Ano após ano, os lojistas repensam as suas estratégias de venda levando em consideração os hábitos de compras dos consumidores, que sofrem alterações à medida que o tempo passa. Assim, independente do mercado em que atue, isto é, do segmento, os varejistas estão de olho e acompanhando as tendências do mercado no momento.
É possível perceber que o ano de 2020 trouxe mudanças significativas na forma de compra e venda estabelecida até então, refletindo no comportamento atual dos consumidores no momento de compra.
O fechamento de lojas físicas e a grande explosão do comércio virtual, o e-commerce, por exemplo, foram algumas dessas alterações de mercado, que devem permanecer neste ano. Confira as principais tendências do e-commerce para 2021. Além disso, é preciso ressaltar a importância que os aparatos tecnológicos têm ganhado no cotidiano dos lojistas.
Tendências do varejo para 2021
Levando em consideração esse cenário de mudanças, pode-se prever alguns pontos que são fundamentais para o varejo em 2021 e que devem estar no radar dos donos de lojas. São eles:
Investimento em venda on-line
O e-commerce já apresentou crescimento de 47% no primeiro trimestre de 2020, de acordo com relatório da Ebit | Nielsen com a Elo. Esse número é o maior em 20 anos. Além disso, o e-commerce também cresceu 19,4% na América Latina, de acordo com o eMarketer.
Ou seja, os lojistas que possuíam seus negócios no modelo físico migraram também (ou apenas) para plataformas digitais, inclusive redes sociais, privilegiando o comércio eletrônico. Assim, cada vez mais, estratégias de Marketing Digital são procuradas para uma melhor conquista de visibilidade das marcas na internet. Conheça as principais tendências de marketing digital para 2021.
Omnichannel
Ainda sobre essa integração entre pontos de vendas físicos e digitais, o omnichannel (todos os canais, em português) está mais presente do que nunca, sendo, inclusive, uma estratégia de Marketing. É a partir dela que as marcas juntam todos os atendimentos (on-line e off-line), integrando-os em um único sistema. Assim, há uma melhora significativa na experiência do consumidor ao se ofertar mais soluções no momento de compra.
Pix
O Pix, pagamentos instantâneos, serviço do Banco Central, já está revolucionando as relações entre o varejista e o consumidor. Isso porque sua utilização cresceu entre os brasileiros. O Pix é uma alternativa segura e rápida para realizar pagamentos e transferências, que podem ser feitos a qualquer instante.
Além disso, o fato de não exigir o número da conta e a agência do destinatário, apenas a chave (que pode ser o CPF, o e-mail ou o número do celular do usuário, por exemplo), também é um facilitador na realização de compras. Esse serviço influencia diretamente na superação do medo que alguns consumidores têm de sofrer golpes ao informar dados pessoais, na internet, no momento da compra.
Diversidade e produtos sustentáveis
Apostar na diversidade é um dos recursos fundamentais para o varejo em 2021, uma vez que os consumidores estão, cada vez mais, exigindo uma postura de representatividade dos donos de loja, desde a concepção do produto até as estratégias de Marketing. Investir na contratação de funcionários visando à diversidade também é um ponto positivo.
Além disso, segundo análise da Shopify, 53% dos consumidores têm preferência por comprar produtos sustentáveis, e 49% enxergam como algo bom quando há doações, por parte dos lojistas, em uma compra realizada.
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