinal de contas, se todos os seus links vêm de apenas um site, ele pode ser considerado fraco, pois apenas um domínio – diante de uma imensidão de portais em toda a internet – está fazendo citações do seu conteúdo.
A partir dessa diversidade, obviamente o número de backlinks também irá aumentar, e isso poderá trazer grandes benefícios ao seu conteúdo.
Você está atento aos seus textos âncora?
De maneira simples, o texto âncora é o texto visível e clicável que transfere o usuário para uma outra página.
Exemplo: na frase “você já pensou em contratar serviços de SEO?”, o termo “SEO” é o texto âncora do link. Ele indica tanto para o usuário quanto para o Google qual conteúdo o link de destino contém.
Contudo, fique atento: você não deve criar um perfil onde 100% dos seus textos âncora são exatos, ou seja, iguais. E isso porque cada blog ou portal que citar o seu site poderá usar alguns textos âncora diferentes, de acordo com o estilo de escrita e conteúdo de cada um deles.
Dicas de estratégias de linkbuilding
– Busque links em sites relevantes do seu nicho. Evite buscar backlinks em portais que não tratam sobre os temas do seu interesse.
– Focalize na diversidade. Mais vale um backlink em diversos portais do que diversos backlinks em apenas um portal.
– Crie ativos linkáveis de qualidade. Trabalhe com páginas, PDFs, vídeos e e-books bem feitos para que mais portais criem backlinks para o seu site.
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Veja também nosso Guia de SEO para Link Building
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Até a próxima!