O conteúdo evergreen, ou “sempre verde”, diz respeito a um tipo de conteúdo considerado atemporal, como o próprio nome sugere.
Sendo um conteúdo evergreen, o material se mantém relevante mesmo após muito tempo de sua publicação.
Entenda como o conteúdo evergreen funciona, por que vale a pena investir nesse material e se dá para trabalhá-lo nas redes sociais.
O que é conteúdo evergreen?
No conteúdo evergreen, os tópicos desenvolvidos apresentam um material que não sofre com picos sazonais ou quedas de procura.
Eles entregam um nível de relevância constante, sendo perenes e duradouros, e podem gerar o mesmo nível de tráfego o ano todo.
Independentemente da época do ano, o interesse pelo conteúdo evergreen permanece o mesmo. As pessoas buscam o material para obter informações relevantes e respostas para suas dúvidas.
Importante: você pode atualizar os dados do material de tempos em tempos para mantê-lo “vivo” e condizente com o momento.
Como diferenciar o conteúdo evergreen?
Para diferenciar um conteúdo evergreen de outros tipos de material, é preciso observar algumas características específicas.
Em geral, os conteúdos considerados evergreen são estruturados no formato de:
- Artigos de listas;
- Checklists;
- Entrevistas;
- Estudos de caso;
- Estudos de pesquisas;
- Ferramentas e calculadoras;
- Glossários;
- Guias de como fazer;
- Guias de compras;
- Guias longos de instruções;
- Páginas centrais;
- Perguntas frequentes;
- Principais dicas;
- Recomendações;
- Resenhas de produtos;
- Vídeos.
Como vimos, o conteúdo evergreen pode se apresentar em diferentes tipos, e o mais adequado para o seu caso depende do propósito desse conteúdo dentro de um planejamento de Marketing de Conteúdo.
Importante: ao fazer um planejamento contemplando conteúdos evergreen e técnicas associadas a SEO, é possível criar reputação no ambiente digital e gerar crescimento constante do tráfego em cada um dos materiais publicados.
Dá para trabalhar conteúdo evergreen nas redes sociais?
Quando o assunto é conteúdo evergreen para redes sociais, costuma surgir a dúvida: se o conteúdo postado nas redes sociais é para interação em tempo real, como associar conteúdos que não teriam um prazo de validade?
No caso, a utilização do conteúdo evergreen nas redes sociais visa à construção da sua audiência.
Ao levarmos em consideração o quão importante é manter as redes em constante atualização para gerar engajamento com o público, os conteúdos evergreen ajudam a partir do momento em que podem ser repostados de tempos em tempos.
Por ser perene, um conteúdo evergreen nas redes sociais pode atingir diferentes pessoas (que não viram esse material da primeira vez que foi postado). Com isso, você aproveita um mesmo post para chamar a atenção de novos visitantes.
3 motivos para criar conteúdo evergreen
O conteúdo evergreen, quando associado a uma estratégia de SEO ou de Inbound Marketing, é um dos pilares para o posicionamento de sites e páginas no Google e em outros buscadores, e isso porque esse tipo de conteúdo se relaciona perfeitamente com um plano de ações de sucesso.
Nesse sentido, os três motivos pelos quais você deve criar conteúdo evergreen são:
1. Reputação e autoridade no ambiente virtual
Garantir reputação à marca é o que gera reconhecimento por parte do público. Para isso, é preciso mostrar a ele que você é uma referência e uma autoridade no nicho em que atua.
Por meio de conteúdos de qualidade, como o conteúdo evergreen, mais pessoas passam a visitar o site, o que traz benefícios diversos para a marca, tanto de autoridade quanto de branding.
2. Aumento do tráfego orgânico
Se um dos principais objetivos do conteúdo evergreen é fazer com que mais pessoas acessem o site, isso consequentemente aumenta o tráfego orgânico – ou seja, o fluxo de pessoas que chegam por puro interesse, sem que seja necessário um investimento financeiro (links patrocinados).
Para que esse aumento seja substancial, o conteúdo evergreen deve levar em consideração as estratégias de SEO, que incluem palavras-chave de alta relevância e otimização do material visando aos requisitos dos buscadores.
3. Geração de leads
Todas as ações do Marketing de Conteúdo são correlacionadas. Ao obter reputação no ambiente virtual e aumentar o tráfego orgânico, o conteúdo evergreen promove a conversão do público-alvo em leads.
Após atrair pessoas de forma orgânica, promovendo material informativo e relevante, o próximo objetivo do conteúdo evergreen é conduzir o usuário até uma determinada página.
Nela, o usuário pode acessar ainda mais informações ao fornecer um meio de contato, como e-mail ou WhatsApp.
Esse caminho é o que o Marketing Digital chama de geração de leads. As informações de contato cedidas pelos usuários podem formar uma base de usuários a serem nutridos, sendo possível estabelecer um vínculo entre marca e lead, o que facilita o processo de venda.
Como criar conteúdo evergreen?
Para criar conteúdo evergreen, você deve levar em consideração alguns elementos importantes. Confira o que a Stefanie Forler, CMO da Consultoria Digital, falou neste vídeo:
No mais:
Elabore conteúdo visando ao topo do funil
Para que um conteúdo seja permanente, ele deve promover informações gerais e relevantes sobre o tema, ou seja, o material certamente será direcionado à primeira etapa do funil, quando os usuários ainda estão descobrindo o nicho e se interessando pelo tema.
Neste momento, o público precisa aprender sobre o nicho e descobrir que suas demandas ou necessidades podem ser atendidas. Assim, a sua marca está ali para tirar dúvidas, fornecer informações e, posterior a isso, mostrar uma solução.
Trabalhe com informações consolidadas
Para produzir um conteúdo “sempre verde”, ou seja, que possa permanecer no site por tempo indeterminado, é importante que você trabalhe com informações comprovadas e consolidadas, evitando mencionar tendências ou dados muito recentes – passíveis de contra-argumentação.
É importante falar das novidades para mostrar que a sua marca está por dentro das atuais discussões, porém esse conteúdo não pode ser classificado como evergreen, pois se torna datado.
Desenvolva uma boa call to action (CTA)
Por ter um potencial de atrair muitas pessoas, o conteúdo evergreen deve ser muito bem-estruturado, principalmente ao final, quando o CTA aproveita a oportunidade para gerar leads.
Aproveite o CTA para oferecer outro bom material ao usuário, como materiais ricos (tutoriais, guias ou e-books), em troca de um contato, como e-mail.
Ao investir em um bom CTA, você pode aumentar a taxa de conversão ao transformar visitantes em leads e potenciais oportunidades.
Saiba mais sobre conteúdo evergreen e Marketing de Conteúdo
Gostou de saber como o conteúdo evergreen te ajuda como parte das estratégias de Marketing de Conteúdo e como ele pode ser trabalhado nas redes sociais?
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