O marketing de conteúdo existe justamente porque a criação de conteúdos diversos é muito importante para uma marca.
Blog posts, e-books, notícias, vídeos e posts nas mídias sociais fornecem informações extremamente relevantes para o público.
Se você procura formas eficientes de estreitar o vínculo entre a sua marca e o público-alvo, pode encontrar no marketing de conteúdo uma solução – mas por onde começar? O primeiro passo é saber quem é o seu público-alvo. Continue a leitura e entenda a seguir.
Quem é o meu público-alvo?
O público-alvo pode ser visto como um grupo de pessoas que tendem a se interessar e se beneficiar dos produtos e/ou serviços que a sua empresa tem a oferecer.
Para entender o seu público-alvo, você precisa:
- Utilizar informações demográficas dos clientes que você já tem (idade, sexo, classe social, escolaridade, etc.);
- Observar quais informações você pode tirar do público que é engajado nas suas redes sociais;
- Pesquisar ou entrevistar os seus atuais clientes;
- Ver para quem o seu concorrente vende;
- Utilizar ferramentas, como Market Explorer da Semrush.
Qual é a importância de conhecer o público-alvo da minha empresa?
Conhecer o seu público-alvo é importante para que você possa segmentar o conteúdo a ser produzido, ou seja, determinar o que será dito tendo como base para quem você vai falar.
A partir da definição de público-alvo, você passa a ter informações acerca das dores e necessidades desse grupo de pessoas e pode, estrategicamente, oferecer esclarecimentos e soluções para essas demandas.
Alinhar a sua abordagem aos interesses de quem tem potencial para se tornar um cliente torna o seu processo de vendas muito mais certeiro.
Qual tipo de conteúdo eu devo criar para atrair meu público-alvo?
Dentro do marketing de conteúdo, há diferentes formatos para se comunicar com o seu público-alvo. Vamos falar sobre cada um deles a seguir.
Nós, da Consultoria Digital, gravamos um vídeo sobre os principais tipos de conteúdos e por que eles podem ser importantes para a sua empresa. Não deixe de conferir!
Os 5 principais tipos de conteúdo são:
Blog posts
Trata-se do gênero mais comum visto na internet hoje. O blog post é um artigo que fornece informações sobre um determinado assunto e oferece soluções (produtos ou serviços) para lidar com dúvidas e problemas relacionados.
Esse gênero textual pode ser mais descontraído dependendo do nicho da sua marca, utilizando uma linguagem mais informal e um discurso mais próximo do leitor. Além disso, esse gênero permite trabalhar conteúdos evergreen, ou seja, que são atemporais.
Seu principal objetivo é estabelecer um diálogo com os potenciais clientes, estimulando a conexão e uma consequente identificação desse público para com o que você tem a oferecer.
Notícias
Ao contrário do blog post, o gênero notícia é mais formal e possui uma linguagem jornalística. Ele trata de assuntos que estão em alta e que, por isso mesmo, têm uma certa data de validade. Ou seja, diferentemente do blog post, a notícia é muito mais temporal.
O objetivo desse gênero é contar alguma novidade, acontecimento, pesquisa de mercado, lançamento ou informações importantes sobre o nicho do seu negócio. Outra opção é comunicar feiras e eventos dos quais você vai participar.
Posts de social media
No caso das mídias sociais, o conteúdo acompanha uma imagem e uma breve descrição.
Ou seja, é um gênero bem mais casual do que os dois anteriores. A ideia não é colocar um texto de notícia ou do blog na íntegra, mas sim divulgar esses materiais de forma breve, chamando o público para conferir o site, por exemplo.
Enquanto no blog post e na notícia as pessoas podem te encontrar pelo Google, os posts em mídias sociais servem de chamarisco para direcionar o público ao site.
Vídeo no YouTube
Os vídeos estão super em alta, e você pode aproveitar para gravar um falando sobre o mesmo assunto que já tratou em um blog post no seu site, fazendo o que se chama de “transmídia”.
Dessa forma, você pode vincular o vídeo ao blog post para que o usuário possa escolher entre assistir ao vídeo ou ler o material.
Além disso, no caso dos vídeos, a pessoa responsável precisa trabalhar questões envolvendo expressão, oralidade, cenário de fundo, equipamentos de imagem e som, entre outros elementos que não são necessários na hora de produzir um blog post ou notícia.
E-book
Se a ideia é trabalhar um conteúdo mais denso, que não cabe em um artigo de blog ou em um vídeo do YouTube, é recomendável transformá-lo em um material rico, que pode ser um e-book.
O e-book é o tipo de conteúdo perfeito para falar sobre um assunto de forma mais completa e informativa, tomando mais tempo do leitor, mas, ao mesmo tempo, mostrando que a sua marca tem autoridade no que diz.
Um lado muito bom do e-book é que você pode oferecê-lo em troca de um dado de contato, como e-mail, e adicionar o leitor à sua base de leads que recebem e-mails marketing.
Ou seja, você pode utilizar o e-book como parte de suas estratégias de Inbound Marketing.
Marketing de conteúdo intrínseco à otimização de sites
Como vimos, todos os tipos de conteúdo citados são importantes dentro do marketing de conteúdo e podem estabelecer uma relação entre si para compor as estratégias de marketing digital.
Enquanto os artigos de blog podem ser divulgados nas redes sociais, os vídeos entram como material complementar, e há a possibilidade de aprofundar ainda mais o assunto por meio de um e-book.
E como isso influencia a otimização de sites? Bom, essa abordagem é justamente o que desenvolvemos em nossa metodologia: o SEO Centric.
O SEO Centric é uma metodologia que tem como objetivo colocar em prática ações integradas de marketing digital a partir do SEO. Ou seja, as técnicas visam integrar elementos para aumentar as chances de o público encontrar sua empresa na internet e otimizar suas oportunidades de vendas.
Tem interesse em aplicar nossa metodologia SEO Centric em sua estratégia de marketing digital? Conte com o apoio da Consultoria Digital!
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