A criação de sites otimizados depende intrinsecamente das técnicas de SEO. E estas, quando aplicadas ao site desde o seu início, possibilitam bons posicionamentos nos mecanismos de buscas como o Google.
Quer saber como elaborar e colocar em prática sites otimizados? O Daniel Imamura, um dos maiores especialistas em SEO do Brasil, deu dicas valiosas sobre o assunto no vídeo abaixo. Confira a seguir!
Planejamento do site
O primeiro ponto importante é ter em mente que o SEO não deve ser visto como um passo secundário, que vai ser implementado após a criação do site – na verdade, esse é o pior caminho a ser seguido.
Ao fazer um site sem considerar os atributos de otimização, você corre o risco de ter um baita retrabalho e ter que refazer a parte de desenvolvimento para incorporar as técnicas de SEO.
Por isso, é fundamental fazer um planejamento que contemple a criação de um site já otimizado, considerando todas as etapas necessárias.
Já tem o site?
Se você já tem um site, é muito importante planejar a migração para a nova versão do site, a fim de assegurar que a implementação das estratégias de SEO não cause mudanças drásticas no seu tráfego.
Planeje como será feita a condução dos conteúdos de um layout para o outro e dê atenção especial aos conteúdos que mais performaram no seu site – isso se aplica também às imagens, páginas e redirecionamentos.
Saiba mais: Como fazer o redirecionamento 301 no WordPress
O site é novo?
Se você está no processo de desenvolvimento do seu site e quer focar na criação de sites otimizados, é preciso considerar:
Arquitetura
O processo de arquitetar o site leva em consideração como ele vai ser construído, como as informações vão fluir e de que forma as pessoas vão chegar a todas as páginas, por exemplo.
Durante o processo, os responsáveis pela criação do site devem ficar atentos à implementação de links internos, menu, o que deve estar na home, se haverá blog, de que forma as categorias do site aparecerão, entre outros detalhes importantes.
Desenvolvimento
O time de desenvolvimento também precisa se nortear pelas estratégias de SEO.
Importante: a presença de um profissional de SEO é crucial para implementar as estratégias de otimização de site, desde a arquitetura até a finalização dos processos que fazem parte do desenvolvimento.
Durante o desenvolvimento de um site, é preciso passar por diversas etapas. Veja como o profissional de SEO atua em cada uma delas:
Validação no wireframe
O wireframe funciona como um rascunho, uma espécie de layout em que são alocados os elementos do site, como conteúdos e imagens.
Essa validação é muito importante para que o desenvolvedor consiga tangenciar o resultado de um site e possa projetar todas as estratégias de SEO que devem ser implementadas desde já.
Desenvolvimento do layout
A etapa de desenvolvimento do layout, após a validação no wireframe, é quando o desenho do site ganha forma, imagens, fontes e tudo o que for preciso para que o time consiga se nortear na hora de lançar a versão final.
É importante salientar que durante essa etapa são realizadas análises minuciosas para entender se as funcionalidades, os elementos e a arquitetura toda são condizentes com o planejado.
Análise de versão mobile e desktop
Nas análises realizadas durante o desenvolvimento da versão final do layout, o profissional de SEO observa não só a versão para desktop (computadores e notebooks), como também a versão mobile (celulares e tablets).
É preciso que ambas as versões estejam devidamente responsivas, já que isso ajuda muito no trabalho de otimização de site.
É interessante, inclusive, utilizar a técnica “mobile first”, em que a versão mobile é priorizada para que fique devidamente condizente com o que se espera de um site para dispositivos móveis.
Afinal, é muito mais fácil transformar uma versão feita para telas pequenas em uma para computadores do que o contrário.
Realização dos testes
É importante que o profissional de SEO acompanhe todas as etapas de desenvolvimento do site e realização dos testes.
Como exemplo, é possível citar as orientações acerca da implantação de tags H1 nos títulos de páginas, H2 nos subtítulos e possíveis H3, H4, e H5.
Com relação aos testes, é preciso promover análises nas questões envolvendo performance, responsividade, acessibilidade e adequação aos diferentes tamanhos de telas.
Esses são apenas alguns exemplos de todos os testes que um profissional deve aplicar nessa etapa do desenvolvimento. Tags canônicas, robots.txt e sitemap são outras questões a passar pelo crivo do especialista em SEO.
Lançamento do site
No dia do lançamento, são verificados os redirects (como o redirecionamento 301), além de pontos já testados anteriormente.
Isso é muito importante para assegurar que a versão final do site não suba com erros, como robots.txt bloqueando a indexação pelos mecanismos de busca ou tag canônica apontando para o ambiente incorreto.
Acompanhamento e correções
É preciso fazer uma verdadeira checklist de acompanhamento para que o site seja monitorado de perto e de forma bastante minuciosa – principalmente nos primeiros dias após o lançamento.
O acompanhamento é capaz de identificar falhas como perda de posicionamento, se a indexação das novas URLs está se dando da forma adequada, ou até mesmo como está a leitura do Googlebot no novo layout.
Quer fazer um site otimizado? Além de seguir todos esses passos, é fundamental ter o acompanhamento de um profissional de SEO.
Criação de sites otimizados
No processo de criação de sites, levamos em consideração tudo o que pode influenciar o posicionamento das suas páginas nos resultados de buscas e, paralelamente, elaboramos um planejamento de SEO de acordo com as especificidades do seu nicho de atuação e demandas do mercado.
Somos a Consultoria Digital, uma agência de marketing digital especializada em SEO e em criação de sites otimizados. Veja detalhes de como realizamos a criação e a otimização de sites em nossa página de Serviços.