O 5W2H no marketing é um checklist com a função de validar o plano de ação de um projeto.
Esse checklist funciona por meio de algumas perguntas que ajudam no gerenciamento de projetos. São elas:
- O quê?
- Por quê?
- Onde?
- Quem?
- Quando?
- Como?
- Quanto?
Cada uma dessas perguntas representa uma análise específica, como o que será feito de fato, qual é o motivo/razão, em qual local, quem são os envolvidos responsáveis pelo projeto, quando será feito, de que forma será viabilizado e quanto custará.
Os setores de vendas, Marketing, desenvolvimento e projetos, por exemplo, são áreas que podem adotar o 5W2H como um facilitador das tarefas diárias e para um melhor desenvolvimento de estratégias.
Mas, independentemente disso, qualquer plano de ação que tenha responsáveis, prazos e etapas pode aderir ao checklist.
Entendendo cada etapa do 5W2H em marketing
Cada pergunta representa uma parte do projeto que a sua empresa realizará.
Em inglês, são elas: “What”, “Why”, “Who”, “When” e “Where”, “How” e “How much”.
Como exemplo, vamos citar um o processo para a divulgação do nosso e-book sobre SEO para Conteúdo.
De início, vamos começar entendendo o que são os 5 Ws. Confira!
What (O quê?)
Nesta etapa, é necessário descrever qual é o problema, o objetivo a ser alcançado e a meta estabelecida.
É importante detalhar tudo aquilo que será feito.
Assim, um exemplo de descrição, no nosso caso, seria a elaboração de uma campanha de Inbound Marketing para a divulgação do e-book.
Why (Por quê?)
Aqui, é necessário discorrer sobre as motivações que levam à resolução do problema e ao alcance da meta estabelecida. Por que isso vale a pena?
É necessário que saibamos as motivações para a realização da campanha. Dessa forma, todos os detalhes podem ser otimizados.
Seguindo nosso exemplo, a campanha será realizada para atrair potenciais clientes para o serviço de SEO que também estão buscando produção de conteúdo de qualidade.
Where (Onde?)
É o momento em que é estabelecido o local de resolução da questão, ou seja, onde ele se situa.
Pode ser um setor, um departamento ou algum outro local ou parte da produção.
No nosso exemplo, serão os detalhes onde a atividade será realizada:
- Divulgação no site da Consultoria Digital;
- Cadastro para download do material em uma landing page;
- Utilização da ferramenta RD Station.
Who (Quem?)
Nesta etapa, é estabelecido quem são os envolvidos na atividade em questão, isto é, qual equipe será responsável pelo seu desenvolvimento.
É necessário definir os responsáveis para que o planejamento aconteça. Coloque o nome de todos e suas funções, em forma de lista.
No exemplo da Consultoria Digital, podemos colocar:
- O nome da pessoa que vai criar os e-mails do fluxo e configurar os disparos;
- O nome da pessoa que vai revisar os textos dos e-mails;
- O nome de quem faz a aprovação final da campanha.
When (Quando?)
Esta informação tem relação com o tempo, ou seja, o prazo estabelecido para o cumprimento da atividade e o alcance do objetivo.
Essa etapa é necessária para que todas as tarefas que precisam ser feitas aconteçam no tempo certo.
Agora, vamos para os 2 Hs. São eles:
How (Como?)
Nesta fase, é necessário transcorrer sobre o funcionamento do processo.
Criar quais são as etapas, as atividades envolvidas, as variantes, entre outros.
É a organização e todo o plano de ação com detalhes.
É necessário definir todas as atividades para que se certifique de que as pessoas envolvidas saibam COMO deve ser executado o planejamento.
Como auxílio, podemos seguir o passo a passo que toda campanha de Inbound Marketing tem:
- Atração: como atrair o público?
- Faremos divulgação no site da empresa;
- Campanhas de Facebook e Instagram;
- Posts no feed e nos stories.
- Conversão: onde os usuários vão converter?
- Todas as ações de atração serão direcionadas para a landing page de download do e-book sobre SEO para conteúdo.
- Nutrição/Relacionamento: o que enviar para os usuários?
- Enviar quatro e-mails;
- Os três primeiros devem mostrar cases de sucesso sobre como o conteúdo ajuda em SEO;
- O quarto e-mail será um convite para os usuários que abriram os três anteriores, informando que podem solicitar um contato dos nossos especialistas para verificar como podemos ajudá-los a criar um plano de SEO e conteúdo de forma estratégica.
Quer saber mais sobre Inbound Marketing? Baixe o nosso e-book: Introdução ao Inbound Marketing
How much (Quanto?)
Esta etapa pode dizer respeito à quantidade e ao custo, isto é, sobre o investimento que é preciso para resolver a questão, ou até mesmo a quantidade de processos afetados.
No nosso exemplo, os custos podem ser:
- O investimento em campanhas de anúncios;
- Investimento de horas da equipe.
Por que investir na estratégia 5W2H?
O 5W2H vai permitir que sua empresa dinamize e facilite planejamentos, atividades do dia a dia empresarial e até projetos que são mais complexos.
Ele vai mostrar, por exemplo, por onde começar e qual caminho seguir para alcançar determinado objetivo.
Você pode utilizar essa estratégia para que os processos da sua empresa sejam desenvolvidos de forma organizada e para que nada seja esquecido, garantindo que tudo seja cumprido no tempo certo.
Além disso, o plano de ação pode ser feito de forma mais fácil, em que todos os envolvidos têm consciência de tudo que precisa ser realizado, e para que os problemas que surjam também possam ser resolvidos de forma simples.
Detalhe: o 5W2H também pode ser executado em empresas de pequeno porte!
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