A criação de conteúdo para internet é uma estratégia de Marketing Digital que tem como objetivo a produção de conteúdos para plataformas digitais a fim de atrair a atenção de um público-alvo definido.
Esses conteúdos podem ser textos (artigos, e-books, e-mail marketing, releases, posts em redes sociais), vídeos, imagens e podcasts, entre outros, que ofereçam algum tipo de informação que seja pertinente para um público.
A produção de conteúdo da sua empresa não tem como objetivo principal promover ações explícitas de promoção da sua marca, mas ser uma ferramenta para que o seu público-alvo consiga solucionar algum tipo de problema ou interaja mais com o seu negócio.
Isso faz com que você se torne uma autoridade em uma área específica, melhorando a imagem da sua empresa.
Estratégias de criação de conteúdo para internet
Quando sua empresa divulga um produto específico, esse conteúdo alcança apenas uma fatia dos clientes, ou seja, aqueles que já têm noção do problema que possuem e já procuram a solução para ele. Esses estão prontos para o momento da compra.
Porém, é necessário expandir as estratégias de venda, produzindo conteúdo para outros dois tipos de clientes existentes: os que estão adiando a realização da compra e os que ainda não têm noção do produto oferecido pela empresa.
A produção desses materiais, ao mesmo tempo em que soluciona problemas do seu público-alvo, ensina algo ou esclarece dúvidas. Isso faz com que a sua marca fique mais próxima dos possíveis clientes, conquistando-os espontaneamente. Assim, as chances desses usuários se converterem em possíveis vendas aumentam consideravelmente.
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Quais são os tipos de conteúdo?
Existem diversas maneiras de criar uma estratégia eficiente para produzir conteúdos para internet.
Separamos algumas delas abaixo. Confira:
Blog
O blog é uma das plataformas mais conhecidas e eficientes quando falamos sobre criação de conteúdo para internet. É um canal ainda muito utilizado, ao contrário do que muitos pensam.
Diversas empresas utilizam o blog como um dos meios de comunicação principal, como nós, da Consultoria Digital.
Apostando em conteúdos de qualidade, atrativos e em técnicas de SEO, o tráfego do seu site pode melhorar bastante. Assim, o blog é um excelente canal de prospecção de clientes.
Ao criar um blog para sua empresa, alguns aspectos precisam ser levados em consideração:
- Analise qual é a frequência ideal de postagens, baseando-se na realidade da sua empresa (porte e tamanho da equipe, por exemplo, devem ser levados em consideração);
- Mantenha um calendário regular de postagens para conquistar a fidelização da audiência (dessa forma, seu público-alvo compreende a periodicidade da sua empresa, enxergando-a de forma organizada);
- Pense em pautas baseadas nos problemas do seu público-alvo, mas preservando a linha editorial adotada pela empresa;
- Siga boas práticas de SEO para conquistar bons posicionamentos nos mecanismos de busca (saiba mais sobre SEO e o uso de palavras-chave);
- Facilite a leitura. Evite blocos de texto extensos, use intertítulos, destaques (como negritos) e outras mídias além do texto (como vídeos).
E-books
O e-book é um material rico indicado para conteúdos mais extensos, que não ficariam adequados em um post de blog.
Os assuntos tratados em um e-book são mais aprofundados, muitas vezes com um tom explicativo sobre determinado assunto. Eles devem ser bem-elaborados, pensando que a pessoa que vai lê-lo deva obter um bom aprendizado.
O e-book é uma ótima ferramenta para aumentar a autoridade da sua empresa, fazendo com que seu público-alvo confie cada vez mais em sua marca.
É importante lembrar que a diagramação do material deve ser de qualidade e ter uma apresentação agradável para o leitor.
Pode-se investir em temas pertinentes, que tenham relação com os produtos ou serviços da sua marca, além do investimento em imagens e na construção de uma landing page (com um formulário para atração de leads) bem-planejada.
Dois pontos positivos do e-book também são seu alto poder de viralização e seu baixo custo de produção.
E-mail marketing
O e-mail marketing é um canal forte para nutrição de possíveis oportunidades de negócio.
É uma estratégia composta pelo envio de materiais que possam ser interessantes para o seu público-alvo, como newsletters, e a divulgação de novos materiais ricos, como e-books.
Esse tipo de e-mail nutre e educa o seu público, mantendo-o informado sobre o dia a dia da sua empresa, como ofertas e soluções oferecidas.
Os e-mails entregues para os possíveis clientes da sua lista de contatos podem aumentar a taxa de conversão, direcionando-os rumo às vendas. Além disso, é um ótimo canal de viralização de novos conteúdos e de atração de usuários.
