Para se manter competitivo no mercado, é fundamental estar por dentro das principais tendências de mercado. É por meio desse tipo de conhecimento que se torna possível estabelecer todo o planejamento estratégico da empresa.
Pensando nisso, nós da Consultoria Digital elaboramos este artigo contendo as mais importantes tendências de e-commerce para 2021. Portanto, continue acompanhando este post e saiba mais!
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6 tendências e-commerce 2021
1. Assistentes virtuais
As assistentes virtuais, tais como Alexa, Siri, Google Assistant e Microsoft Cortana, já são utilizadas no dia a dia das pessoas para auxiliar em diversas tarefas, como informar condições meteorológicas, situação do trânsito, notícias, preços das ações, horário, dentre outras.
Os grandes e-commerces já estão planejando implementar essa tecnologia em suas plataformas, até mesmo porque, de acordo com a Loop Ventures, calcula-se que 75% das famílias norte-americanas possuirão uma assistente virtual até 2025.
Sendo assim, essa tendência irá impulsionar todo o mercado, de modo que investir na possibilidade de um atendimento via assistente virtual em seu e-commerce será fundamental para manter-se competitivo no mercado e oferecer uma boa experiência para o consumidor.
2. Inteligência artificial
Uma das principais tendências para o e-commerce em 2021 é a inteligência artificial, a qual possibilita oferecer um atendimento mais personalizado para o cliente, mesmo ele estando a distância, por meio de chatbots e sugestões baseadas no comportamento de busca do consumidor.
3. Modalidade de pagamento instantâneo
Com a grande adesão ao Pix, serviço de pagamentos instantâneos do Banco Central, cada vez mais pessoas estão realizando compras online, tendo em vista que essa nova modalidade de pagamento proporciona para o usuário uma maior segurança quanto aos seus dados.
De acordo com o Banco Central, o Pix já contava com 106 milhões de chaves cadastradas com quase um mês de lançamento. Desse modo, o sucesso do Pix irá mudar a experiência de consumo das pessoas – e as plataformas de e-commerce que não se adequarem a essa nova experiência poderão perder oportunidades.
4. Omnichannel
Outra importante tendência para o mercado de e-commerce, em 2021, é a estratégia omnichannel, a qual visa interligar tanto os canais online quanto os offline para proporcionar uma melhor experiência ao consumidor.
Neste momento de maior adesão ao ambiente virtual, é de suma importância que o e-commerce conte com uma boa estratégia de interação entre os diferentes canais de comunicação da empresa para garantir a maior adesão do cliente.
5. Realidade aumentada
Mais uma importante tendência para o e-commerce em 2021 é a tecnologia de realidade aumentada, que também contribuirá para a melhor experiência do usuário no ambiente virtual de compras. Por meio desse recurso, o consumidor poderá avaliar detalhes do produto e, até mesmo, verificar como o produto ficará na sua casa ou no seu corpo.
Um exemplo de e-commerce que já aplica essa tecnologia é a plataforma da Nike, a qual permite que o consumidor “experimente” um tênis da marca sem sair de casa. Para isso, basta selecionar o tênis desejado e apontar a câmera do smartphone para ele que será possível visualizá-lo nos seus pés.
6. Tecnologias mobile
Por fim, a tecnologia mobile também é uma tendência para e-commerce em 2021, tendo em vista que, conforme o relatório Webshoppers, as compras por dispositivos móveis ultrapassaram as realizadas por meio do desktop em novembro de 2019.
Nesse sentido, é indispensável adaptar a plataforma online aos dispositivos móveis para proporcionar uma melhor experiência de compra para o cliente.
Essas foram as principais tendências para o e-commerce 2021. Deixe nos comentários a sua opinião sobre o assunto e se já aplica algum desses recursos em seu negócio.
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