Seja a empresa uma startup ou, até mesmo, um empreendimento de médio e grande porte, estratégias de CRM podem ser grandes aliadas de administradores e empresários no geral.
Um bom software de CRM é uma ferramenta valiosa na análise e no gerenciamento de interações com clientes, antecipação de suas necessidades e, ainda mais importante, no aumento da rentabilidade de uma empresa.
Com o intuito de ajudar você a entender melhor sobre gestão de relacionamento com clientes e como ela pode ser aplicada ao seu empreendimento, escrevemos esse artigo. Continue lendo para tirar suas dúvidas!
Mas, antes, o que é CRM?
O CRM é a sigla usada para designar o termo Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em bom português.
Especialistas de marketing apontam que, mais do que nunca, a experiência do cliente deve ser um fator decisivo para a tomada de decisões empresariais, ainda mais na era digital. Ferramentas de CRM, portanto, ajudam a aplicar tecnologia na criação de estratégias centradas no cliente.
Ao usar uma plataforma de CRM, uma empresa passa a ser capaz de gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas.
O que faz uma plataforma de gestão de relacionamento com o cliente?
O CRM é capaz de armazenar dados importantes de clientes atuais e potenciais. Entre as informações que podem ser encontradas, estão as demográficas, como nome, data de aniversário, endereço, número de telefone, e também as mais qualificadas, como visitas ao site da empresa, ligações telefônicas, troca de e-mails, preferência de compra e mais.
Com informações como essas, equipes de vendas podem traçar estratégias cada vez mais personalizadas e lidar com o cliente em um nível pessoal e direto, o que aumenta significativamente as chances de fechar qualquer negócio.
Como minha empresa pode se beneficiar com uma plataforma de CRM?
Um CRM ajuda na automatização de processos manuais e na análise de dados, mas não apenas nisso. Abaixo, você encontra algumas das principais razões pelas quais sua empresa deve adotar o uso de estratégias de CRM.
Nutrir um relacionamento com o cliente
Uma das mais importantes regras do marketing é manter o cliente satisfeito, não é mesmo? Não coincidentemente, esse também é um dos principais benefícios do uso de plataformas de CRM.
Fidelizar a sua base de clientes faz com que eles passem de meros compradores a verdadeiros embaixadores da sua marca. Sendo assim, ter uma ferramenta de gestão de relacionamento que ajuda a entender as necessidades e hábitos dos consumidores facilita a segmentação de marketing e aumenta as chances de conversão.
Armazenar informações importantes
Imagine ter todas as informações sobre seus clientes concentradas em um só lugar? É por isso que, ao usar uma plataforma CRM, existe um grande ganho de agilidade nos processos, assim como uma melhora no desempenho das equipes.
Além disso, com o seu uso, a equipe de vendas pode analisar melhor em que etapa do funil o cliente está e aplicar estratégias que melhor se aplicam a cada estágio.
Comunicação entre os times
A integração entre diferentes setores é outro grande benefício do modelo de CRM. Dentro dessas plataformas, as informações são centralizadas e disponibilizadas para todos aqueles envolvidos na operação.
Além de oferecer mais segurança na tomada de decisões, tais informações também contribuem para que o time trabalhe, de fato, em conjunto, com o objetivo de ajudar o cliente.
Melhores estratégias de pós-venda
O pós-venda é todo o atendimento executado após a conversão. Tão importante quanto atrair novos clientes é manter felizes aqueles que já compraram na sua empresa. Nesse caso, o CRM pode ser extremamente útil, pois torna o pós-venda mais preciso e personalizado.
As chances de que um cliente feche negócio novamente são bem maiores se ele tiver uma boa experiência.
Como escolher a plataforma de CRM ideal?
Agora que você sabe como ferramentas de gestão de relacionamento com o cliente podem lhe ajudar, talvez esteja se perguntando: afinal, como escolher uma para a minha empresa?
No mercado atual, existem diversas opções de plataformas CRM bem conceituadas entre seus usuários. Algumas das mais populares são a Salesforce, RD Station e o Pipedrive. Com o objetivo de realizar a escolha mais acertada para sua empresa, é crucial que se faça uma pesquisa aprofundada sobre as funcionalidades, preços e, até mesmo, as limitações de cada uma das ferramentas disponíveis.
Mantenha em mente os objetivos comerciais da sua empresa e analise as oportunidades que cada ferramenta lhe oferece.