Dicas importantes para essa estratégia:
- Não compre uma lista de contatos. Essa lista é de usuários que muitas vezes não estão alinhados ou interessados na sua marca. Além disso, por desconhecerem como você obteve o e-mail deles, suas mensagens podem ser marcadas como spam, sendo negativo para a sua reputação e até para os próximos envios. Outro fator negativo decorrente é o desrespeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que pode gerar sanções graves à sua empresa, caso seja infracionada. Fique por dentro da LGPD, leia o nosso ebook: LGPD: Tudo o que você precisa saber sobre a Lei Geral de Proteção de Dados;
- Segmente os seus contatos. Isso fará com que você envie e-mails alinhados. As informações dos seus contatos podem ser coletadas em landing pages, por exemplo;
- Não use apenas imagens. A sua exibição pode ser bloqueada, fazendo com que o usuário descarte o seu e-mail;
- Pense criteriosamente na regularidade de envio a partir da realidade da sua empresa.
Redes sociais
As redes sociais são muito utilizadas em qualquer estratégia de Marketing Digital atualmente.
As postagens nesses canais podem servir como forma de realizar vendas e atrair possíveis novos clientes. Além de ser um canal de divulgação de outras plataformas da sua marca, como o seu site.
Pontos importantes que fazem as redes sociais serem importantes para a sua empresa:
- Baixo custo de utilização;
- Alta viralização;
- Principal meio utilizado pelas pessoas para consumir conteúdos;
- Ótimo canal para relacionamento com clientes.
O principal segredo da criação de conteúdo para esse tipo de plataforma é conseguir adaptar a linguagem, com textos atrativos e que despertem a atenção do leitor.
O conteúdo de outros canais, como o de blogs, por exemplo, não deve ser duplicado diretamente, mas, sim, readequado para a rede.
Dicas importantes para essa estratégia:
- Abuse das possibilidades oferecidas pela plataforma. Faça vídeos, transmissões ao vivo, poste GIFs, entre outros;
- Utilize diversas redes sociais, como Instagram, Facebook, YouTube, LinkedIn, entre outras. Analise quais delas são mais interessantes para a sua marca alcançar o público-alvo;
- Crie conteúdo de qualidade e atrativo;
- Conquiste seu público. Não ofereça a venda dos seus produtos de forma invasiva;
- Mesmo não agindo ativamente em todas as redes sociais, é recomendável criar um perfil em todas elas para que seja feita a reserva do nome da sua empresa na plataforma;
- Acompanhe as métricas da sua rede social. Elas vão oferecer um panorama dos resultados obtidos e o que pode ser melhorado.
Vídeos
Os vídeos são um grande chamariz para um conteúdo. Eles são superpopulares atualmente e influenciam positivamente a intenção de compra do público-alvo.
Além disso, os vídeos também são fáceis de serem criados, dispensando a utilização de texto corrido e de equipamentos profissionais para serem feitos.
Os vídeos podem ser usados em blogs e nas redes sociais, por exemplo.
Imagens
O uso de imagens em uma estratégia é essencial pelo alto poder de engajamento que elas possuem.
As imagens aumentam a visualidade por parte do público-alvo, que podem, por exemplo, ter uma melhor noção do produto oferecido pela sua empresa.
Hoje, as imagens são muito consumidas pelos usuários, e essenciais em redes sociais, por exemplo.
Mas, afinal, como a criação do conteúdo pode me ajudar?
Quem não é visto, não é lembrado. É a partir da criação de conteúdo que sua empresa vai se manter visível no mercado. Isso é ainda mais importante atualmente, já que diversos conteúdos são produzidos e divulgados diariamente. Ser notado é importante.
Produzir conteúdos ajuda sua marca a se aproximar do seu público-alvo, fazendo com que ele se identifique com você. É essencial dialogar com seus potenciais clientes. Criar vínculos é importante.
Um bom conteúdo faz com que o público-alvo se identifique com a sua marca e viralize para a sua audiência.
Assim, a presença da sua marca no ambiente digital, essencial para o aumento no volume de vendas, só será feita com o conteúdo que sua empresa produz.
É a partir desse conteúdo, por exemplo, que a empresa consegue ter sua marca fortalecida, consumidores fiéis e prospecção de novos negócios.
Outro ponto importante é que, a partir da criação de conteúdos de qualidade, sua marca vai conseguir se diferenciar dos concorrentes, oferecendo aos usuários conteúdos de qualidade que solucionem seus problemas. Isso faz com que sua marca se torne uma opção de qualidade, com relevância, autoridade e credibilidade.
Tudo o que você viu neste artigo é o que realizamos para nossos clientes. Se quiser saber mais, entre em contato com a gente!