Uma nova rede social aponta no horizonte de 2021, que mal começou e já trouxe novidades. Essa rede social é o Clubhouse. A nova rede, ainda em versão beta de testes, está disponível apenas para iOS e não é para qualquer usuário: para entrar, é necessário receber um convite de quem já está dentro – cada novo usuário recebe dois convites para serem enviados, o que torna a rede um ambiente exclusivo.
Além disso, ao receber a convocação e adentrar no aplicativo, o usuário que ofereceu o convite (que é limitado, diga-se de passagem) se torna responsável pelo comportamento do convidado na rede. Ou seja, em caso de mau comportamento, ambos são banidos.
Como a rede funciona
O Clubhouse funciona por meio de salas e grupos coletivos em que os participantes só podem utilizar áudios como ferramenta de comunicação, ou seja, o envio de imagens e mensagens de texto não é permitido.
Além disso, os debates ocorrem apenas no formato ao vivo, desaparecendo após o término. Nessa dinâmica, existem os “speakers”, ou seja, os usuários que falam durante determinada conferência, e os “listeners”, os ouvintes.
As salas e grupos, com capacidade máxima de 5 mil membros, são separados por temas diversos e os usuários escolhem a partir dos seus interesses pessoais. Esses interesses são definidos pelo usuário no momento em que é realizado o seu cadastro na rede, e as salas aparecem como sugestão, similar ao que ocorre em outras redes sociais, como no TikTok, o app mais baixado do mundo em 2020.
No Clubhouse, o usuário pode olhar as salas de discussão que estão acontecendo e até aquelas que ainda vão acontecer. Para entrar, basta o usuário selecionar o chat e entrar como ouvinte. Para conseguir falar, é necessário selecionar um botão para pedir a palavra, sendo sujeito à aprovação do moderador. Além disso, o usuário pode criar uma nova sala para discussão e também agendar para alguma data específica.
Personalidades famosas
O Clubhouse tem sido muito comentado nos últimos dias devido à presença de personalidades mundiais reconhecidas. Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, e Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, por exemplo, foram alguns dos usuários que chamaram a atenção da audiência. No Brasil, Luciano Huck e Celso Portioli também foram vistos por lá. Além disso, várias pessoas da China também aderiram ao uso da rede, o que ajudou na sua visibilidade.
Telegram, Twitter e Facebook
Estabelecendo uma comparação com Clubhouse, o Telegram, o Twitter e o Facebook também aderiram a funcionalidades parecidas. O Telegram, que vai explorar novas maneiras de monetizar com anúncios neste ano, por exemplo, lançou um recurso em que é possível a criação de conferências de áudio em chats grupais, os quais não são deletados logo após o término da sessão. Esses grupos têm capacidade para mais de 200 mil membros.
O Twitter, por sua vez, anunciou o Audio Space, que vai permitir chamadas de voz no aplicativo. Já o Facebook está criando um novo produto de conversa por voz parecido com o Clubhouse. A novidade foi publicada pelo New York Times no dia 10 de fevereiro.