A análise de dados é um processo fundamental para manter as empresas competitivas no mercado. Podemos afirmar isso com base na pesquisa Infobrief – Dados como a nova água: a importância de investir em pipelines de dados e análises, efetuada pela consultoria IDC a pedido da Qlik. O estudo aponta que as empresas brasileiras que apostam na análise de dados têm um aumento de 21% nas receitas.
Uma das ferramentas de análise de sites mais utilizada atualmente é o Google Analytics (GA), mas há quem prefira sistemas similares, o longo período de dedicação para aprender a operar o software e até mesmo o desejo de manter a privacidade dos dados, tendo em vista que o Google os coleta para personalizar os anúncios divulgados.
Nos últimos anos, mais especificamente em 2020, surgiu mais um pretexto para substituir o uso do GA por uma ferramenta similar: o Google Analytics 4 (GA4). O Google anunciou que, em julho de 2023, o Google Analytics Universal, isto é, a terceira geração do GA, terá suas funcionalidades encerradas.
Se você está por fora do assunto, continue a leitura! Este artigo mostra o que muda entre o Universal Analytics e o GA4 e indica outras plataformas de análise semelhantes que você poderá usar.
Conheça o GA4
Depois de aproximadamente 15 anos, foi criada uma nova versão do Google Analytics. No entanto, após esse longo período, muitas mudanças ocorreram no meio digital, como o aumento do investimento das empresas em aplicativos e o maior controle sobre o acesso aos dados pessoais dos usuários. Isso resultou nas seguintes mudanças:
- Coleta de dados: a captura baseada em pageviews passou a ser fundamentada em eventos, que correspondem a todas as interações do usuário.
- Adaptação para operar em aplicativos: o Analytics Universal foi projetado para funcionar em sites, e o GA4, para atuar tanto em sites quanto em aplicativos.
- Estrutura da conta: a estrutura dividida em Conta, Propriedade e Vista passa a ser classificada como Conta, Propriedade e Fluxo de Dados, permitindo a mensuração de sites, aplicativos e fluxos entre sites e apps. Caso você prefira a primeira estrutura, é possível obtê-la por meio do Google Data Studio. E não poderíamos deixar de mencionar que, para criar um fluxo de dados para apps no GA4, é preciso ter uma conta no Firebase, ferramenta do Google feita exclusivamente para análise de apps.
- Métricas: o GA4 traz métricas exclusivas, como sessões engajadas, sessões engajadas por usuário, tempo médio de engajamento e taxa de engajamento.
Além dessas alterações, o Google atendeu dois antigos pedidos da comunidade de SEO:
- Tagueamento de URLs: além dos parâmetros disponíveis no Analytics Universal, o GA4 traz mais algumas opções, como a plataforma de origem da visita, o formato do criativo que originou a visita e a tática de marketing que originou a visita.
- Modelo de atribuição: com o GA4, será muito mais fácil mudar o modelo de atribuição, sendo possível definir um modelo padrão de acordo com as suas necessidades.
Diferentemente das modificações acima, que podem facilitar o processo de análise, a geração de relatórios pode se tornar mais difícil na nova versão do Google Analytics dependendo do nível de conhecimento de quem vai operar a ferramenta. Enquanto no Analytics Universal as configurações dos relatórios já vinham prontas, no GA4 será preciso configurá-las e ter conhecimento sobre criação de planos de mensuração.
Ferramentas semelhantes ao GA
Agora que você conhece um pouco mais sobre a nova versão do Google Analytics, já pode prever se o GA4 é a melhor alternativa para seu negócio e começar a busca por ferramentas similares.
Para te ajudar, disponibilizamos uma lista com algumas opções:
- Clicky;
- Fathom Analytics;
- Gauges;
- GoSquared;
- Heap;
- Hitsteps;
- Kissmetrics;
- Matomo;
- Simple Analytics;
- Statcounter;
- Parse.ly;
- Piwik PRO;
- Plausible;
- Woopra.
Conte com a Consultoria Digital para definir a melhor estratégia
Se você ainda está com alguma dúvida sobre adotar o GA4 ou outra ferramenta semelhante ao Google Analytics, entre em contato com a CD e conte com a expertise de nossa equipe para definir a melhor estratégia de marketing digital e SEO para a sua empresa.