Se tem uma coisa que é certa, é o caráter dinâmico que o mercado de trabalho assume. Apesar dos impactos negativos de 2020, que causaram uma influência negativa nas relações trabalhistas, o ano de 2021 promete ser um pouco melhor, em especial para os profissionais de comunicação.
Com o avanço do mercado digital e as apostas das marcas em estratégias on-line, várias tendências estão sendo inauguradas, e, cada vez mais, profissionais de comunicação estão sendo procurados e contratados por empresas e agências de comunicação.
Baseada nisso, a mLabs elaborou uma pesquisa chamada “Perspectivas para o Mercado Digital” e identificou três profissionais, ligados à área de Marketing, que foram os mais buscados por essas organizações. Confira abaixo quais foram esses especialistas e qual a função de cada um dentro de uma estratégia de Marketing.
Analista de Social Media
Também chamado de analista de redes sociais, ou apenas Social Media, esse profissional foi responsável por 75% das buscas, de acordo com a pesquisa da mLabs. O profissional é responsável pelas redes sociais de determinada marca.
Dessa forma, ele é responsável pelo planejamento e criação de posts, pelo gerenciamento de páginas, pelo monitoramento e análise de performance, ajustes estratégicos e também pensa em caminhos de interações com o público nos canais oficiais da empresa.
Esse profissional elabora todas as etapas dessas estratégias, focado sempre em relacionamentos e conversões. Redes como o Instagram, Twitter, YouTube, LinkedIn e Facebook são os principais alvos de um analista de Social Media.
Saiba como fazer Marketing no Facebook.
Analista de Inbound Marketing
Em segundo lugar, ocupando 64% das buscas, ainda segundo a pesquisa realizada pela mLabs, estão os analistas de Inbound Marketing. Esse profissional desenvolve ações de SEO, focando na geração de leads, e também realiza o planejamento de campanhas de e-mail marketing.
Além disso, os analistas de Inbound pensam em estratégias de mídia e promovem o relacionamento com clientes e parceiros. Esses profissionais acompanham ações de e-commerce, realizam o envio de newsletters, entre outros.
Confira nosso e-book: Introdução ao Inbound Marketing
Programador de web
Ocupando o terceiro lugar, com 61% das buscas por empresas e agências de comunicação, estão os programadores de web. Os programadores de web desenvolvem portais, sites e outros ambientes relacionados à internet.
Acessados, geralmente, por meio de um navegador, esses serviços ficam hospedados em servidores web. Dessa forma, ele faz a programação, a codificação e a testagem desses sites, de sistemas e portais voltados para a internet. O programador de web executa a manutenção dos sistemas e faz correções.
Portanto, é possível perceber que 2021 traz boas perspectivas para profissionais de comunicação, além de trazer também bons horizontes ao Marketing Digital de forma geral. A cada dia que passa, as marcas pensam em como conquistar um bom posicionamento no mercado on-line e alcançar o mercado consumidor por meio das plataformas de redes sociais, sites corporativos e outros, gerando cada vez mais conversões.
Continue por dentro do mercado profissional deste ano. Conheça quais são as outras profissões em alta para 2021.