O mundo do Marketing Digital está constantemente mudando e evoluindo. Isso demanda do profissional da área uma capacidade exemplar de adaptação e rápido tempo de resposta às novas tendências.
Entre as alterações no panorama do Marketing Digital nos últimos anos, pode-se destacar o crescimento do Inbound Marketing – uma metodologia que tem como principal objetivo a atração do consumidor por meio do conteúdo.
O profissional que cuida das estratégias de Inbound é o consultor de Inbound Marketing. Neste artigo, falamos um pouco mais sobre quais são as funções desse cargo e como ele pode ajudar empresas a alcançar seus objetivos de Marketing com mais eficiência.
O que é um consultor de Inbound Marketing?
O profissional que trabalha com Inbound Marketing é responsável por traçar estratégias que articulem o uso do Marketing de Conteúdo em diferentes plataformas para atrair a atenção de potenciais clientes e fazer com que realizem ações de conversão.
Uma das principais funções desse profissional é criar experiências relevantes para que os clientes possam passar por todas as etapas do funil de vendas por meio do conteúdo da sua empresa e, por fim, optar por adquirir o seu produto ou serviço.
O principal objetivo do Inbound é munir o cliente de informações e auxiliá-lo no processo de compra. Por isso, o consultor de Inbound Marketing precisa dominar não apenas ferramentas de automação, mas ter um profundo entendimento sobre o público-alvo, a fim de garantir uma comunicação efetiva.
Quais são as principais características e atividades de um consultor de Inbound Marketing?
Um consultor de Inbound Marketing precisa ser, acima de tudo, um profissional multidisciplinar e com uma capacidade analítica afiada. Afinal, traçar estratégias de engajamento que realmente impactem o consumidor não é uma tarefa fácil. Além disso, um profissional como esse precisa ter o domínio de ferramentas de automação e nutrição de leads.
Entre as ferramentas que podem ser destacadas, estão as de envio de e-mail marketing, recursos de avaliação de leads – estas ajudam a entender a propensão do cliente a fechar negócio com sua empresa –, além de plataformas de criação de landing pages e formulários.
Esse profissional também deve ter habilidades de escrita persuasiva e SEO, já que suas funções podem englobar a redação dos e-mails, das postagens de blog e também das publicações em redes sociais.
O consultor de Inbound Marketing deve entender como arquitetar essas estratégias – desde a captação do público até a conversão de fato – de forma a respeitar o momento da jornada de cada cliente.
Os esforços de Inbound Marketing dentro de uma empresa precisam ser intimamente alinhados com outros departamentos, tais como o time de produção de conteúdo e os responsáveis pelo gerenciamento de anúncios nas redes sociais.
O que faz um consultor de inbound marketing? Nesse vídeo você vai conferir tudo o que um consultor de inbound marketing faz e precisa saber.
O consultor de Inbound Marketing possui um papel fundamental em qualquer empresa, sendo responsável por elaborar um planejamento apropriado à sua realidade. Assim, com um bom profissional, é possível não só aumentar a presença do seu negócio no meio virtual, mas também ampliar as suas vendas e a base de clientes.
Para ser um consultor de Inbound Marketing de sucesso, é preciso saber como utilizar as estratégias de automação e relacionamento com o cliente para gerar resultados para dentro da empresa.
Criação de e-mails
Empresas que desejam desenvolver boas estratégias voltadas à comunicação com sua base de clientes devem contar com um consultor de Inbound Marketing que seja responsável por redigir e-mails eficientes, sendo capaz de pensar em detalhes que vão desde títulos chamativos até a elaboração de uma boa copy de vendas.
Fluxo de e-mails
O profissional de Inbound Marketing qualificado, com o objetivo de atrair clientes, deve compreender os processos envolvidos no fluxo de automação de e-mails, utilizando algum software de automação de marketing. É possível criar e-mails automatizados para serem enviados aos clientes quando eles realizarem determinadas ações em seu site.
Materiais ricos
Outras estratégias que precisam ser dominadas pelo especialista em Inbound Marketing são as ações para capturar leads, que normalmente são realizadas a partir da elaboração de materiais ricos que estão relacionados aos interesses dos seus clientes, como videoaulas, e-books e pesquisas.
Assim, é necessário que o profissional saiba quais são os conteúdos de maior relevância para sua audiência, com o intuito de desenvolver materiais ricos que abordam tais temáticas. Em troca, os clientes deixarão os dados de contato que entrarão para a base da sua empresa.
Higienização de base
Também é muito importante que o consultor de Inbound Marketing faça a higienização da base, realizando a análise dos dados, já que, normalmente, as ferramentas cobram por montante de dados armazenados.
Alinhamento estratégico com as outras frentes de marketing
A sinergia com o restante da equipe de marketing é crucial para as estratégias adotadas pelo profissional de Inbound Marketing, possibilitando o alcance de resultados positivos e atraindo um maior número de pessoas.
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